Comprar casas no campo

Viver no campo: a moda da pandemia virou tendência no pós-covid?

O modo de vida dos portugueses foi – e muito – moldado pela pandemia da Covid-19. Os confinamentos mostraram a importância de viver em casas com áreas maiores e com espaços ao ar livre. E o teletrabalho, que se massificou em 2020, criou a possibilidade de trabalhar à distância. Tudo isto acabou por criar uma tendência em Portugal: viver no campo, em contacto com a natureza e longe dos grandes centros urbanos. Até porque aqui as casas para comprar tendem a ser mais baratas. Mas será que esta tendência veio para ficar? Ao que tudo indica, sim (e até está reforçada): os dados do idealista/data revelam que a procura de casas à venda disparou em 81% dos concelhos com menos de 10 mil habitantes entre o início de 2020 e o arranque de 2024. E contam-se mesmo 48 municípios menos populosos do interior e ilhas onde o interesse em adquirir casa mais que duplicou neste período.
A casa do Penedo é a casa mais estranha do mundo, mas porquê?

Esta é a casa mais estranha do mundo - e fica em Portugal

É considerada uma das casa mais estranhas do mundo e desde 2014 que são poucos os que conseguem ficar indiferentes à sua peculiaridade. Inaugurada a 13 de outubro de 1974, a Casa do Penedo, ou como muitos chamam casa dos Flintstones, está situada na Serra de Fafe e foi edificada entre quatro grandes rochas que servem de estrutura.

Casas pré-fabricadas móveis (e modernas) para viver no campo

Imagina que estás cansado de viver numa cidade, que preferes procurar um lugar tranquilo para fugir do ritmo que se impõe nas grandes cidades, mas que desejas atingir esse objetivo sem a necessidade de deixar de lado os melhores confortos ou a tecnologia que torna a vida mais fácil e simples.

Esta aldeia à venda custa menos que muitas casas: 100 mil euros

Situada num pequeno vale, esta aldeia agora despovoada já teve nove casas. Os seus moradores viviam principalmente da agricultura (trigo e cevada) e pecuária. Trata-se de uma pequena povoação de Segóvia, no país vizinho, que agora está à venda por muito menos que uma moradia ou apartamento: 100.000 euros. Perfeita para quem quer fugir da cidade e viver no campo. 
casas rurais: quem está a investir na vida no campo

casas rurais: quem está a investir na vida no campo

o mercado imobiliário tem sido um dos mais castigados com a crise económica. as casas não se vendem, as hipotecas ficam por pagar, os despejos aumentam e a angústia das famílias também. o cenário é conhecido sobretudo nas cidades, mas como será nas zonas rurais?