Foi inaugurada a Ponte da Constituição de 1812, em Cádíz, cidade portuária do sul de Espanha. Com 3.092 metros sobre o mar, mais que os 2.227 metros da 25 de Abril, ajudará a descongestionar o acesso a Cádiz. Tem o segundo maior gabarito – altura entre a água e o tabuleiro – do mundo, com 69 metros, sendo apenas superada pela ponte que liga Lisboa a Almada. Custou 511 milhões de euros e demorou oito anos a ser construída, o dobro do previsto (no custo e na duração da obra).
Segundo o Diário Económico, na construção desta ponte de tirantes, estrutura de apoio com o mesmo conceito técnico que a Vasco da Gama, foram aplicados 100.000 metros cúbicos de betão, um sétimo do utilizado na ponte lisboeta.
Esta ligação de Cádiz a Puerto Real permite aliviar o tráfego da ponte construída em 1969, a José León de Carranza. Trata-se de “um campo de aprendizagem” para a engenharia espanhola e internacional, disse o responsável da empresa Dragados encarregue da obra. “[A obra está no] limite do que sabemos fazer”, adiantou.
Apesar da derrapagem de quase 100% no custo, a Ponte da Constituição de 1812 continua muito aquém dos 897 milhões de euros investidos no final da década de 1990 na Ponte Vasco da Gama, escreve o Diário Económico.
Para poder comentar deves entrar na tua conta