Decorar com arte: 6 artistas portugueses para ver na ARCOmadrid 2024

A ARCO Madrid é a feira internacional de arte contemporânea que, desde os anos 80, tem sido uma das principais plataformas do mercado artístico e uma peça essencial no circuito internacional dedicado à promoção e difusão da arte. Em 2024 celebra a sua 43ª edição, com o "Mar das Caraíbas" como tema c
Preços das casas em Madrid

'Soho de Madrid' atrai arte e cultura - é dos melhores bairros do mundo

Nos últimos anos, o bairro Carabanchel, situado na zona sul de Madrid - eleito como o terceiro bairro mais cool do mundo pela Time Out - , tem vindo a ganhar grande dinamismo entre os seus armazéns industriais, fábricas têxteis e gráficas abandonadas. Ninguém diria que nestes locais existem hoje lojas de modistas, galerias e ateliês de artistas, o que faz com que esta zona madrilena esteja cada vez mais ligada ao mundo da cultura e da arte. Mas há uma explicação simples: foi precisamente aqui que os artistas descobriram espaços amplos e a preços acessíveis.

Vhils deixa a sua marca debaixo da água... a 12 metros de profundidade

Foi inaugurado recentemente o projeto EDP Art Reef, que compreende uma exposição artística subaquática, a primeira na costa portuguesa, e tem a assinatura do conceituado artista Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils. São 13 peças (em ferro e betão) que se encontram ao largo de Albufeira, no Algarve, numa área da exposição de 1.250 metros quadrados (m2) a cerca de 12 metros de profundidade, sendo que a peça mais alta mede 5,3 metros.
Mónica de Miranda

Mónica de Miranda: "Há uma outra Lisboa que está escondida"

“Carregamos vários mundos. Isso é uma das reflexões fundamentais da minha obra artística”. Mónica de Miranda nasceu em Portugal e tem origens angolanas, origens essas que transporta, de certa forma, para os trabalhos que desenvolveu ao longo da carreira. Uma dessas obras chama-se “South Circular” (“Circular do Sul”) e está exposta no stand do idealista no Salão Imobiliário de Portugal (SIL) – estará também exposta na Feira Imobiliária de Madrid (SIMA), que decorre de 24 a 27 de maio –, tendo vencido a 5ª edição do concurso Prémio idealista de Arte Contemporânea 2023. “É um projeto de investigação e de mapeamento da cidade de Lisboa, ou seja, de uma cidade invisível. A cidade que existe às periferias e que está ligada aos fluxos migratórios e de diáspora”, diz ao idealista/news, considerando que “há uma outra Lisboa que está escondida”.
bairro histórico de Sintra

Bairro histórico de Sintra recebe projeto de residências artísticas

O histórico Bairro da Tabaqueira, em Sintra, vai receber, a partir de março de 2023, o projeto de residências artísticas do LEPAC - Laboratório de Experimentação de Práticas Artísticas e Ciências, que juntará artistas e cientistas na criação de soluções que promovam as boas práticas ambientais para
Como aumentar as poupanças

Como tornar-se rico? Estes são 3 hábitos dos milionários a seguir

Muitos ambicionam gerar riqueza abundante. Mas são poucos os que conseguem. Para estudar como é que as pessoas mais ricas do mundo pensam, o consultor financeiro e escritor Tom Corley desenvolveu em 2004 um estudo intitulado "Os hábitos dos ricos". Esta investigação decorreu durante cinco anos e passou por entrevistar 225 milionários. Contamos quais são as principais conclusões do estudo neste artigo.