Um novo ano letivo está prestes a arrancar. E para os estudantes universitários deslocados, há um novo desafio em mente: procurar um alojamento a preços acessíveis. Mas, no Porto, há uma alternativa. O programa Aconchego, criado pela autarquia da Invicta, visa alojar estudantes universitários em casa de idosos residentes na cidade, para combater a solidão na velhice. As candidaturas à nova edição já estão abertas.
Criado pela Câmara do Porto em parceria com a Federação Académica do Porto, o programa Aconchego é uma iniciativa que pretende apoiar e promover o bem-estar dos seniores e das suas famílias, através do alojamento de jovens universitários nas suas residências. Desta forma, "quem estuda tem casa, e quem tem casa tem companhia”, lê-se no portal de notícias da autarquia do Porto.
Mas como funciona o programa Aconchego? É simples: “os idosos retribuem a companhia com alojamento e os estudantes compensam o alojamento com companhia e apoio”, contribuindo “de forma simbólica com géneros, que podem ser alimentares, para comparticipar no acréscimo de despesas como água, luz e gás”, detalham ainda. O alojamento tem a duração de um ano letivo, renovável por acordo das partes.
Este programa é, portanto, dirigido a o “pessoas com mais de 60 anos, residentes na cidade do Porto, que vivam só ou com o cônjuge, em situação de solidão e/ou isolamento social, e possuam condições na sua residência para o acolhimento de um estudante”. E também a “estudantes matriculados no ensino superior, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos de idade, não residentes no Porto e que queiram comprometer-se com o acompanhamento e melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa”.
Se estas interessado neste programa e procuras uma experiência que vá além da mera partilha de casa, já de podes candidatar aqui.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta