
Se é verdade que há restaurantes onde cabe meio mundo, também existe a situação reversa e há restaurantes onde cabem apenas duas pessoas. É o caso do Solo Per Due, que, como o nome indica, é só para dois.
O Solo Per Due fica em solo italiano, em Vacone, uma pequena vila charmosa na província de Rieti, localizada a 68 quilómetros a norte de Roma. Vacone fica na região do Lácio e tem quase 300 habitantes, e de certeza que todos conhecem o famoso restaurante – afinal de contas, é o restaurante mais pequeno do mundo.
A ideia de um lugar para dois
Este restaurante pitoresco nasceu de uma série de infelizes experiências que Remo, o dono do Solo Per Due, teve em diversos restaurantes. Visitava restaurantes barulhentos e confusos, com enormes filas de espera, onde lhe davam mesas pequenas para jantar com o filho, mal localizadas no restaurante, perto da casa de banho ou da cozinha, porque eram só duas pessoas.
Cansado de ser tratado assim no mundo da restauração, resolveu reverter os papéis e tornar-se o dono de um espaço que oferece a melhor experiência de sempre, exatamente para duas pessoas. Para que uma refeição seja um momento inesquecível e não um momento que se queira nunca mais lembrar.
Criou então um espaço onde se pode viver uma experiência especial, apenas em casal, sendo mimados e tratados como se fossem reis e rainhas. O objetivo é ter um espaço acolhedor, requintado e preparado para celebrações de amantes, de apaixonados, de cônjuges.
Aniversários ou pedidos de casamento são os eventos mais frequentes a serem celebrados, sendo este restaurante conhecido mundialmente por ser onde os jantares românticos e íntimos têm lugar marcado.

Um espaço romântico e inigualável
O espaço tem um melodioso piano, uma lareira para dar mais calor aos corações enamorados, velas para aumentar o romantismo e dois sofás vermelhos felpudos para um momento de degustação de aperitivos e digestivos.
Paira no ar um ambiente da quinta-essência do requinte, com mobílias vintage, bustos de figuras da história antiga, padrões elegantes nas mesas e tecidos, flores robustas em cada canto da sala.
O espaço exterior é um jardim refinado e com um panorama maravilhoso. Durante o verão, o jardim desabrocha e pode-se desfrutar da vista para o olival e para o vale de vinhas sob as morangueiras. O jardim é original porque se foca num tipo de árvore: a palmeira. É composto por espécies de palmeiras colhidas em todo o mundo, como a palmeira-dos-moinhos-chinesa, a palmeira-dos-ventos-marciana, a tamareira das Canária, palmeira da Califórnia, palmeira azul do México, palmeira do Rio Grande, entre outras.

Desde que se entra no Solo Per Due que o tempo pára
Quando se entra no restaurante e se senta à mesa, as luzes ficam a meio gás, os candelabros são acesos, a música começa e é-se transportado para um mundo paralelo, onde o tempo pára: o poder do encanto, e da magia do espaço apoderam-se de quem lá entra.
Na sala fica apenas o casal e o empregado de mesa está no local, durante o decorrer da refeição, mas permanece discreto e sem ser visto, para dar privacidade e não ser intrusivo. Existe o famoso sino de prata que se deve tilintar cada vez que seja necessária a sua presença. Quando o sino tocar, o empregado aparecerá. Tal como nos palácios de antigamente.

Tudo é escolhido a gosto
O menu inclui vinhos conceituados italianos, e uma seleção cuidada de produtos gastronómicos, sazonais, diretamente das cidades italianas vizinhas. Mas aqui vive o segredo: são os clientes que escolhem o menu de antemão. Pode ser carne, peixe, massas, sobremesas, deliciosos bolos, o que se desejar. Há sempre pão artesanal, doces locais, frutas e vegetais frescos. A abundância é o nome do meio e há tudo o que o casal pode querer.
Se for uma data especial para se celebrar e se se quiser bolo, os nomes do casal podem vir gravados na sobremesa, decorado com corações e como o romantismo assim o pede.
Para além do menu, também se faz a seleção, de antemão, da música que se irá ouvir durante a refeição, das flores que estarão nos arranjos florais, do fogo de artifício, do transporte do aeroporto ou do hotel e de todos os pormenores para que o encontro seja perfeito e inesquecível.
O preço por jantar para o casal é de 500 euros, incluindo todos os detalhes escolhidos ao gosto de cada um. Um valor que não é para todos os bolsos, mas que representa uma experiência única e romântica por excelência.

Escrever as memórias do espaço e do amor
Os apaixonados que visitam o restaurante mais pequeno do mundo podem escrever, no Livro dos Pensamentos: um livro que contém todas as histórias dos amantes que por ali passam, de todos os cantos do mundo. Um livro de poesia, de romance, de encontros de alma e de muito amor. Cada um deles escreve à sua maneira aquilo que sente sobre o amor, sobre as experiências amorosas e deliciosas que viveram até então, e sobre o pequenino restaurante.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta