Comentários: 0

Sinal da recuperação do mercado imobiliário em Portugal, os bancos estão a avaliar as casas cada vez mais alto. Há oito meses consecutivos que o valor médio da avaliação bancária da habitação está a subir, tendo agora atingido os 1.081 euros por metro quadrado, o patamar mais elevado desde novembro de 2011, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), que são extraídos das operações de crédito à habitação realizadas pelas instituições financeiras.

A nível nacional, a avaliação bancária cresceu 3,8% em termos homólogos no mês passado, uma taxa que compara com os 3,6% no mês anterior. O Norte (+4,5%) e o Algarve (+4,8%) foram as regões que registaram os aumentos mais significativos, com o preço do m2 da habitação a ficar nos 954 euros e 1.358 euros, respetivamente.

Por segmento de habitação, o valor médio da avaliação dos apartamentos fixou-se nos 1.125 euros por metro quadrado — um aumento de 3,3% face ao mesmo mês do ano passado –, enquanto o valor atribuído pelos bancos às moradias se situou nos 1.010 euros, correspondendo a um crescimento homólogo de 4,8%.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta