No primeiro semestre, o número de passageiros movimentados aumentou 5,2% em termos homólogos, segundo o INE.
Comentários: 0
Movimento de passageiros em aeroportos portugueses
INE

Em junho de 2024, movimentaram-se nos aeroportos nacionais 6,7 milhões de passageiros e 20,3 mil toneladas de carga e correio, correspondendo a variações de +5,6% e +13,4%, respetivamente, face ao período homólogo, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Destaque para o facto de, durante o primeiro semestre de 2024, se terem verificado máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais. 

“Em junho de 2024, registou-se o desembarque médio diário de cerca de 113 mil passageiros, valor superior em 5,5% ao registado em junho de 2023 (107,0 mil). No primeiro semestre de 2024, o número de passageiros movimentados aumentou 5,2% [para 32,9 milhões] e o movimento de carga e correio cresceu 13,2%”, lê-se no boletim do INE. 

O Reino Unido foi, nos primeiros seis meses do ano, o principal país de origem e de destino dos voos, tendo registado crescimentos no número de passageiros desembarcados (+2,5%) e embarcados (+2,9%) face ao mesmo período do ano passado. França e Espanha ocuparam a 2ª e 3ª posições, como principais países de origem e de destino. Ainda assim, a França registou decréscimos no número de passageiros desembarcados (-1,9%) e embarcados (-2,1%). 

Os dados divulgados pelo INE indicam ainda que o aeroporto de Lisboa movimentou 50,8% do total de passageiros, que corresponde a 16,7 milhões e um aumento de 5,3% comparando com o mesmo período de 2023.

Já o aeroporto do Porto concentrou 22,8% do total de passageiros movimentados (7,5 milhões; +5,8%), tendo o aeroporto de Faro registado um crescimento de 3,3% no movimento de passageiros, totalizando 4,3 milhões.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta