Cinco murais do Douro disputam título mundial de arte urbana

Cinco murais criados na mais recente edição do Douro Street Art Festival foram nomeados pela plataforma internacional Street Art Cities para o prémio de Melhor Obra de Arte Urbana do Mundo, um reconhecimento que coloca São João da Pesqueira no mapa global da arte urbana. As obras em destaque são da autoria dos artistas Rocket01 (Reino Unido), MrKas (Portugal), Francis.co (Portugal), Yessiow (Indonésia) e Pez (Espanha).

Vhils deixa a sua marca debaixo da água... a 12 metros de profundidade

Foi inaugurado recentemente o projeto EDP Art Reef, que compreende uma exposição artística subaquática, a primeira na costa portuguesa, e tem a assinatura do conceituado artista Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils. São 13 peças (em ferro e betão) que se encontram ao largo de Albufeira, no Algarve, numa área da exposição de 1.250 metros quadrados (m2) a cerca de 12 metros de profundidade, sendo que a peça mais alta mede 5,3 metros.
arte urbana

Requalificar o espaço público: a arte humaniza “as selvas urbanas”

Um museu ou galeria ao ar livre, acessível a todos. É assim que a arte urbana se apresenta. Ao serviço, também, da requalificação do espaço público, dá nova vida aos ambientes, alguns decadentes, recuperando a beleza das cidades e de vários ecossistemas ao redor do mundo. A arte de rua é, por isso, um instrumento de expressão direta dos seus criadores e “uma forma de humanizar as grandes "selvas urbanas"”, segundo Vanessa Teodoro. Nesta entrevista para o idealista/news, a artista visual reflete sobre a importância da arte na sociedade, e como é que esta pode melhorar e recuperar a paisagem urbana.

Assim é Lisboa… aos olhos de Vhils

A ideia é mostrar que vale a pena investir em Lisboa. Este vídeo foi produzido pelo artista português Alexandre Neto, mais conhecido por Vhils, em conjunto com a agência Solid Dogma, a pedido da Invest Lisboa, tendo sido exibido segunda-feira na abertura da Web Summit, a maior conferência de empreendedorismo, tecnologia e inovação da Europa, que termina esta quinta-feira (dia 10 de novembro).
Arte urbana: Saramago esculpido por Vhils numa universidade de Madrid

Arte urbana: Saramago esculpido por Vhils numa universidade de Madrid

Internacionalmente conhecido por criar rostos esculpidos com técnicas e materiais pouco habituais, o artista português Alexandre Farto, que assina como Vhils, vai agora dedicar-se a criar a imagem de José Saramago em Madrid. Os trabalhos do graffiteiro lisboeta para esculpir o rosto do Nobel da Literatura na fachada da Universidade Carlos III, na capital espanhola, arrancam na próxima quinta-feira.