Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Pequenas cidades do sul de Espanha que tens de conhecer

Recantos espetaculares no sul de Espanha
Recantos com encanto no sul de Espanha / Pixabay
Autor: Pedro

Se estás a dar voltas sobre tua próxima escapada, certamente que as ideias de paz, harmonia e relax giram na tua cabeça, não é? Pensa numa escapada ao sul de Espanha, para fugir das grandes e stressantes cidades, centrando-te nas pequenas e encantadoras aldeias e vilas.

Selecionámos cinco destinos pelos quais vais apaixonar-te assim que os visites e nos quais terás a sensação de estar a visitar um museu. Qualquer uma destas localidades com encanto será uma experiência para os teus sentidos, que não podes perder!

1. Vejer de la Frontera

Vejer de la Frontera
Vista de Vejer de la Frontera / Wikimedia commons

Situada sobre uma colina e à margem do rio Barbate, esta pequena e preciosa cidade de Vejer de la Frontera conta com uma vista sobre grande parte da província de Cádiz. As suas paredes acolheram a cartagineses, fenícios e romanos, e as suas estreitas ruelas terão sido ocupadas por muçulmanos durante mais de cinco séculos. História e encanto quanto baste.

A arquitetura tão icónica da Andaluzia, unida à majestosidade da sua muralha, a catedral e seus pátios de flores, fizeram de Vejer um dos lugares favoritos dos gaditanos. Visita e dedica-te a desfrutar a sua gastronomia e a sua gente.
Quando dês conta já quererás viver em Vejer.

Casas e apartamentos en Vejer de la Frontera

Ver mais apartamentos y casas de vacaciones em Vejer de la Frontera

Ver casas e alojamentos à venda em Vejer de la Frontera

2. Cabo de Palos

Cabo de Palos
Farol de Cabo de Palos flickr.com/photos/homeofbastian/ / Flickr/Creative commons

Esta localidade murciana foi na sua origem uma vila de pescadores e ainda hoje se podem ver as pequenas embarcações na sua costa. As suas ruas estão empapadas de outro ritmo, uma tranquilidade proveniente de outros tempos e a melhor forma de comprová-lo é desfrutando da sua gastronomia. Não podes ficar sem provar o “Caldero del Mar Menor”, um arroz caldoso com vários tipos de peixe da zona.

Se te deixas levar por Cabo de Palos, há duas coisas que tens de fazer obrigatoriamente. Primeiro: visitar o seu espetacular farol, que já não realiza a sua função marítima, mas conserva um grande encanto, e o percurso que te leva até ele constitui uma das melhores caminhadas da costa mediterrânea. E segundo: aprender submarinismo, já que os imponentes fundos marinos desta zona de Murcia convidam qualquer um a vestir neopreno e partir em rumo a uma aventura submersa.

Casas e apartamentos em Cabo de Palos

Ver mais casas e apartamentos em Cabo de Palos

Ver casas e apartamentos à venda em Cabo de Palos

3. Frigiliana

Frigiliana
Rua em Frigiliana / flickr.com/photos/yellowmo/ / Flickr/Creative commons

A 7kms da famosa cidade de Nerja, encontra-se esta maravilha chamada Frigiliana. Este município conta com uma riquíssima história, aliás, deve o seu nome à sua origem romana: Frexinius-Ana, o lugar de Frexiinus. Além disso, para reviver o seu passado árabe, não há nada melhor que visitar o seu centro histórico, também conhecido como El Barribarto. Tal como Vejer, as suas sinuosas ruas brancas adornadas de flores seduzir-te-ão.

Se gostas de caminhadas, tens uma trilha de 7 km para subir ao miradouro El Fuerte que oferecer-te-á uma vista inigualável sobre a cidade. Se gostas de andar, mas não tanto, sobe até à parte alta de Frigiliana e encontrarás as ruínas do Castelo que também contam com uma panorâmica digna de ser experenciada.

Por último, mas não menos importante, tens de provar o seu azeite, vinho e mel de cana, para além de comprovar como se prepara uma dose de “El Choto” que se guisa com molho de amêndoa.

Casas e apartamentos em Frigiliana

Ver mais casas e apartamentos em Frigiliana

Ver casas e apartamentos à venda em Frigiliana

4. Mojácar

Mojácar
Vista de Mojácar / Wikimedia commons

Mojacar é uma representação das aldeias brancas gaditanas ou a alpujarra granadina da província de Almería. É uma mistura perfeita entre mar e montanha e um dos berços do movimento “hippie”, do qual ainda se pode ser vivido nalgumas zonas da localidade.

Para conhecer Mojácar vale a pena deixar o carro estacionado, calçar uns sapatos cómodos e calcorrear as suas estreitas, empinadas e sobretudo deslumbrantes ruas. Não te esqueças da tua câmara ou equipamento fotográfico já que Mojácar conta com dezenas de pontos magníficos que servem de miradouros.

Vale a pena visitar Mojácar na primavera e verão, porque a 4 km de distância tens uma infinidade de praias de água cristalina. Além disso, se gostas de deixar-te levar por onde a festa te leve, o ambiente noturno de Mojácar Playa acabará por conquistar-te. 

Casas e apartamentos em Mojácar

Ver mais casas e apartamentos em Mojácar

Ver casas e apartamentos à venda em Mojácar

5. Punta Umbría

Punta Umbría
Vista sobre Punta Umbría (Fotografia: Fernando Rey) / Creative commons

A poucos quilómetros da fronteira portuguesa, esta pequena vila pescatória começou a sua atividade turística no final do século XIX como o local de repouso escolhido pelos mineiros ingleses que trabalhavam nas minas de Rio Tinto. Com o passar dos anos, este tornou-se um dos melhores destinos de férias da costa Andaluza.

Apesar da água ligeiramente mais fria em comparação com as praias vizinhas da costa mediterrânea, as extensas praias de Punta Umbría destacam-se pela sua paisagem para além da paz e descanso que proporcionam. Não percas a oportunidade de provar a deliciosa gastronomia local e quando estiveres bem descansado, aproveita para visitar outras cidades das redondezas como Huelva ou Ayamonte.

Casas e apartamentos em Punta Umbría

Ver mais casas e apartamentos em Punta Umbría

Ver casas e apartamentos à venda em Punta Umbría