
Casas vendidas estão a ser declaradas 8% abaixo do valor das imobiliárias
A diferença média entre os valores de venda de casas divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e a base de dados do Confidencial Imobiliário (Ci) é significativa e, em algum casos, bastante divergente. Nas freguesias de Lisboa, por exemplo, a disparidade pode atingir uma média de 8% e há casos em que as diferenças podem chegar aos 550 euros por metro quadrado (m2).
Valor médio da avaliação bancária sobe para 1.109 euros por m2 e está em máximos de 2011
Os valores das avaliações bancárias de casas para efeitos de crédito à habitação não param de aumentar. Em fevereiro, o valor médio fixou-se nos 1.109 euros por m2, mais 0,3% (três euros) que em janeiro e mais 5,7% que no mesmo mês do ano passado. Desde julho de 2011 que valor atribuído pelos bancos aos imóveis não era tão elevado.
Avaliação bancária das casas em máximos de cinco anos
Sinal da recuperação do mercado imobiliário em Portugal, os bancos estão a avaliar as casas cada vez mais alto.

Preços das casas estão a subir em Portugal mas ainda são dos mais baixos da Europa
Portugal é um dos países europeus onde é mais barato comprar casa. O preço médio da habitação no país ronda os 1.963 euros por m2, tendo subido cinco pontos no ranking desde 2013, ano que este valor se situava nos 1.741 euros por m2. Em causa estão dados que constam num estudo da APEMIP, que se baseia em dados do portal imobiliário Property Guide.




valor médio da avaliação bancária de casas estabiliza (gráficos)
em julho, o valor médio da avaliação bancária das casas foi de 1.014 euros por m2, à semelhança do valor registado no mês anterior.