Ainda sem planos para este verão? Segue o nosso conselho: ruma a Itália e perde-te com a tua cara metade no "caminho do amor".
Comentários: 0
Cinque Terre
Freepik

Temos boas notícias para os apaixonados. A Via dell’Amore, em Itália, considerado o passeio mais romântico do mundo, voltou a abrir no passado dia 27 de julho, depois de 12 anos fechado ao público.

Este caminho, com cerca de 800 metros de extensão, foi esculpido entre os íngremes penhascos da Cinque Terre, um conjunto de vilas centenárias na Riviera Italiana banhadas pelo Mediterrâneo e que foram classificadas como Património Mundial da UNESCO.

A história de um caminho romântico

Via dell’Amore
Flickr

Embora tenho um nome associado ao amor e aos casais apaixonados, a história do início da construção da Via dell’Amore tem muito pouco, ou nada, de romantismo. Para entendê-la vamos fazer uma viagem no tempo até ao início do século XX.

Naquela época assistiu-se à modernização da linha ferroviária entre Génova e La Spezia. Durante as obras, os penhascos da Cinque Terre foram escavados e criou-se uma rota para os trabalhadores dos caminhos-de-ferro, permitindo o transporte dos materiais necessários à construção dos túneis.

Uma vez que as aldeias eram ligadas apenas por um caminho estreito e antigo, dificultando muito a comunicação entre os habitantes, estes viram na rota criada para os trabalhadores uma excelente oportunidade de interligar ambas as aldeias, dando então início à construção do passeio no ano de 1920, construção essa que durou cerca de 11 anos.

Mas o romântico nome do caminho surgiu pelo facto deste ser um ponto de encontro fácil e privado para os casais daquelas pequenas aldeias. Certa vez, alguém reparou que foi escrito numa das paredes rochosas a inscrição “Via dell’Amore” e, a partir daí, o passeio começou a ser conhecido por este nome. Tal facto fez com que fossem instalados, a partir da década de 70, bancos dedicados a personagens mitológicas do amor.

Qual a causa que levou ao seu encerramento?

No dia 24 de setembro de 2012, quatro turistas ficaram feridos após uma derrocada na Via dell’Amore. Este acidente obrigou a obras de reparação naquele caminho, um processo que levou cerca de 10 anos e a um investimento de vários milhões de euros, visto que toda a área é propensa a deslizamentos de terra.

Ao longo destes anos, várias entidades italianas angariaram fundos e superaram diversas burocracias para levar a cabo um sistema de segurança na Via dell’Amore, de modo a evitar a queda de rochas e a tornar mais seguro aquele caminho que atrai tanto turistas como moradores da região.

Via dell’Amore
Wikimedia commons

O recomeço da história

A história volta agora a ser escrita desde o passado dia 27 de julho de 2024, com este charmoso caminho a reabrir exclusivamente para residentes até dia 8 de agosto. A partir de dia 9 de agosto, os turistas também já podem visitá-lo, mas o passeio está sujeito a reserva e pagamento.

Para visitares a Via dell’Amore deves adquirir um Cinque Terre Treno MS Card. Este cartão diário, com um custo de 14,80€ mais uma taxa extra de 10€ para aceder ao “caminho do amor”, vai dar-te acesso ilimitado ao transporte público e à linha de comboio entre os cinco vilarejos e a estação central de La Spezia.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta