Porto é a cidade europeia mais competitiva para a instalação de lojas
As duas maiores cidades do país, Lisboa e Porto, mantém-se competitivas no contexto europeu no que respeita ao setor do retalho. No entanto, o Porto destaca-se em termos de rendas prime, sendo mesmo o destino mais competitivo da Europa para a instalação de lojas.
Comércio de rua valoriza – mas retalho evolui em várias frentes
O setor do retalho em Portugal vive um novo impulso, sustentado pelo crescimento das rendas e pelo aumento da procura em diversos formatos comerciais. Após uma queda significativa durante a pandemia, o volume de investimento no setor voltou a subir de forma consistente, ultrapassando 1.100 milhões de euros em 2024, revela o estudo “Realizing Potential in Retail”, da consultora CBRE.
Moratórias: inquilinos não habitacionais têm mais tempo para pagar rendas vencidas
Os deputados aprovaram na especialidade a proposta do Governo que dá mais tempo aos inquilinos não habitacionais que aderiram à moratória para pagarem rendas vencidas, incluindo-lhe algumas alterações, como a possibilidade dos senhorios poderem recorrer a empréstimos.
Comerciantes querem lei específica para arrendamento não habitacional
Os representantes do comércio, restauração e serviços reiteraram, numa reunião com elementos da troika, a necessidade de uma lei específica para o arrendamento não habitacional.
aumentos “disparatados” de rendas levam estabelecimentos à falência
a confederação do comércio e serviços de portugal (ccp) faz um “balanço negativo” da aplicação da nova lei do arrendamento urbano, que entrou em vigor a 12 de novembro do ano passado, e reconheceu que muitos estabelecimentos estão a ser forçados a encerrar devido aos elevados e “disparatados” aument