Divórcio: de quem é a casa construída no terreno próprio de um cônjuge?
Um processo de divórcio, além de ter impacto direto a nível emocional entre as pessoas envolvidas, pode ser uma verdadeira dor de cabeça (também) em termos burocráticos, tendo impacto direto, por exemplo, nos ativos imobiliários detidos pelo ex-casal. Um exemplo: após o divórcio, de quem será a casa construída num terreno próprio de um dos cônjuges? Respondemos com fundamento jurídico.
Divórcio: quais são as burocracias associadas?
A vida conjugal nem sempre é o que se sonhou e, por vezes, a felicidade para ambos os elementos do casal só se encontra após se colocar um ponto final na relação. Quando existem filhos no agregado familiar, esta revela-se uma situação ainda mais sensível.
Chiara Ferragni e Fedez separam-se: como será feita a divisão dos bens?
A crise no casamento de Chiara Ferragni e Fedez é agora de conhecimento público e, segundo alguns rumores, a separação já terá ocorrido há algum tempo. Inevitavelmente, um dos casais mais mediáticos de Itália está agora no centro das atenções, de tal forma que muitos já se interrogam sobre o que acontecerá com os bens de Chiara Ferragni e Fedez após a separação (imóveis e outros).
Renovar a casa depois do divórcio: pequenas mudanças fazem a diferença
Uma das principais dificuldades emocionais enfrentadas durante o divórcio é o luto da relação. Mesmo que a relação conjugal se tenha deteriorado, é comum sentir uma mistura de tristeza, perda, raiva, frustração e confusão.
Crédito habitação: o que acontece em caso de divórcio?
O divórcio ou separação é já por si um processo complicado. Há toda uma gestão familiar e monetária por detrás. E quando, pelo meio, há um crédito habitação? Decidir vender ou não a casa é uma das primeiras decisões a tomar. Depois há um conjunto de processos a tratar e passos a dar.
O que acontece à casa em caso de divórcio?
O que fazer com a casa quando o casamento chega ao fim? O divórcio, além de ser por si só um processo complicado, é um tema sensível e de difícil gestão familiar, nomeadamente quando há no agregado filhos. Mas há um assunto prioritário que precisa de ser tratado: a casa. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos-te tudo sobre este assunto. Fica a saber o que acontece à casa em caso de divórcio.
Divórcio e separação – os efeitos no crédito à habitação
Do ponto de vista do direito, o casamento civil é um negócio jurídico que produz efeitos patrimoniais que ambos os cônjuges deverão estar cientes aquando da celebração do matrimónio e durante o mesmo.
Em caso de divórcio, como se trata do empréstimo da casa?
"Na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, por todos os dias das suas vida. Até que a morte os separe". Este é um excerto dos votos tradicionais de um casamento e que tem efeitos práticos e legais na vida e orçamento de um matrimónio, bem como se ocorre um divórcio.



Os muros da vergonha que existem no mundo
Em todo o mundo podem encontrar-se muros e cercas que separam as pessoas e as povoações. Antigas guerras e divisões levaram à separação de países, o que impede o livre acesso de pessoas. O uso destes muros da vergonha é muito contestado por organizações internacionais s ONGs.
Deco Alerta: O que acontece à casa quando a família se separa?
O futuro da casa após a separação de um casal é o décimo tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o Idealista News Portugal.
“spreads” deixam de aumentar na sequência de divórcios
muitos dos incumprimentos no crédito à habitação acontecem na sequência de divórcios, já que depois da separação o casal não chega a entendimento sobre quem paga a prestação da casa.