Todos os anos, a vila medieval de Óbidos transforma-se numa verdadeira vila Natal. Entre 28 de novembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, as muralhas ganham luzes, chalés de madeira, música, neve simulada e atividades para toda a família.
Cerca de 17.500 metros quadrados (m2) são dedicados à festa natalícia dentro do recinto, com zonas de brincadeira, espetáculos e 2.400 m2 de “neve” para te divertires em família na Vila Natal de Óbidos.
Quais as principais atrações da Vila Natal de Óbidos?
Um dos principais pontos de interesse da Vila Natal é o seu mercado de Natal. O mercado está repleto de bancas com artesanato, prendas de Natal únicas, doçaria tradicional e claro, a célebre ginjinha no copo de chocolate. É impossível passar pelo mercado sem provar pelo menos uma especialidade como as filhós caseiras e o pão de ló que são sempre os mais procurados.
Além disso, podes encontrar presentes tradicionais e brinquedos em madeira feitos à mão, uma aposta cada vez maior na sustentabilidade.
Exemplos de produtos locais:
- Ginjinha de Óbidos (reconhecida a nível nacional);
- Licores caseiros de produtores do Oeste;
- Peças de cerâmica de artistas da região.
Atividades para toda a família
A animação é constante dentro das muralhas da vila medieval. Existem espetáculos diários de teatro infantil, música ao vivo, magia e, uma das grandes atrações: a pista de gelo ecológica.
Outra atração tradicional é o carrossel parisiense, que faz as delícias dos mais novos. Existem ainda oficinas de trabalhos manuais onde se pode criar decorações de Natal personalizadas.
Como funciona a montagem e a preparação da Vila Natal de Óbidos?
A transformação da vila começa dois meses antes do evento. Toda a montagem segue normas rigorosas de respeito pelo património (Óbidos é Monumento Nacional desde 1951). As estruturas são desmontadas todos os anos e as decorações modificadas para que cada edição traga novidades. Em média, a montagem demora entre 6 a 8 semanas, envolvendo dezenas de técnicos, designers e artistas locais.
Um enorme cuidado é dedicado à iluminação, garantindo que não danifica os edifícios medievais. Existe também sempre uma forte aposta em materiais recicláveis e reutilizáveis.
Quando posso visitar a Vila Natal de Óbidos?
Podes visitar a Vila Natal de Óbidos em 2025 entre os dias 28 de novembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026. Durante este período, a vila medieval transforma-se num verdadeiro universo encantado, repleto de cor, fantasias natalícias e inúmeras atividades para todas as idades. O evento destaca-se pelas suas atrações únicas, como espetáculos mágicos, diversões e experiências pensadas tanto para miúdos como para graúdos.
Estes são os horários disponíveis para a edição de 2025:
- Segunda a quinta-feira: 11h00 - 20h00;
- Sexta-feira a domingo: 10h00 - 21h00;
- 24 e 31 de dezembro: 11h00 - 18h00;
- 25 de dezembro e 1 janeiro: Encerrados.
Quanto custa visitar a Vila Natal em 2025?
A entrada para a Vila Natal apresenta diferentes preços consoante a idade e o tipo de visitante. O bilhete geral tem um custo de 10 euros, enquanto o bilhete para crianças dos 3 aos 11 anos custa 8 euros. Todas estas opções podem ser adquiridas online, o que facilita a gestão da visita, sobretudo em épocas com muita afluência.
Existem ainda opções para grupos:
- Grupos com mais de 25 pessoas, cada bilhete fica a 9 euros;
- Grupos com mais de 100 pessoas o valor desce para 7,5 euros;
- Grupos escolares beneficiam de um preço especial de 6 euros por aluno.
Ao adquirires o bilhete, tens acesso a grande parte das atrações dentro do recinto natalício, incluindo espetáculos, áreas temáticas e diversas experiências pensadas para todas as idades. Algumas atividades ou experiências podem eventualmente ter custos adicionais.
Como chegar à Vila Natal?
Para chegares à Vila Natal, existem várias opções de transporte e a vila encontra-se mesmo no centro histórico de Óbidos, no distrito de Leiria. Eis as principais alternativas:
- Carro: podes utilizar a autoestrada A8 e sair em Óbidos. Existem 5 bolsas de estacionamento, 3 pagas e 2 gratuitas, junto a Óbidos, com capacidade para mais de 4 mil viaturas;
- Autocarro: a Rodoviária do Oeste disponibiliza diversas ligações diárias entre Lisboa (Terminal de Campo Grande) e Óbidos. A paragem dos autocarros fica apenas a cerca de 100 metros do centro histórico;
- Comboio: existe uma estação ferroviária em Óbidos, servida pela Linha do Oeste. A viagem de comboio desde Lisboa até Óbidos dura cerca de duas horas e meia e a estação encontra-se a aproximadamente 1 km do centro histórico.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta