Negócios imobiliários em Portugal

Edifício Barata Salgueiro 28 (Lisboa) muda de mãos e terá casas de luxo

É mais um negócio que comprova que Portugal continua na mira dos investidores imobiliários. Falamos da venda do edifício Barata Salgueiro 28, localizado no coração de Lisboa – na rua com o mesmo nome, perto da Avenida da Liberdade –, que foi comprado por uma joint-venture liderada pela multinacional Osborne+Co, sediada em Londres. Um negócio avaliado em cerca de 20 milhões de euros, sendo que ali vai nascer um projeto residencial de luxo.
Pedras Negras House

Edifício pombalino em Lisboa convertido em 20 novos apartamentos

O Pedras Negras House é um futuro empreendimento residencial que estará localizado numa das zonas mais nobres de Lisboa, entre a Sé Catedral e a Baixa, resultando da reabilitação de um edifício pombalino. Fruto de um investimento de 15 milhões de euros, o edifício será transformado em 20 novos apartamentos com serviços (‘serviced apartments’), entre estúdios e T2, além de um exclusivo T3 no quarto e último piso. As áreas destes apartamentos variam entre 57 e 205 metros quadrados (m2).

Viagem ao imobiliário de luxo: Portugal atrai investidores em 2025

A procura por casas de luxo em Portugal não arrefeceu, pelo contrário. Em 2025, os investidores imobiliários voltaram a ter os olhos postos no país. E mais casas houvesse no mercado à venda mais se venderiam, tal é o interesse existente. Este é o sentimento dos vários players auscultados pelo idealista/news ao longo do ano, desde promotores a mediadores imobiliários, passando por analistas e gestores de empresas. Confirma-se, portanto, que o país continua no radar de quem quer investir no setor, nomeadamente no segmento premium, havendo até imobiliárias de renome a começar a operar em território nacional, como por exemplo a Corcoran Atlantic.
Resumo anual de notícias imobiliárias

Habitação, construção, crédito da casa... as novidades que trouxe 2025

Aumentar a oferta de casas à venda e dinamizar o arrendamento. Esta é, em resumo, a grande solução para dar resposta à crise de acesso à habitação instalada em Portugal, tal como reconhece o próprio Governo. Um problema, no entanto, não apenas nacional, tocando também vários países europeus. Para ajudar a resolver a questão, o Executivo de Montenegro pretende, por exemplo, agilizar os licenciamentos – reduzindo a burocracia – e baixar o IVA na construção para 6%. Passamos em revista o que de mais importante se passou no país em 2025 no setor imobiliário.

Imobiliário em vídeo: entrevistas e reportagens que marcam 2025

À semelhança dos últimos anos, 2025 fica marcado por várias novidades relacionadas com os setores do imobiliário e da construção, que terão impacto, por sua vez, no segmento residencial. Foram muitos os players do setor, desde promotores a mediadores imobiliários, entre outros especialistas, que partilharam com o idealista/news algumas das suas visões. No final de contas, todos são unânimes, até o Governo, na necessidade, ou urgência, de aumentar a oferta de casas no mercado, de forma a dar resposta à crise na habitação – ou de acesso a habitação – na qual se encontra Portugal.

Famalicão dá as boas-vindas a um novo empreendimento de moradias

Há um novo empreendimento residencial de referência em construção nos arredores de Vila Nova de Famalicão, mais concretamente na freguesia de Abade de Vermoim, a apenas cinco minutos do centro da cidade. Chama-se Abbas Village e é composto por seis moradias T3 (com três suites), cinco em banda e uma de gaveto.
Claude Berna

Morreu Claude Berda, fundador da Vanguard Properties

Claude Berda, fundador da promotora de imobiliário de luxo Vanguard Properties (VP), uma das mais ativas em Portugal nos últimos anos – teve como sócio José Cardoso Botelho, que, entretanto, saiu da empresa –, faleceu esta sexta-feira (19 de dezembro de 2025) com 78 anos.
Terreno para construção

Projeto residencial de grande escala arranca no Porto no final de 2026

A zona do Amial, no Porto, prepara-se para receber um megaprojeto residencial. Atualmente em fase de planeamento e conceção, este projeto apenas deverá arrancar no último trimestre de 2026. Está prevista a construção de mais de 400 fogos habitacionais, com diversas tipologias, numa área de cerca de 33.000 metros quadrados (m2). Este empreendimento representa um investimento de mais de 140 milhões de euros e é destinado, principalmente, a famílias, jovens profissionais e residentes locais de longa duração.

Branded residences: assim será o Karl Lagerfeld Residences Lisboa

Foi há precisamente dois anos que se soube que iria nascer em Lisboa um projeto imobiliário de luxo associado a Karl Lagerfeld, uma das grandes figuras da moda do último século – o designer alemão morreu em 2019. Falamos do Karl Lagerfield Residences Lisboa, que vai ganhar vida na Rua Braamcamp 48–50, perto da Avenida da Liberdade. Um empreendimento de branded residences (residências de marca) com 10 apartamentos exclusivos distribuídos por 11 pisos, com áreas a partir de 234 m2, espaços amplos e versáteis, acabamentos de topo e tecnologia de última geração, refere em comunicado a promotora imobiliária portuguesa Overseas, que o está a desenvolver.
ARC HOMES

Novo condomínio de Guimarães tem vistas privilegiadas sobre a montanha

É na cidade de Guimarães, entre a Rua de S. Dâmaso e a Rua da Arcela, que vai nascer o ARC HOMES, um condomínio privado com 78 apartamentos de tipologias T1 e T2. Um dos grandes destaques do empreendimento é a sua localização privilegiada, a 550 metros do Parque da Cidade e beneficiando de vistas deslumbrantes sobre a Montanha da Penha.
Ruína do Malhadal

Ruína do Malhadal: residir num hotel rural com alma alentejana

É a poucos minutos da vila de Melides, em plena paisagem alentejana, que vai nascer o Ruína do Malhadal, um hotel rural que une, de forma harmoniosa, natureza, arquitetura, sofisticação e bem-estar.Com início da construção prevista para o primeiro semestre de 2026, devendo ficar concluído dois anos