Desde a arte do vidro no Museu do Vidro até a tranquilidade da Mata Nacional do Pinhal, explora a Marinha Grande em família.
Comentários: 0
Marinha Grande
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Flickr

A Marinha Grande, uma cidade com um rico património industrial e natural, oferece aos visitantes uma combinação única de cultura, história e beleza natural. Situada no centro do país, esta cidade é famosa pela sua indústria vidreira. Se estás a planear uma visita e queres saber o que ver na Marinha Grande, prepara-te para descobrir locais que combinam a tranquilidade da natureza com o fascínio da história local.

O que ver na Marinha Grande: 1 dia para explorar

Museu do Vidro
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Flickr

Se tens apenas um dia para visitar a Marinha Grande, aqui estão os quatro principais pontos turísticos que podes visitar a pé:

  • Museu do Vidro: uma visita obrigatória para entender a história da indústria vidreira que moldou a cidade.
  • Jardim Luís de Camões: este jardim histórico situa-se no centro da cidade. 
  • Centro da Marinha Grande: onde é possível admirar a arquitetura local e visitar pequenas lojas e cafés tradicionais.
  • Parque da Cerca: este parque é ideal para um passeio tranquilo oferecendo espaços verdes bem cuidados e áreas de lazer para todas as idades.

O que ver em 2 dias na Marinha Grande

Praia de São Pedro de Moel
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Flickr

Se vais passar dois dias na Marinha Grande, descobre as atividades ao ar livre e a praias do distrito de Leiria que podes visitar. 

  • Aproveita um dos dias e visita a Praia de São Pedro de Moel, conhecida pela sua paisagem e infraestruturas, é ideal para passares um dia a relaxar ao sol.
  • Ao final do dia, depois da praia, vai até ao Miradouro do Posto de Vigia do Ponto Novo e desfruta do pôr do sol. Este miradouro fica, apenas, a 7 min de carro da praia. 
  • No segundo dia visita a Igreja de Picassinos que tem lugar para acolher nas celebrações cerca de 500 pessoas. Possui também uma Sacristia, uma Casa Mortuária, salas para Catequese e um Salão de Reuniões.
  • Visita a Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, situada junto ao mar de São Pedro de Moel, que pertenceu ao escritor Afonso Lopes Vieira.

O que ver na Marinha Grande em 3 dias

Biblioteca Municipal da Marinha Grande
Threeohsix, CC BY-SA 4.0 Wikimedia commons

Com três dias de estadia na Marinha Grande, coloca no teu roteiro opções gratuitas e atividades noturnas, bem como opções para dias de inverno ou com chuva.

  • Museu Joaquim Correia: dedica algumas horas para conhecer este museu dedicado ao famoso escultor nascido na Marinha Grande.
  • Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) do Museu do Vidro situa-se no “cubo de vidro” do Edifício da Resinagem. É um espaço dedicado à arte contemporânea, que se constitui como complemento ao Museu do Vidro, com entrada gratuita mas sujeitas a marcação.
  • Teatro Stephens: vê uma peça de teatro ou um concerto neste histórico teatro no coração da cidade, à noite.
  • Atividades cobertas: para um dia chuvoso ou frio, considera uma visita à biblioteca municipal para uma leitura tranquila ou participa num workshop de artesanato local.

O que fazer com crianças

Será que a Marinha Grande se torna demasiado pequena para a energia inesgotável dos mais novos Visitar a Marinha Grande com crianças pode ser uma experiência memorável. A cidade oferece várias atividades adaptadas a diferentes faixas etárias. 

Para os mais pequenos, os parques infantis espalhados pela cidade oferecem um espaço seguro e divertido para brincar. As quintas pedagógicas são também uma excelente escolha, como a Quinta da Amizade, onde as crianças podem aprender mais sobre a natureza e os animais de forma interativa.

Além disso, atividades ao ar livre como passeios pelo Pinhal de Leiria oferecem uma ótima oportunidade para explorar a natureza e aprender sobre o ambiente local. Este pinhal foi devastado pelos incêndios de 2017 e o pouco resta dele, está agora a ser replantado. O Parque das Merendas faz parte deste pinhal, e é ideal para fazer pirqueniques com a família e amigos, onde há espaço para fazer churrascos em segurança. 

Como chegar à Marinha Grande

A Marinha Grande é acessível através de vários meios de transporte, o que facilita achegada à cidade e a movimentação dentro dela. Aqui estão algumas das principais opções:

  • De carro: a cidade está bem conectada por estradas e autoestradas. A A8 e a IC2 são as principais vias de acesso se estás a vir de Lisboa ou Porto.
  • De autocarro: existem serviços regulares de autocarros de várias cidades grandes até à Marinha Grande.
  • De comboio: a estação da Marinha Grande recebe comboios regionais, embora fique um pouco fora de mão. Nesta estação consegues ir de comboio até São Martinho do Porto, e parar mesmo em frente à praia.
  • Dentro da cidade, o sistema de transportes públicos é eficiente, com várias linhas de autocarros urbanos que cobrem a maior parte das áreas importantes.

O que comer na Marinha Grande: pratos tradicionais

A gastronomia da Marinha Grande combina os sabores do mar e da terra com um toque de tradição vidreira.

  • Sopa de Vidreiro: como o nome sugere é uma receita tradicional da Marinha Grande. A receita inclui postas de bacalhau, pão, broa, ovos e batata.
  • Arroz de Tamboril: este prato combina o sabor distinto do tamboril com um arroz aromatizado.
  • Feijoada de Búzios: uma versão local da tradicional feijoada, utilizando búzios como ingrediente principal.
  • Bolos de Pinhão: são especialidades que convém degustar com o saboroso Licor de Leite, que remonta ao século passado. Este licor era produzido por um habitante da Marinha Grande para consumo próprio e de alguns amigos. Com o decorrer dos tempos começou a ganhar fama, tornando-se num dos produtos mais tradicionais da Marinha Grande.
  • Vinho da Região: acompanha as tuas refeições com um vinho local, produzido nas vinhas que circundam a cidade.

O que ver nos arredores da Marinha Grande

Mosteiro da Batalha
CEphoto, Uwe Aranas, CC BY-SA 3.0 Wikimedia commons

Conhecer os arredores da marinha grande, pode ser uma verdadeira aventura. Entre a diversidade de paisagens e locais históricos, vais viver momentos inesquecíveis. Se queres descobrir para além das linhas que separam a cidade da sua envolvente, deixamos-te alguns pontos de interesse: 

  • Castelo de Leiria: a apenas alguns quilómetros, este castelo histórico oferece uma vista panorâmica sobre a cidade de Leiria e é um excelente exemplo da arquitetura medieval portuguesa.
  • Mosteiro da Batalha: um dos mais impressionantes exemplos da arquitetura gótica em Portugal, este mosteiro é também um monumento à história do país.
  • Nazaré: conhecida pelas suas praias e ondas gigantes, Nazaré é o lugar perfeito para desfrutar do mar e explorar a cultura piscatória local.
  • Fátima: um dos centros religiosos mais importantes de Portugal, conhecido mundialmente pelo Santuário de Nossa Senhora de Fátima, que atrai milhões de peregrinos todos os anos.
  • Grutas de Mira de Aire: as maiores grutas de Portugal oferecem uma experiência única ao explorar o subterrâneo repleto de estalactites e estalagmites naturais.

Viver na Marinha Grande

Marinha Grande
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Flickr

Viver na Marinha Grande, que fica a menos de 15 min de carro de Leiria, é experienciar um equilíbrio perfeito entre a natureza e a indústria. Esta cidade, conhecida pela sua longa tradição vidreira, oferece não só um património cultural, mas também uma qualidade de vida elevada com os seus espaços verdes e proximidade ao mar. Situada no distrito de Leiria, as escolas da Marinha Grande, são bem equipadas, e há uma variedade de atividades culturais e desportivas ao longo do ano que enriquecem o quotidiano dos seus habitantes.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta