Comentários: 0
Casas vendidas estão a ser declaradas 8% abaixo do valor das imobiliárias
Unsplash

A diferença média entre os valores de venda de casas divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e a base de dados do Confidencial Imobiliário (Ci) é significativa e, em algum casos, bastante divergente. Nas freguesias de Lisboa, por exemplo, a disparidade pode atingir uma média de 8% e há casos em que as diferenças podem chegar aos 550 euros por metro quadrado (m2).

De acordo com o Público, que comparou as duas bases de dados, “um cliente da Ci que tivesse consultado as últimas informações do Sistema de Informação Residencial (SIR) ficaria a saber, por exemplo, que no segundo trimestre deste ano, o preço médio por m2 de um apartamento vendido na freguesia de Belém, em Lisboa, atingiu os 3.048 euros”.

Mas a verdade é que segundo o INE, e com base no valor mediano das vendas declaradas, divulgadas na semana passada, “o m2 na mesma freguesia e no mesmo período era de 2.410 euros”. Significa isto que o preço médio por m2 de apartamentos vendidos em determinadas freguesias é diferente do preço indicado no INE.

A freguesia de Belém é aquela em que se regista a maior disparidade, mas todas as freguesias revelam diferenças no valor de venda por m2. Em média, e só no caso das freguesias analisadas em Lisboa, e comparando o valor divulgado pelo INE com aquele que é calculada pelo Ci, a diferença atinge os 8,1%.

Diferenças em Lisboa, mas também no Porto

Há freguesias no Porto em que as disparidades são igualmente expressivas. Segundo o INE, o valor mediano apurado nas freguesias de Cedofeita e Santo Ildefonso foi de 1.460 euros o m2. Já o SIR da Ci "apurou uma média de venda de 1.855 euros", escreve o Público. "Trata-se de um diferencial de cerca de 20%, a mesma dimensão do que foi encontrado nas estatísticas apuradas nas freguesias de Aldoar, Foz e Nevogilde: a mediana do INE é 1.643 euros, a média do SIR é de 2.058 euros", conclui a publicação.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta