Comentários: 0
"Casa do Diabo", expropriada no 25 de Abil, volta às mãos dos proprietários
Terreno no Alentejo Wikipedia

Expropriado após o 25 de Abril de 1974, o prédio rústico Herdade Fonte dos Cântaros e da Casa do Diabo sai agora da esfera do Estado para voltar à família dos proprietários originais. Com 255 hectares, o terreno está localizado freguesia de S. Brissos, no concelho de Beja, Alentejo.

O processo de reversão foi solicitado pelos herdeiros dos donos e chega agora ao fim, com uma decisão favorável, através de uma portaria assinada pelo primeiro-ministro, António Costa, e pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Manuel Capoulas Santos.  

Esta propriedade, com uma área equivalente a 255 campos de futebol, tinha sido expropriada depois da Revolução de 1974, na sequência de um decreto-lei que levou à expropriação de terrenos a grandes latifundiários e que não tivessem os mínimos de produção.

Reverter os efeitos do pós-25 de Abril

“Os latifundiádios e, nas últimas décadas, os grandes capitalistas agrícolas constituíram o estrato social dominante no campo durante o fascismo. Esse domínio, de que constituiu veículo e garante fundamental o aparelho de estado fascista, assentou na exploração desenfreada da massa dos operários agrícolas e na espoliação e submissão dos pequenos agricultores”, lia-se no preâmbulo deste diploma citado pelo i.

Já em 1995, o governo então liderado por António Guterres determinou que as áreas expropriadas e nacionalizadadas naquela época poderiam ser revertidas, desde que se comprovasse que regressam à posse dos anteriores titulares ou à dos respetivos herdeiros, recorda o jornal.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta