O projeto do Governo, no valor de 13,5 mil milhões de euros, recebeu a "luz verde" definitiva do comité interministerial para o planeamento económico e o desenvolvimento sustentável, tal como antecipara na segunda-feira o ministro dos Transportes e Infraestruturas, Matteo Salvini, grande impulsionador desta polémica obra.
Já são conhecidos os sete candidatos admitidos ao concurso da empreitada de conceção e construção da nova ponte sobre o Douro, já batizada de Ponte D. António Francisco dos Santos. Trata-se de uma obra que vai criar uma nova ligação entre o Porto (Avenida Paiva Couceiro) e Vila Nova de Gaia (zona de Quebrantões).
Uma ciclovia com 83 km, obra consignada esta semana, que atravessa os municípios da Figueira da Foz, Cantanhede e Mira, e uma nova ponte com via ciclável, vão implicar um investimento total de mais de seis milhões de euros.A obra da rota Eurovelo 1 – um projeto da Comunidade Intermunicipal da Região
A obra da nova ponte rodoviária sobre o Douro custará 21 milhões de euros, oito dos quais em acessos, e o projeto de conceção e construção será lançado "muito em breve", revelou esta semana o autarca de Vila Nova de Gaia.
O concurso público internacional para a conceção de uma nova ponte sobre o rio Douro, que permitirá concretizar a chamada “segunda linha” de metro de Vila Nova de Gaia, foi lançado esta terça-feira (16 de março de 2021) no Porto, com a presença do primeiro-ministro António Costa. A nova travessia para ligar o Porto e Vila Nova de Gaia através de metro deve ficar entre as pontes da Arrábida e Luís I e servirá uma nova linha entre a Casa da Música e Santo Ovídeo. Em causa está um projeto cuja estimativa de custo de empreitada ronda os 50 milhões de euros.
Vai ser construída uma nova ponte sobre o rio Douro, que se chamará Ponte D. Afonso Francisco dos Santos, em homenagem ao bispo que morreu no ano passado. Trata-se de um projeto que será totalmente financiado pelas câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia e que vai unir as zona de Campanhã e Oliveira do Douro, respetivamente.
A construtora Teixeira Duarte ganhou um contrato no Brasil no valor de 262.928.989 reais, o equivalente a 65 milhões de euros. Em causa está a recuperação e restauro da Ponte Hercílio Luz, na cidade de Florianópolis, estado de Santa Catarina.
Foi inaugurada a Ponte da Constituição de 1812, em Cádíz, cidade portuária do sul de Espanha. Com 3.092 metros sobre o mar, mais que os 2.227 metros da 25 de Abril, ajudará a descongestionar o acesso a Cádiz. Tem o segundo maior gabarito – altura entre a água e o tabuleiro – do mundo, com 69 metros, sendo apenas superada pela ponte que liga Lisboa a Almada. Custou 511 milhões de euros e demorou oito anos a ser construída, o dobro do previsto (no custo e na duração da obra).
Um jardim sobre as águas do Tamisa. Este é o projeto mais recente, e polémico, para a cidade de Londres, que deverá estar concluído em 2018. O Garden Bridge (ponte-jardim), desenhado pelo arquiteto Thomas Heatherwick, já tem luz verde do Westminster City Council e agora só falta a autorização do mayor londrino Boris Johnson.
O governo britânico prometeu investir 30 milhões de libras (36 milhões de euros) na construção de um jardim suspenso numa das pontes sobre o rio Tamisa, em Londres.
hoje propomos-te uma selecção das melhores casas situadas em portugal, espanha e itália para uma escapadela na ponte e feriado de todos os santos, já na próxima semana.
as alterações ao código do trabalho são aprovadas hoje em conselho de ministros. as mudanças que já estão em marcha reduzem o número de feriados e de férias, alteram o despedimento por inadaptação e extinção de posto e prevêem que as empresas possam encerrar em dias de “ponte”.
o governo está a negociar uma proposta que permite o encerramento de empresas durante as pontes. a intenção é que os trabalhadores tenham que gozar férias nesses dias, que são considerados menos produtivos.
a maior ponte do mundo foi inaugurada na china e tem a extensão de 41,58 quilómetros, ligando o porto leste de qingdao com a ilha de huangdao, na baía de jiazhou, diminuindo a distância entre as cidades em cerca de 30 minutos.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever