
“Em 2023, o Salário Mínimo Nacional (SMN) em Portugal ajustado pelo número de pagamentos anuais manteve-se entre os mais baixos da área do euro (887 euros), mesmo considerando as diferenças nos níveis de preços entre os países (paridades de poder de compra)”, segundo um estudo divulgado pelo Banco de Portugal (BdP).
De acordo com o mesmo, da autoria de Sónia Félix e Fernando Martins, em 2023, 17 dos 20 países da Zona Euro tinham uma política explícita de SMN, sendo que nos restantes três países (Áustria, Finlândia e Itália) os contratos coletivos definem salários mínimos, de facto, para a maior parte dos trabalhadores.
“Portugal insere-se no grupo de países em que o SMN se situava em torno dos 850 euros, e que inclui também Grécia, Lituânia e Malta. Em Portugal, o SMN representava 68% do salário mediano (índice de Kaitz), o valor mais elevado entre os países da área do euro, e que compara com 62% em França, o país que tradicionalmente apresentava o valor mais elevado deste indicador. Este resultado reflete em grande medida os aumentos significativos do SMN em Portugal. Em 2015, o índice de Kaitz situava-se em 56% em Portugal e em 62% em França”, lê-se no documento.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta