Procura interna deu contributo positivo ao PIB. Já a procura externa esteve em terreno negativo, revela INE.
Comentários: 0
Crescimento da economia portuguesa
INE

A economia portuguesa continua a crescer mês após mês, tendo mesmo acelerado no verão de 2024. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que o Produto Interno Bruto (PIB) português aumentou 1,9% no terceiro trimestre deste ano face ao mesmo período de 2023, tendo acelerado face ao trimestre precedente. E este crescimento muito se deve ao consumo privado.

“O Produto Interno Bruto (PIB), em volume, registou uma variação homóloga de 1,9% no terceiro trimestre de 2024, taxa superior em 0,3 pontos percentuais à verificada no trimestre precedente” (1,6%), revela o INE no boletim publicado esta sexta-feira, dia 29 de novembro. Os números definitivos agora conhecidos confirmam a estimativa rápida divulgada em 30 de outubro pelo instituto estatístico.

Foi a procura interna que deu um contributo positivo para o crescimento da economia portuguesa no verão, uma vez que passou de 2,5 pontos percentuais (p.p.) no segundo trimestre, para 2,6 p.p. Verificou-se mesmo uma aceleração do consumo privado, embora tenha sido observada uma redução do investimento.

Já o “contributo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB manteve-se negativo (passando de -0,9 p.p. para -0,8 p.p.), observando-se uma aceleração das importações e das exportações de bens e serviços”, destaca o instituto.

Face ao segundo trimestre deste ano, o PIB português aumentou 0,2% em volume, uma taxa idêntica à verificada no trimestre anterior. “O contributo da procura externa líquida para a taxa de variação em cadeia do PIB foi mais negativo (passando de -0,7 p.p. para -1,1 p.p.), enquanto o contributo positivo da procura interna aumentou para 1,2 p.p., observando-se uma aceleração do consumo privado e do investimento”, indica ainda.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta