
É uma rua portuguesa com certeza. Em todo o território nacional, além das tradicionais feiras de comes e bebes, encontramos vários mercados de rua que decorrem semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. São uma oportunidade para que os artesãos e pequenos vendedores possam fazer algum dinheiro, ao mesmo tempo que os consumidores encontram uma variedade de produtos, desde roupas em segunda mão a produtos biológicos com preços muito acessíveis.
Para facilitar os teus passeios neste verão, reunimos alguns exemplos de mercados tipicamente portugueses e falamos um pouco sobre cada um deles.
Feira da Ladra em Lisboa
Possivelmente a mais antiga feira de Lisboa, a Feira da Ladra nasceu no século XIII e continua a encantar todos aqueles que vivem ou passam pela capital portuguesa. No Campo de Santa Clara, bem próximo ao saudoso Panteão Nacional e ao Mosteiro de São Vicente de Fora, a Feira da Ladra decorre duas vezes por semana, às terças e aos sábados, sempre das 9h00 às 18h00.

Terás a possibilidade de encontrar tudo aquilo que te faz falta, desde peças de artesanato, roupas, livros em edições únicas, discos de vinil, CD’s, etc. Se estiveres à procura de algo mais 'kitsch', então a Feira da Ladra é o sítio certo a visitar.
Feiras e mercados do Príncipe Real
Se estiveres a passear pela zona do Bairro Alto, podes aproveitar para dar um saltinho até ao Príncipe Real, onde se encontram alguns jardins e lojas muito interessantes, mas também feiras e mercados de rua para todos os gostos.
Entre as mais populares feiras de Portugal encontramos a Feira de Antiguidades, Velharias e Artesanato do Príncipe Real, que acontece no último sábado e também na última segunda-feira de cada mês, das 10h00 às 18h00. Já na 2ª sexta-feira e no 2º sábado de cada mês, no Jardim do Príncipe Real, decorre o Mercado Portugal Real, das 10h00 às 18h00. Ambos oferecem produtos de qualidade e a boa energia, comum a esta zona de Lisboa.
Se gostas de mercados de alimentos, o mercado de produtos gourmet Sabores de Perdição oferece os melhores queijos, compotas, mel, presuntos, pães, doces e vinhos fabricados no nosso país. Poderás visitá-lo na 1ª sexta-feira e no 1º sábado de cada mês, das 10h às 18h. Não percas ainda o mercado de produtos biológicos que ali ocorre todos os sábados das 7h00 às 14h00.
LX Rural - Mercado de Produtores
Todos os domingos são dias de mercado na LX Factory, que se encontra na zona de Alcântara em Lisboa. O Lx Rural, sempre das 10h00 às 18h00, apresenta produtos biológicos muito frescos, que praticamente foram acabados de apanhar.

É um mercado disponível para os produtores provenientes de todo o país e que pretende levar tradição e qualidade, à mesa dos portugueses. Poderás encontrar pão caseiro, legumes frescos, enchidos ou até mel. É a opção certa para quem quer preparar um almoço ou jantar de domingo com amigos e proteger quem faz da agricultura profissão em Portugal.
Feira dos Alfarrabistas
Para quem gosta de livros, deve prestar bem atenção à Feira dos Alfarrabistas, que decorre todos os sábados no Chiado, em Lisboa. Entre as 10h00 e as 17h00, é possível dar de caras com bons livros em segunda mão e que procuram de uma nova casa para serem folheados. Além de livros, são vendidos vários comics, fábulas e até cartões postais da cidade.
Para chegar à Feira dos Alfarrabistas do Chiado poderás utilizar os transportes públicos da cidade, como o metro (deves sair na Estação Chiado), autocarro (22B, 202, 75B) ou elétrico (24E e 28E). Uma boa oportunidade se estiveres à procura de um espaço bem disposto.
Mercado de Cascais
Quem vai a Lisboa, bem pode dar um saltinho à cidade vizinha de Cascais. No Mercado de Cascais, além de disponíveis vários produtos frescos e biológicos de agricultores locais, na entrada pela Avenida D. Pedro e Rua Padre Moisés da Silva, poderás explorar uma diversidade de estabelecimentos.
De segunda a sábado, das 06h30 às 17h00, o mercado oferece uma ampla seleção de peixarias e charcutarias, onde são vendidos produtos de qualidade. Na pausa das compras, podes aproveitar os cafés para saborear um delicioso pastel de nata, por exemplo.
Grande Mercado Medieval de Óbidos
De 20 a 30 de julho acontece um dos principais mercados portugueses. O Mercado Medieval de Óbidos é a festa histórica e gastronómica que mais anima o centro do país, naquela que é uma das suas vilas mais pitorescas e emblemáticas.

Este evento anual, enche as suas ruas e pátios com comerciantes vestidos a rigor. A maioria são artistas e agricultores locais que procuram vender os produtos criados pela arte das suas mãos, como roupas, artesanato ou peças de bijuteria. Mas há também espaço para alimentos e bebidas tradicionais, como a requintada ginjinha de Óbidos servida no copo de chocolate.
Feira das Velharias e Antiguidades no Funchal
De Portugal Continental para as ilhas, viajamos até à ilha da Madeira, onde decorre a Feira das Velharias e Antiguidade no Funchal, todos os sábados na Zona Velha da cidade do Funchal, entre as 8h00 e as 16h00. A rua D. Carlos I torna-se espaço de partilha de histórias de antigamente entre colecionadores e visitantes.
Na verdade, esta é uma oportunidade dos madeirenses conseguirem discos de vinil, DVD’s, livros, peças de porcelana ou mobiliário a valores muito simbólicos. As peças normalmente apresentam um toque vintage, o que pode ser fantástico para quem privilegia este tom em casa.
Porque razão os mercados de rua em Portugal são tão importantes?
Os mercados de rua tipicamente portugueses acrescentam alma e tradição ao nosso país.

Certamente pela tua cidade contam-se mercados semelhantes, onde poderás conviver com a autenticidade regional que só tu conheces, e contactar com pessoas com inúmeras histórias por contar.
Os mercados de rua em Portugal são, por isso, espaços cheios de vida. Durante os meses de verão, a atmosfera festiva sente-se nestes locais, sempre prontos para receber convidados musicais de renome. Porque nunca é demais provar as nossas iguarias com uma música bem portuguesa.
Para poder comentar deves entrar na tua conta