Seguro de proteção ao crédito

O que é o seguro de proteção ao crédito? Guia com perguntas e respostas

O seguro de proteção ao crédito é por vezes aconselhado pelos bancos e/ou instituições de crédito aquando da celebração de um contrato de crédito pessoal, para a compra de casa ou para outro efeito. Mas é obrigatório ou facultativo? E será que há vantagens em optar por este produto? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Seguro de vida no crédito habitação

Seguro de vida no crédito da casa: o que é e que importância tem?

É obrigatório ter um seguro de vida aquando da contratação, junto de um banco, do crédito habitação? E será que é possível fazer um seguro numa seguradora externa, ou o melhor será aceitar a proposta apresentada pelo banco que vai conceder o empréstimo para a compra de casa? Damos resposta a estas e outras perguntas neste artigo preparado pela Deco.
Seguros contra "fenómenos sísmicos"

Seguros dos edifícios de condomínios não cobrem “fenómenos sísmicos”

Os seguros dos edifícios de condomínios não têm cobertura de riscos sísmicos, alerta a Associação Portuguesa de Gestores e Administradores de Condomínios (APEGAC). Segundo a entidade, a cobertura de “fenómenos sísmicos”, que poderia cobrir os danos provocados por um terramoto, não faz parte das coberturas base, “muitas vezes pelo facto de ser uma cobertura que tem uma taxa elevada e onera bastante o seguro”.
Exposição dos seguros ao imobiliário

Choque no imobiliário teria impacto limitado nos seguros europeus

A Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma (EIOPA, na siga inglesa) está atenta aos vários riscos que podem ameaçar a estabilidade do sistema de seguros europeu. Um deles é a exposição dos investidores institucionais ao mercado imobiliário. Mas, apesar do cenário desafiador dos últimos anos, o supervisor dos seguros conclui que até “um forte choque no imobiliário teria um impacto modesto no setor”.
Seguros da casa contra sismos

Seguro da casa com cobertura de risco sísmico fica 50€ mais caro/ano

A discussão em torno da obrigatoriedade de haver cobertura para riscos sísmicos não é de agora, já tem vários anos. O problema está no valor a pagar a mais pelo seguro Multirriscos, que só tem o risco de incêndio como cobertura obrigatória. A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) fez as contas e revela que o valor a somar ao já pago é de 50 euros por ano por cada habitação, isto tendo por base um seguro cujo capital médio é de 125.000 euros.
Crédito da casa

Seguro de vida no crédito habitação: é obrigatório contratar?

A compra de uma casa é muitas vezes uma decisão que as famílias tomam para a vida, nomeadamente quando têm de pedir um empréstimo ao banco para o conseguirem fazer. Mas esse pode ser um processo com vários passos a dar. Um deles está relacionado com o seguro de vida, que “em grande parte das situações é uma condição obrigatória para a aprovação do respetivo crédito”, recorda da Deco. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
sismo

A tua casa tem seguro contra sismos?

Apesar de o sismo sentido, na zona de Sines, na madrugada desta segunda-feira, 26 de agosto de 2024, não ter originado danos, a Associação Portuguesa de Seguradores lembra que "Portugal encontra-se numa zona sísmica e já foi seriamente afetado por um dos maiores sismos de que há registo, o
campos de férias

Campos de férias: como garantem a segurança das crianças?

Quem tem crianças sabe que elas são o melhor do mundo. Enchem a casa com a sua alegria. No entanto, se ficam muito tempo em casa, deixam a casa vazia.  Como são irrequietas e têm “bichos carpinteiros”, as crianças tendem a partir coisas que estimamos… Na verdade, não o fazem por mal.
Jogos olímpicos em Paris

Jogos Olímpicos em Paris já arrancaram: dicas para desfrutar da viagem

Os Jogos Olímpicos em Paris arrancaram esta quarta-feira, dia 24 de julho. E a cerimónia oficial de abertura deste encontro entre atletas de todo o mundo vai ter lugar na sexta-feira (dia 26 de julho). São muitos os portugueses que vão viajar até à capital francesa para apoiar os atletas olímpicos portugueses. Mas, antes, importa ter em conta estas dicas para desfrutar ao máximo da viagem, sem gastar muito dinheiro e com a máxima segurança.
Seguro Multirriscos Habitação em Portugal

Quantos portugueses têm seguro Multirriscos Habitação?

Em 2022, havia três milhões e 813 mil portugueses com seguro Multirriscos Habitação, um valor que corresponde a 42,4% do universo composto pelos residentes em Portugal com 15 e mais anos. Trata-se, no entanto, do valor mais baixo dos últimos anos – desde 2017. Em causa estão dados que constam no estudo Basef Seguros, da Marktest. 
sismos

Riscos sísmicos: mediadores pedem fim da discriminação nos seguros

A Associação Nacional de Agentes e Corretores de Seguros (APROSE) veio pedir o “fim da recusa de apólices contra riscos sísmicos, por parte das seguradoras”. De acordo com a associação, é praticamente “impossível segurar imóveis anteriores a 1950 contra este tipo de fenómenos, deixando, assim, grande parte do edificado desprotegido em caso de danos sísmicos”.
alterações climáticas

Seguro da casa: secas, inundações e vendavais pressionam preços

As alterações climáticas são uma realidade, e os eventos extremos cada vez mais frequentes. Desde períodos de seca prolongada a mau tempo e inundações, como as que atingiram as regiões de Lisboa e Porto nas últimas semanas, e que provocaram grandes estragos. A frequência destes fenómenos poderá vir a agravar os seguros das casas, especialmente em zonas de risco.
Crédito habitação vinculado

Crédito habitação sem vinculação: quais as vantagens e desvantagens

Quando uma família está a procurar um crédito habitação para comprar casa é muito comum encontrar empréstimos que oferecem condições mais vantajosas, se forem contratados em conjunto com outros produtos bancários. É o que se costuma chamar de hipotecas vinculadas. Embora os bancos em Portugal não possam obrigar os clientes a contratar 'extras' para conceder o empréstimo, é muito comum reduzirem o spread como "bónus". Mas será melhor contratar um crédito habitação com ou sem vinculação? Explicamos neste artigo.
seguros de habitação

Seguros de habitação: capitais com subidas superiores a 12% em 2023

Os efeitos da inflação fazem-se sentir por todos os lados da economia. E no caso dos seguros também. Para o próximo ano, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) recomenda que os valores a aplicar aos capitais seguros na habitação sejam revistos em alta, logo no primeiro trimestre de 2023. Em concreto, o supervisor considera que no caso dos edifícios, os valores devem subir 14,17% relativamente a igual período deste ano e 8,15% no que respeita à valorização do recheio de habitação.