Parque habitacional mais antigo é encontrado no interior do Alentejo. E o mais recente está na região do Cávado, revela INE.
Comentários: 0
Edifícios antigos em Portugal
INE

A construção de casas em Portugal caiu a pique na última década. E este cenário refletiu-se no envelhecimento dos edifícios no país, embora haja diferenças nas diferentes regiões. O parque habitacional mais antigo é encontrado no interior do Alentejo, segundo revela o Instituto Nacional de Estatística (INE). E o mais recente está na região do Cávado, bem a norte do país.

Em 2021, o parque habitacional português totalizava 3.573.416 edifícios, dos quais quase metade (49,8%) foi construída após 1980. Foi mesmo entre 1981 e 2000 que se registou um pico, com mais de 1 milhão de edifícios construídos (31,9% do total). Daí em diante foi sempre a descer, de tal forma que apenas 110.784 edifícios foram construídos entre 2011 e 2021, representando 3,1% do total.

Mas a escassa construção de casas no país tem consequências. “A menor dinâmica de construção na última década refletiu-se no índice de envelhecimento dos edifícios que em 2021 se situava em 747”, revelou o INE no estudo sobre o parque habitacional do país publicado esta quarta-feira, dia 8 de maio.

Claro que há diferenças na antiguidade dos edifícios em cada região do país. E o INE revela que foi o Alto Alentejo se destacou com o parque habitacional mais antigo (2.571), seguido pelo Baixo Alentejo (2.213) e pelo Alentejo Central (2.200). Já as regiões do Cávado (266), Ave (322) e Península de Setúbal (419) apresentaram os índices de envelhecimento mais baixos.

Os dados mostram ainda que os parques habitacionais da Grande Lisboa e da Área Metropolitana do Porto são mais antigos que o parque nacional, sendo as 9.ª e 10.ª sub-regiões com casas mais velhas no país. Já no Algarve as habitações são mais recentes, sendo a 8.ª sub-região que apresenta menor índice de envelhecimento de edifícios.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta