
Os álamos (Populus tremuloides) são uma árvore nativa da América do Norte, conhecida pela sua capacidade única de se moverem com o vento. Esse fenómeno é causado pelas folhas arredondadas que muitas vezes vibram em resposta ao vento, criando um efeito visual que pode fazer parecer que as árvores estão a "respirar". Essa característica, juntamente com a sua casca e "olhos" brancos, que são pequenas marcas circulares no tronco, inspirou arquitetos e designers por séculos.

No design moderno, o simbolismo dessas árvores tem sido usado para refletir a conexão entre a natureza e as estruturas humanas, especialmente no campo da sustentabilidade e do design orgânico. Um exemplo claro disso é encontrado no projeto do Hotel Populus em Denver, onde o estúdio de arquitetura Studio Gang pergou nesses "olhos de álamo" como referência para criar uma fachada única que homenageia a ecologia local.

Os olhos de 'álamo'
Localizado no centro de Denver, o Hotel Populus é uma impressionante estrutura de 13 andares que se destaca pelo design sustentável inovador e fachada inspirada em álamos. Conhecido como o "primeiro hotel carbono positivo" da América, o Populus é um exemplo de como a arquitetura moderna pode combinar estética, sustentabilidade e respeito pela natureza local.

A fachada do hotel é composta por janelas elípticas de diferentes tamanhos que refletem os "olhos de álamo", criando uma estrutura visualmente única que homenageia as árvores nativas do Colorado. Para o estúdio, o objetivo era criar um edifício que se inspirasse no caráter urbano de Denver e na rica biodiversidade que circunda a cidade: "Denver tem um equilíbrio único entre ser uma cidade vibrante e uma porta de entrada para algumas das paisagens naturais mais incríveis do país."

O Hotel Populus tem uma forma triangular, que otimiza as vistas do ambiente natural circundante, e abriga 265 quartos, espaços públicos e para eventos, como um jardim na cobertura de 12.542 metros quadrados. As janelas, de diferentes tamanhos e com "tampas" que se projetam para controlar a quantidade de luz direta que entra no interior, favorecem uma interação com a luz natural.
Compensação de carbono
Uma das suas principais características é o foco na sustentabilidade, que lhe rendeu o título de ser o primeiro hotel carbono positivo do país. Isso significa que ele não apenas compensa as emissões de carbono, mas vai além, causando um impacto positivo no meio ambiente. O hotel utiliza betão de baixa emissão, o que reduz as emissões de CO2 em 30% em comparação com o betão convencional.


Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta