Salário mínimo em Portugal e na UE

Poder de compra: Portugal tem o 9º salário mínimo mais baixo da UE

Portugal é, em 2023, o 9º país da União Europeia (UE) com o salário mínimo mais baixo, em Paridade de Poder de Compra (PPC), segundo a Pordata. De acordo com a Base de Dados de Portugal Contemporâneo – é organizada e desenvolvida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos –, Alemanha e Luxemburgo são os países onde o poder de compra do salário mínimo é maior, encontrando-se a Bulgária no último lugar da lista.
Salário mínimo a pagar IRS 2024

Quem ganha salário mínimo nacional ficará sujeito a pagar IRS em 2024?

Até agora, quem ganha o salário mínimo nacional (SMN) é isento de pagar IRS. Mas esta realidade pode mudar já em 2024. Como o salário mínimo tem vindo a aumentar nos últimos anos, o Governo colocou em cima da mesa tornar os rendimentos iguais ao SMN formalmente sujeitos ao pagamento de IRS a partir de 2024, tal como avançou o fonte do Executivo. Já António Costa disse esta terça-feira, dia 19 de setembro, que o Governo pretende manter tudo tal como está, ou seja, quem recebe o salário mínimo deverá continuar isento do imposto no próximo ano. Dúvidas permanecem no ar.
Salários e pensões em Portugal em tempos de inflação alta

O que muda nos salários e pensões em 2023

Adeus 2022, olá 2023. O Ano Novo traz mudanças nos salários e pensões em Portugal, com aumentos que, contudo, não deverão compensar a subida do custo de vida, que disparou com o escalar da taxa de inflação – em dezembro terá sido de 9,6%, segundo a mais recente estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE). Eis algumas das alterações que entrarão em vigor já a partir de janeiro.
salário mínimo

Salário mínimo nacional em 2023 sobe para 760 euros

O aumento do salário mínimo nacional (SMN) dos atuais 705 euros para 760 euros em 2023 foi aprovado em Conselho de Ministros esta quinta-feira, 15 de dezembro de 2022. Segundo o acordo assinado entre o Governo, a UGT e as confederações patronais, o objetivo é alcançar os 900 euros até final da legislatura (2026).
Compensação pelo aumento do salário mínimo

Subida do salário mínimo: prazo para empresas pedirem apoio acaba hoje

O prazo para as empresas pedirem a compensação pelo aumento em 2022 do salário mínimo nacional (SMN) termina hoje, dia 01 de março de 2022, sendo o apoio pago no prazo máximo de 30 dias.As empresas que não se registarem na plataforma do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação até ao final