Há falta de oferta de residências seniores em Portugal

Residências seniores: há 102.300 camas em Portugal – e procura é alta

Portugal, em conjunto com países como Itália, ou Espanha, tem de intensificar a oferta de acomodação sénior para garantir o bem-estar e a qualidade de vida da população envelhecida. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo Marketbeat Nursing Homes in Europe – 2022, realizado pela Cushman & Wakefield (C&W), segundo o qual há em Portugal, atualmente, apenas 102.300 camas, distribuídas por 2.540 lares/residências seniores (públicos, sem fins lucrativos e particulares). 
Demência vai aumentar em todo o mundo

Demência a aumentar – afetará mais de 150 milhões de pessoas em 2050

As estimativas apontam para que 57 milhões de pessoas convivam com demência, uma doença degenerativa incurável que, em casos graves, as torna dependentes de cuidados 24 horas por dia. Um estudo recente publicado na revista Lancet Public Health reforça as previsões de que este número vai disparar: em 2050, triplicará para 152,8 milhões de pessoas, sendo que as mulheres serão desproporcionalmente afetadas por esta doença.
“Pensão na Hora” já está disponível na Segurança Social Direta

“Pensão na Hora” já está disponível na Segurança Social Direta

A medida “Pensão na Hora”, que permite um deferimento automático da pensão de velhice, já está disponível na Segurança Social Direta (SSD), divulgou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. “A partir desta sexta-feira [26 de fevereiro de 2021], e com a publicação do Decreto-Lei 16-A/2021, o cálculo da pensão de velhice vai passar a ser apresentado imediatamente antes de se iniciar o pedido de pensão através da SSD, ficando visíveis os anos de descontos e o valor bruto estimado da pensão a atribuir”, lê-se numa nota enviada pelo gabinete de Ana Mendes Godinho.
Estes são os países onde vivem mais pessoas centenárias

Estes são os países onde vivem mais pessoas centenárias

A japonesa Chiyo Miyako, a pessoa mais velha do mundo, morreu no passado dia 27 de julho em Tóquio. Tinha 117 anos e o recorde de pessoa mais velha viva tinha sido reconhecido recentemente pelo Guinness World Records. O Japão é, de resto, o país onde vivem mais pessoas centenárias.