Comentários: 0
Turismo em Aveiro cresce 40% em 2016 e dinamiza imobiliário
wikimedia_commons

Apontada por muitos como a Veneza portuguesa, Aveiro parece definitivamente ter caído nas graças dos turistas, que já não viajam para Portugal apenas para visitar Lisboa, Porto ou Algarve. A cidade, localizada no norte litoral, atrai cada vez mais visitantes - o atendimento disparou 40% em 2016 e as dormidas subiram 23% -, dinamizando a economia local e também o imobiliário, com cada vez mais estrangeiros a decidir investir na compra de imóveis na região - sobretudo de alta gama.

“[Registou-se] um crescimento superior a 40% em 2016 face a 2015 nos atendimentos no Posto de Turismo de Aveiro da Turismo Centro de Portugal (TCP), bem como um crescimento de 23% do número de dormidas em 2015 face a 2014 (a Região Centro /TCP cresceu 13%), existindo indicadores de crescimento continuado em 2016”, concluiu a Câmara Municipal de Aveiro (CMA).

A autarquia enaltece o contributo da opção política de acabar com a taxa turística, que ajudou a ultrapassar “a imagem negativa do município”, a realização de um trabalho de cooperação institucional com os agentes locais, através do contrato de mecenato celebrado com as empresas hoteleiras, e a reorganização da atividade marítimo-turística nos canais urbanos da Ria de Aveiro.

De acordo com a Lusa, que se apoia nos dados da autarquia, também o “Welcome Center” do município cresceu cerca de 10,5% face a 2015 e 22% em relação a 2014, para um total de 29.748 contactos. De referir que cerca de 87% dos atendimentos são relativos a visitantes estrangeiros, oriundos de Espanha, França, Brasil e Alemanha.

Museus mais atrativos

O Museu de Santa Joana, que em 2015 passou a ser gerido pela CMA por delegação de competências, obteve também um crescimento do número de visitantes de aproximadamente 23,6% face a 2015, num total de 51.693 visitas.

Já o Museu da Cidade (Arte Nova)está em obras e a intervenção custará aproximadamente 10.000 euros – teve um crescimento do número de visitantes de 17,5% face a 2015, num total de 36.709 visitas.

Engel & Völkers abre agência em Aveiro

Para dar resposta à cada vez maior procura de imóveis existente na zona, por exemplo, a imobiliária alemã Engel & Völkers, que opera no segmento de luxo, decidiu mesmo abrir uma agência em Aveiro – e outra em Sintra

De acordo com a mediadora, Aveiro é uma zona turística de excelência, tendo um significativo potencial de crescimento no mercado imobiliário de luxo. A agência arrancou, em dezembro de 2016, com 230 imóveis premium angariados para venda e 14 para arrendamento, num valor global que ronda os 97,5 milhões de euros.

Nesta região encontram-se propriedades luxuosas de grande qualidade a um preço muito atrativo, perspetivando-se que o mercado venha a crescer, através da maior procura dos estrangeiros”, disse Márcio Bastos, license partner e diretor da Engel & Völkers de Aveiro.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta