Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Arte urbana: Banksy invade as ruas de Paris com graffitis alusivos à crise dos refugiados

@banksy/Instagram
@banksy/Instagram
Autor: Redação

A arte de Banksy está de regresso a Paris. O artista de rua britânico – cuja identidade permanece no anonimato até hoje – decidiu pintar várias paredes na capital francesa numa clara alusão à crise migratória, racismo e antissemitismo. Os murais foram descobertos nos últimos dias, mas já estão a correr mundo.

A primeira obra a ser descoberta, segundo o El País, perto de Porte de la Chapelle, mostra a imagem de uma menina negra a pintar com spray um mural de padrão floral cor-de-rosa por cima de uma cruz suástica, junto a um saco-cama e um peluche. Foi encontrada a 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado, numa rua onde até há poucos meses existia um centro de acolhimento de refugiados.

New Banksy in Paris! #banksy @banksy

Una publicación compartida de The Banksy Insider! (@banksyinsider) el

Outra obra atribuída a Bansky – entretanto veio confirmar a autoria de algumas destas obras na sua página de instagram – retrata Napoleão Bonaparte a montar um cavalo branco, numa alusão à pintura de Jacques-Louis David, que aparece coberto com um manto vermelho. Uma ilustração que poderá ser associada à proibição do uso do véu islâmico.

Una publicación compartida de Banksy (@banksy) el

Também a figura de uma criança, em tons de branco, com ar abatido, pintada numa das saídas de emergência da sala de espetáculos parisiense Bataclan, pela qual centenas de pessoas escaparam durante o ataque terrorista da noite de 13 de novembro de 2015.

New Banksy in paris! @banksy #banksy

Una publicación compartida de The Banksy Insider! (@banksyinsider) el

Ainda as ratazanas, uma imagem de marca de Bansky, espalhadas em vários pontos da cidade. Uma delas parece ter um lenço a cobrir o nariz e estar prestes a detonar algum explosivo.

Una publicación compartida de Banksy (@banksy) el

. Fifty years since the uprising in Paris 1968. The birthplace of modern stencil art.

Una publicación compartida de Banksy (@banksy) el