Este gráfico mostra o fluxo migratório no mundo entre 2005 e 2010. Ou seja, permite perceber de onde e para onde emigram as pessoas. No caso de Portugal, e tendo em conta o período em análise, o destino eleito para “mudar de vida” foram os países da América Latina.
Clica aqui para veres em detalhe o gráfico.

Radiografia do dia: A emigração portuguesa
Crise, austeridade, desemprego. Tudo fenómenos que fazem com que os portugueses tenham, cada vez mais, de emigrar e buscar melhores condições de vida noutros locais. Só no último ano, deixaram o País 120 mil portugueses, número que se vai repetir já em 2013. Mas estes emigrantes são diferentes, já que enviam cada vez menos dinheiro “para casa”.
Radiografia do dia: Evolução da emigração portuguesa desde 1966
A crise está a obrigar muitos portugueses a procurar melhores condições de vida além-fronteiras. Como podes ver no gráfico em cima, no ano passado, mais de 121 mil cidadãos nacionais abandonaram o país em 2012, um novo máximo. O anterior recorde datava de 1966, ano em que 120.239 portugueses fizeram as malas e emigraram.
Portugueses com menos de 34 anos querem emigrar
Perto de metade dos jovens até aos 34 anos admite emigrar ou, alguns, já vivem mesmo fora do país. Os resultados são de um estudo internacional sobre emigração promovido pela Zurich e feito em 12 países. Um décimo destes portugueses admite mesmo que já está a planear trabalhar fora de Portugal.
radiografia do dia: a emigração em portugal e no mundo
segundo o relatório “international migration outlook 2012”, da organização para a cooperação e desenvolvimento económico (ocde), o fluxo migratório em portugal representou, em 2010, 0,4% da população total do país, o que está el linha com a média da ocde (0,5%). de acordo com o documento, mais de 70 mil portugueses estão a emigrar todos os anos, sendo que a maioria tem menos de 29 anos. o relatório concluiu ainda que as migrações começam a recuperar na europa após t
Praias perfeitas para mergulhos de outono: areia branca e sol
O verão acabou, mas ainda há tempo para desfrutar de mergulhos em praias de areia branca e águas cristalinas. Em toda a Europa — de Inglaterra às ilhas do Mediterrâneo — há areais perfeitos para aproveitar os últimos dias de sol antes do inverno chegar.
Florestas encantadas em Portugal para descobrir neste outono
Sabias que quase metade do território português é pintado de verde? As nossas florestas não são apenas conjuntos de árvores, mas autênticos cenários vivos, onde se cruzam histórias antigas, espécies únicas e paisagens capazes de nos fazer perder a noção do tempo. Cada uma delas guarda segredos próprios: algumas nasceram da mão do homem, outras resistem intactas há milhares de anos, todas têm em comum o poder de nos transportar para um mundo mais tranquilo e puro.
Para poder comentar deves entrar na tua conta