A1

Mau tempo em Portugal: o que são diques e para que servem?

A rotura de um dos diques do Rio Mondego junto a Coimbra provocou, na quarta-feira, dia 13 de fevereiro de 2026, o colapso de um segmento da A1. Eis algumas perguntas e respostas sobre essas obras hidráulicas destinadas a regular cursos de rios, segundo especialistas ouvidos esta quinta-feira, dia 12 de fevereiro de 2026, pela agência Lusa:
Apoios à reconstrução após o mau tempo em Portugal

Governo tem vários planos para recuperar o país, garante Montenegro

Luís Montenegro afirmou esta quinta-feira (12 de fevereiro de 2026) em Alcácer do Sal que o Governo está empenhado em recuperar o país e já tem vários planos de intervenção, alguns a 25 anos. As fontes de financiamento do novo Plano de Recuperação e Resiliência exclusivamente português, a que o primeiro-ministro chamou PTRR, são múltiplas: desde o Orçamento do Estado, ao Fundo Ambiental, ao Banco de Fomento, ao BEI, ao Fundo de Solidariedade e ao PT2030. As estimativas apontam para prejuízos (provocados pelo mau tempo) superiores a 4.600 milhões de euros.
Mau tempo em Portugal

Montenegro anuncia PRR nacional e mais apoios para estragos do mau tempo

O primeiro-ministro anunciou esta quinta-feira (12 de fevereiro de 2026) que haverá um Plano de Recuperação e Resiliência exclusivamente português, a que chamou PTRR, para que o país possa recuperar economicamente das consequências do mau tempo e atuar nas infraestruturas mais críticas. Durante uma visita às zonas afetadas pelas cheias em Alcácer do Sal, Luís Montenegro anunciou também que o Conselho de Ministros aprovou o aumento do montante global da linha de crédito à tesouraria de 500 para mil milhões de euros para as empresas afetadas pelo mau tempo.
Alojamento Local

Mau tempo: apoios do Governo com "dificuldade" em chegar ao AL

A associação que representa o alojamento local em Portugal recebeu “alguns pedidos de informação de proprietários”, que manifestaram dificuldade em encaixar-se nas linhas de apoio criadas para responder ao impacto do mau tempo que se tem feito sentir. O presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) explicou que isso é, em parte, natural, desde logo porque muitos alojamentos locais não são residências primárias.
Mau tempo em Portugal

Coimbra: desabou troço da A1 onde ocorreu rompimento do dique

Um troço da Autoestrada 1 (A1) desabou na quarta-feira (dia 11 de fevereiro de 2026) à noite na sequência do rompimento do dique nos Casais, em Coimbra, adiantou à Lusa fonte da Brisa, indicando que o abatimento ocorreu na placa sobre o aterro que dá acesso ao viaduto naquela zona.
Mau tempo em Portugal

Tempestades: engenharia civil tem de participar mais nas decisões

O presidente do colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros defendeu esta terça-feira (10 de fevereiro de 2026) que a sociedade se deve preparar melhor para enfrentar os fenómenos climáticos extremos, cada vez mais frequentes, chamando mais a engenharia civil a participar nas decisões.
Demissão no Governo

Ministra da Administração Interna demite-se e Marcelo aceita

A ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, apresentou esta terça‑feira (10 de fevereiro de 2026) a demissão, alegando já não dispor das condições pessoais e políticas necessárias para continuar no cargo, tendo o pedido de demissão sido aceite pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Cheias em Portugal

Tempestades: que prejuízos cobre o seguro da casa e como posso agir?

O mau tempo – chuvas intensas e ventos fortes – não está a dar tréguas em Portugal, estando o país a ser alvo de várias tempestades que estão a ter consequências graves no parque habitacional, e noutras infraestruturas, em várias regiões. Muitas pessoas, por causa das cheias, ficaram desalojadas e perderam os seus bens, tais como eletrodomésticos e artigos de mobiliário. Como devem agir nestas situações? Será que o seguro que têm da casa cobre estes danos/prejuízos? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Reparações

Mau tempo mobiliza construtoras – investimento climático deve dobrar

O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, disse esta segunda-feira, dia 2 de fevereiro de 2026, que empresas de construção civil vão concentrar na região Centro trabalhadores que estavam noutros pontos do país para a reconstrução das zonas afetadas pelo mau tempo, numa altura em que Portugal vai investir cerca de 171 milhões de euros anuais em medidas de adaptação às alterações climáticas, o que representa apenas 43% do valor necessário para se proteger contra fenómenos meteorológicos extremos, segundo o instituto McKinsey.
Mau tempo em Portugal

Depressão Kristin: quem paga os danos causados nos eletrodomésticos?

O mau tempo continua a não dar tréguas em Portugal, com períodos de chuva intensa e ventos fortes que estão a deixar marcas em muitas casas e famílias. As falhas de eletricidade estão também a fazer mossa, levando à avaria de eletrodomésticos e/ou outro tipo de equipamento. Como proceder nestas situações e quem é responsável pelos danos causados nos aparelhos? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Seguros em casas tempestade Kristin

Mau tempo: danos cobertos por seguro estão a ser identificados

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) está a recolher informação junto das empresas do setor para apurar dados sobre o impacto da depressão Kristin "relativamente aos danos cobertos por seguro", disse à Lusa fonte oficial da entidade.A mesma fonte da APS, associação que representa mais de 99%
Tempestade DANA

DANA: governo espanhol aprova 10.600 milhões de euros de ajudas

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou um plano de apoios estatais para as zonas afetadas pela tempestade DANA que está avaliado em 10,6 mil milhões de euros, e que será alargado à medida que surgirem necessidades. Revelamos em baixo algumas das medidas anunciadas pelo governo espanhol.

Tempestade de neve na Califórnia: a mais forte desde 1989

Vivem-se dias gelados na Califórnia, assolada por uma verdadeira tempestade de neve. O frio atingiu o estado dos EUA conhecido pela suas temperaturas amenas e há inúmeros inconvenientes e problemas a serem registados. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência devido a tempestades de inverno em 13 condados, incluindo o condado de Los Angeles. É a tempestade de neve mais forte desde 1989.