
A Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma (EIOPA, na siga inglesa) está atenta aos vários riscos que podem ameaçar a estabilidade do sistema de seguros europeu. Um deles é a exposição dos investidores institucionais ao mercado imobiliário. Mas, apesar do cenário desafiador dos últimos anos, o supervisor dos seguros conclui que até “um forte choque no imobiliário teria um impacto modesto no setor”.
Num cenário de elevada incerteza e complexidade, a EIOPA decidiu avaliar os riscos e vulnerabilidades enfrentados pelas seguradoras e fundos de pensão ocupacionais europeus. Foi neste contexto que o risco que o imobiliário apresenta para o universo de seguros foi analisado no Relatório de Estabilidade Financeira de dezembro de 2024.
Desde logo, o imobiliário ainda enfraquecido continua a preocupar o supervisor dos seguros. Isto porque as taxas de ocupação dos escritórios foram afetadas pela massificação do teletrabalho; e sentiu-se ainda uma menor procura por imóveis devido às altas taxas de juro e inflação observadas em 2023. Em resultado, “as avaliações imobiliárias sofreram” em baixa. Ou seja, sentiu-se a uma desvalorização de imóveis residenciais e comerciais em vários países europeus, afetando a rentabilidade destes ativos.
Mesmo assim, a Autoridade Europeia conclui que o sistema de seguros europeu é resiliente aos efeitos macroeconómicos no imobiliário. “Embora as seguradoras e os fundos de pensão ocupacionais invistam cerca de 10% dos seus ativos em imóveis, a análise da EIOPA mostrou que mesmo um forte choque imobiliário teria apenas um impacto modesto nos setores, com algumas exceções individuais”, lê-se no documento.
Há, contudo, outros riscos que muito preocupam o supervisor europeu dos seguros, como é o caso do resseguro intensivo em ativos, que está a crescer muito concentrado em algumas resseguradoras, muitas vezes localizadas em jurisdições offshore específicas. Embora a EIOPA considere um risco ”limitado”, estas operações justificam “o escrutínio contínuo da supervisão”. A par de tudo isso, a autoridade europeia de seguros está atenta a riscos emergentes como alterações climáticas, cibersegurança e transformações digitais.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta