Vencedor do concurso público vai pagar renda de 18,5 milhões durante 30 anos. E vai fazer obras neste hotel em Sintra.
Comentários: 0
Palácio de Seteais com nova gestão
Palácio de Seteais Foto de Hotel Tivoli Palácio de Seteais no Google Maps

O resultado do concurso público para explorar o hotel Palácio de Seteais, em Sintra, já foi divulgado. A proposta vencedora foi a apresentada pelo agrupamento representado por Pedro Mendes Leal, CEO do Valverde Hotel, que vai investir quase 23 milhões de euros na requalificação e manutenção do edifício. Assim, depois de 68 anos a ser gerido pelo grupo Tivoli, este hotel de luxo vai passar a ter um novo senhorio, que vai garantir a entrada de uma renda de 18,5 milhões de euros durante as próximas três décadas.

O anúncio foi feito pela Parques de Sintra, a empresa pública que faz a gestão dos imóveis turísticos nesta região. Portanto, quem vai gerir o hotel Palácio de Seteais a partir de agora será o agrupamento composto por Pedro Mendes Leal, Luiz Godinho Lopes, Ana Paula Chaves e Sá Carneiro, Vila Avenida Hotel e Estoril 8023 – Investimentos Turísticos.

"A proposta apresentada pelo mencionado agrupamento ficou classificada em primeiro lugar, de acordo com o critério de adjudicação [...] que assentou em critérios objetivos referentes ao melhor preço apresentado, para os seguintes dois fatores (com os respetivos coeficientes de ponderação): contrapartida financeira (80%) e contribuição para valorização estrutural (20%)", explicam desde a Parques de Sintra em comunicado citado pelo Jornal de Negócios.

No total, os novos senhorios do Palácio de Seteais vão desembolsar 41 milhões de euros nesta unidade hoteleira em Sintra da seguinte forma, segundo noticiou a imprensa nacional:

  • obras de manutenção e requalificação do edifício no valor de 22,65 milhões de euros, a realizar durante o período de concessão;
  • renda do hotel custará 18,49 milhões de euros durante os próximos 30 anos, quando termina o prazo da concessão. Isto quer dizer que vão pagar cerca de 616 mil euros por ano.

Assim, depois de 68 anos à frente do hotel Palácio de Seteais, o grupo Tivoli deixa a gestão desta unidade passando a pasta ao agrupamento representado por Pedro Mendes Leal. Foram vários candidatos que estiveram na corrida naquele que foi o primeiro concurso público deste hotel de luxo, como foi o caso  do grupo Pestana, Sonae Capital, Visabeira, The Yeatman e os atuais donos da rede Tivoli (o grupo Minor Hotels), tal como noticiou o idealista/news.

O Palácio de Seteais foi, assim, pela primeira vez a concurso público desde 1955. Foi precisamente nesse ano em que passou a estar a cargo do Tivoli, a rede hoteleira que até 2016 pertencia ao universo do Grupo Espírito Santo. Nesse ano, devido ao colapso do BES, a rede Tivoli foi comprada pelo grupo tailandês Minor International por 294 milhões de euros. Mas a operação não incluiu esta concessão, tendo os terrenos passado para a esfera pública. Ainda assim, o Tivoli manteve a gestão do ativo até hoje.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta