
Os hotéis acabaram? Provavelmente não, mas a nova série da Netflix 'The World's Most Amazing Vacation Rentals' defende a opção e os benefícios de se hospedar em casas particulares, como as oferecidas por plataformas de arrendamento para férias. Parte documentário de design de casas, parte diário de viagem, a série de oito episódios segue três apresentadores que ficaram num total de 24 casas ao redor do mundo, cada uma com algo diferente a oferecer.
Para os amantes da arquitetura é um verdadeiro deleite apreciar este tipo de edifícios impressionantes. E, acima de tudo, como uma imagem vale mais que mil palavras, poder viajar e ver todas aquelas casas pelo ecrã da televisão é um verdadeiro luxo.
Este tipo de arrendamento por temporada exclusivo está a tornar-se mais popular. A Airbnb, por exemplo, anunciou no verão passado a criação de um fundo dotado de 9,49 milhões de euros para 100 pessoas realizarem projetos de construção de “alojamentos únicos”, que se dirige a designers, arquitetos e artesãos de todo o mundo, sejam eles profissionais ou para desenvolver o seu primeiro projeto, receberão até 95.000 euros para construir espaços "verdadeiramente únicos".
Viajar desde o sofá
De dormir numa caverna a dormir numa luxuosa ilha privada nas Bahamas, passando por uma casa na árvore numa floresta de bambu nos EUA. Casas com muita personalidade, muito diferentes... Mas com um denominador comum. São incríveis. Esta primeira temporada do famoso 'reality' conta com 8 episódios de aproximadamente 35 minutos cada. O suficiente para viajar do sofá para 24 casas em todo o mundo.
Algumas das paisagens ou lugares visitados são México, Miami, Alasca, Bali e Japão. Em cada episódio, o anfitrião encarrega-se de encontrar um local que atenda a um propósito específico. Os responsáveis pela apresentação do programa são Luis Ortiz , ex-agente imobiliário da Million Dollar Listing e encarregado de reservar propriedades de luxo; a designer de interiores Megan Batoon, que encontra arrendamentos acessíveis com design; e o influenciador de viagens Jo Franco, que nos leva a lugares fora do comum, como um edifício na Cidade do México em forma do deus asteca Quetzalcoatl, construído pelo arquiteto Javier Senosiain.
Vejamos alguns desses lugares que vão deixar-te de boca aberta e com vontade de fazer as malas.

Nesta casa maravilhosa em Bali, o grupo comemorou o Galungan Day com o anfitrião do Airbnb. É a Camaya Bali Butterfly.
Apresentada no primeiro episódio como um destino único, a casa das borboletas está localizada em Selat, (Bali, Indonésia), e é a mais recente a juntar-se à coleção de casas de bambu exclusivas nos isolados campos de arroz do leste de Bali. Um lugar longe das multidões, a casa tem vistas sonhadoras e uma atmosfera propícia para uma conexão profunda com a mãe terra.
Perfeita para viajantes e amantes da natureza, esta casa de dois andares possui dois quartos, ambos com vista para os campos de arroz, um chuveiro compartilhado ao ar livre e uma pequena sala de estar conectando os dois quartos.
Camaya Bali Butterfly é considerada uma das estâncias mais visual e esteticamente impressionantes do programa, desde os seus hectares de vegetação e banhos de pétalas de flores até à sua arquitetura de bambu, este destino oferece tudo o que um viajante obcecado por paisagens e design sonha em experimentar.

Este quarto é uma das joias escondidas no catálogo do Airbnb. Também em Bali (Indonésia), fica o Bamboo Birdsnest. Após subir 5 metros, é possível encontrar uma cesta de tecido com uma cama aconchegante, que oferece uma vista panorâmica em todas as direções.
Se já te perguntaste como seria dormir dentro de um ninho de pássaro, este lugar pode aproximá-lo da experiência. Além disso, combina o estilo de beliches japoneses ou cápsulas de dormir que se encaixam na atmosfera da ilha.
Um local criado em harmonia com a natureza, ideal para quem tem como passatempo atividades ao ar livre, como caminhadas, surf e campismo. Para visitá-lo, deves entrar no coração dos campos de arroz por um caminho isolado a poucos minutos do centro de Ubud.

No meio do deserto do Colorado, em Joshua Tree (Califórnia, EUA), encontramos esta construção inusitada que lembra um disco voador. Na verdade, é uma Futuro House restaurada que se comercializa como um alojamento através do Airbnb. A Futuro House foi concebida pelo arquitecto finlandês Matti Suuronen em 1968. A intenção era criar uma casa de férias pré-fabricada para ser instalada em cenários adversos.
Por fora, esta cápsula oval tem pequenas janelas e uma escada retrátil, e por dentro tem todo o conforto. A unidade é alimentada inteiramente por energia solar.

Na cidade de Atlanta (Geórgia, EUA) esconde-se uma floresta de bambu de 80 anos. Este espaço natural histórico abriga uma casa na árvore única que fica a mais de quatro metros acima do solo. Esta residência, como a floresta, é um santuário cheio de história, porque foi construída com antiguidades arquitetónicas recuperadas, como vitrais da virada do século, restos de uma igreja de 1955 e portas francesas da era vitoriana.
Além de proporcionar aos seus visitantes uma viagem no tempo, terão a oportunidade de compartilhar o espaço com alguns divertidos companheiros: lindas alpacas bolivianas e cinco simpáticas lhamas que são Dali, Figgy, Campari, Sophie e a bebé lhama Llyra. Esta casa na árvore foi inteiramente construída pela dona do lugar, Kara, que também foi a encarregada de construir o santuário para alpacas e lhamas.

Esta é uma casa impressionante localizada dentro de uma caverna natural. A propriedade única tem cerca de 550 m2 de área útil, 4 quartos, 4 casas de banho e foi recentemente remodelada. Além disso, possui uma cascata interior de uma nascente subterrânea.
A casa tem seu próprio sistema de aquecimento geotérmico. A cozinha é de última geração e possui um grande balcão de madeira feito sob medida para receber muitos convidados. E o exterior não fica atrás, pois tem um estábulo com um apartamento no topo, uma pista de pouso de helicóptero e um lago. No total, a propriedade abrange mais de 100 hectares.
Para poder comentar deves entrar na tua conta