
Solidariedade? Resgate grego sai grátis à Alemanha e Bélgica, que ainda poupam 12 mil milhões
As turbulências que provocaram na Europa os problemas económicos e políticos da Grécia tornaram seriamente mais barato o custo de financiamento dos países do centro do velho continente. A Alemanha poupou cerca de 100.000 milhões e a Bélgica outros 12.000, uma quantidade suficiente para anular parte do resgate helénico e ficar com uma almofada extra de 12 mil milhões.
Grécia: terceiro resgate leva Tsipras a demitir-se e país a eleições antecipadas
Alexis Tsipras anunciou ontem ao país a sua demissão como primeiro-ministro da Grécia, avançando com um pedido de eleições antecipadas. O presidente do partido conservador grego Nova Democracia, Vangelis Meimarakis, recebeu esta manhã o mandato para formar Governo do Presidente da República, Prokopis Pavlopulos.
Situação na Grécia melhora e BCE reduz liquidez de emergência para bancos helénicos
A situação na Grécia parece estar a melhorar e o Banco Central Europeu (BCE) decidiu reduzir o limite máximo da linha de liquidez de emergência disponibilizada para os bancos helénicos, num sinal de que estão amenizadas as restrições de liquidez.
Grécia: abrem os bancos e sobe o IVA
A Grécia inicia hoje um “novo ciclo”, na sequência do acordo entre o governo de Alexis Tsipras e os credores, que permitirá a negociação de um terceiro resgate. Os bancos reabriram, ainda com algumas restrições, começaram a ser aplicados os aumentos do IVA e chegam a Atenas os 7.000 milhões de euros do financiamento temporário, dos quais 4.000 milhões devem ser hoje pagos ao BCE.

Grécia: parlamento aprova acordo com credores e... mais austeridade
O parlamento grego aprovou ontem à noite o acordo assinado pelo primeiro-ministro Alexis Tsipras com os credores internacionais e que viabiliza um terceiro resgate ao país, estimado em 86 mil milhões de euros.

Grécia: acordo para terceiro resgate alcançado com unanimidade
“Agreement” (“Acordo”). A palavra foi escrita pelo primeiro-ministro belga Charles Michel na rede social Twitter e coloca um ponto final na incerteza em torno do futuro da Grécia. Um acordo conseguido “por unanimidade” e após uma longa maratona negocial em Bruxelas, confirmou, também no Twitter, Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu.

Rumores
Governo grego antecipa “inferno” até junho de 2014: O governo grego espera viver "um inferno" até junho de 2014 nas negociações com os credores internacionais sobre as necessidades de financiamento. "Até junho vai ser um inferno.

rumores
governo tem de cortar 300 milhões em salários: até ao final do ano, o governo terá de cortar qualquer coisa como 300 milhões de euros na despesa com pessoal para conseguir cumprir as metas inscritas no orçamento rectificativo.

grécia escapa à bancarrota e garante perdão da dívida
o governo grego anunciou nesta sexta-feira de manhã que concluiu o processo de troca de títulos da dívida, garantido a participação de 85,8% dos credores privados detentores de obrigações de direito grego.
ainda sem acordo com credores grécia aproxima-se da bancarrota
a grécia aproxima-se a passos largos da bancarrota e ainda não há um acordo final com os credores privados para o perdão de dívida. nem os ministros das finanças da zona euro querem que seja alcançado com os termos que os credores estão a exigir.

grécia vai a votos a 19 de fevereiro sem papandreou
os dois principais partidos políticos da grécia, que alcançaram ontem à noite um acordo para a formação de um governo de unidade nacional, decidiram que as eleições antecipadas terão lugar a 19 de fevereiro, revelou o ministério das finanças do país, em comunicado.