Comentários: 0
Praias dog-friendly em Portugal
Freepik

Verão é sinónimo de praia e férias, verdade? Mas infelizmente, também é nesta época que as notícias e as redes sociais se enchem de notícias e publicações sobre o aumento do abandono de animais de estimação. Ir de férias, não significa que tenhas de deixar para trás o teu fiel amigo de quatro patas, na realidade são cada vez mais as praias 'pet-friendly' em Portugal

Com as novas regras sobre o que não é permitido fazer na praia, é importante que te possas prevenir e embora permitam o passeio de cães na praia em zonas autorizadas, o melhor será optares por uma praia que permite a permanência de cães. Assim, poderás usufruir do areal o tempo que te apetecer na companhia do teu animal de estimação.  

Embora não seja uma situação generalizada, existem cada vez mais areais prontos a receber os teus patudos, no entanto, há algumas regras que tens de ter em conta para levar os patudos de férias:

  • É obrigatório que o teu animal esteja registado;
  • É necessário utilizar trela e açaime, no caso de que se trate de uma raça potencialmente perigosa;
  • É importante ter em atenção a segurança dos restantes banhistas;
  • Deves manter as condições de higiene da praia;
  • Todas as praias seguem as regras impostas pela autoridade portuária que as supervisa.

Agora que já conheces as principais regras para usufruir da praia com o teu amigo de quatro patas, descobre 4 praias portuguesas que aceitam a entrada e permanência de animais.

Praia Suave Mar, Esposende

Levar o cão à praia
Pixabay

Foi em julho de 2018 que a Praia Suave Mar começou a receber patudos com pompa e circunstância no seu vasto areal. Com bom acessos, esta praia é perfeita para uns dias de verão ao lado do teu amigo de quatro patas, para além de poder dar umas valentes corridas na areia, encontrarás tudo o que ele necessita desde bebedouros de água potável até dispensadores de sacos para os dejetos. 

Para ti existem vários desportos aquáticos para um dia de aventuras, assim como vários bares, restaurantes, balneários e estacionamento. Tudo o que precisas para um dia em família com o teu melhor amigo. Lembra-te que para levar o cão à praia, o mesmo deverá estar registado na Junta de Freguesia da tua área de residência, usar coleira/arnês ou em caso disso, trela e açaimo. 

Além disso, deves ter em conta que, no momento de escolheres uma casa de férias ou alojamento, a mesma deve ser 'pet-friendly' para que possas garantir também uma estadia adequada ao teu animal de estimação

Faz as malas e prepara-te para umas férias inesquecíveis em Esposende!

Ver mais alojamentos de férias 'pet-friendly' em Esposende

Praia dos Pescadores, Oeiras

Cães a brincar na praia
Pixabay

Ao chegares ao Centro Náutico de Paço de Arcos, será fácil dares de caras com a Praia dos Pescadores em Oeiras, que desde 2020 permite a permanência de cães na praia acompanhados pelos seus donos. No entanto, também aqui há um conjunto de regras, indicadas à entrada da praia,  que terás de cumprir se queres fazer um dia de praia com o teu patudo e uma delas passa por te restringires à zona delimitada para o efeito. 

Além disso, não é permitida a utilização da praia por animais que: estejam feridos ou doentes, em cio, grávidas, a amamentar ou ninhadas. É ainda obrigatório ter o Documento de Identificação do Animal de Companhia ou Passaporte do animal e o uso de coleira, peitoral e açaimo ou trela.

E embora o areal não seja muito extenso, tem espaço de sobra para que possas brincar com o teu patudo e para que ele possa interagir com outros cães.

Encontra alojamentos 'pet-friendly' em Oeiras

Ver mais alojamentos 'pet-friendly' em Oeiras

Praia das Furnas-Rio, Odemira

Cão a brincar na praia
Pixabay

Em Vila Nova de Mil Fontes, encontramos a Praia das Furnas-Rio, eleita em 2012 como a Melhor Praia de Rio, no concurso das 7 Maravilhas-Praias de Portugal. E nesta praia, depois de um período experimental na época balnear de 2021, também os animais de estimação são bem vindos, mediante o cumprimento de regras. 

Quando a maré está baixa, o areal estende-se a perder de vista para lá da Foz do Rio Mira, formando pequenas enseadas por entre as rochas, ideal para fazer uma caminhada com o teu cão e gastar energias. 

Se fores acompanhado de mais pessoas, poderás deixar alguém de olho e aproveitar o descanso do teu cão, para experimentar uma das atividades aquáticas disponíveis como kitesurf ou windsurf. Além disso, na época balnear de 2023 esta é uma das praias do país galardoadas com Bandeira Azul, o que é sinónimo de um ambiente limpo e cuidado e de uma ótima qualidade da água mesmo a convidar para mergulhos. 

Encontra alojamentos 'pet-friendly' em Odemira

Ver mais alojamentos 'pet-friendly' em Odemira

Praia das Amoeiras, Torres Vedras

Praias que admitem cães
Pixabay

No que respeita a praias 'dog-friendly', a Praia das Amoeiras, em Santa Cruz, Torres Vedras, entra no terceiro ano consecutivo em que permite a admissão de animais de companhia. Entrou para a lista das praias que admitem cães em 2020, e desde então tem recebido inúmeros amigos de quatro patas ansiosos por dar uma corrida no areal. 

Além das vistas incríveis onde se encontram o mar e a serra, o teu patudo é tratado como um rei, terá todos os cuidados de que precisa para um dia de praia em cheio. No areal poderás encontrar vários abrigos às riscas, lembrando as antigas tendas de praia... mas para o teu patudo. Além disto, a praia está equipada com vários bebedouros e dispensadores de sacos disponíveis.

Poderás aproveitar para fazer uma caminhada junto à agua e quando o calor apertar podes recolher o teu animal de estimação para a sombra do seu abrigo. Quando o calor abrandar, poderás aproveitar o extenso areal para umas brincadeiras com o teu cão

No fim do dia, depois do pôr do sol na praia, poderás regressar ao teu alojamento na companhia do teu cão que certamente estará tão delirante como cansado. 

Ver alojamentos 'pet-friendly' em Torres Vedras

Ver mais alojamentos 'pet-friendly' em Torres Vedras

Já com o destino escolhido, deixamos-te algumas dicas para que possas desfrutar da praia ao máximo com o teu cão:

  • Zonas com água calma para que tanto tu como o teu cão possam nadar tranquilos;
  • Sombra e hidratação! Os animais também podem sofrer com a exposição solar durante as horas de maior calor;
  • Deixa a praia como a encontraste, ou seja, limpa os excrementos do teu animal com os teus próprios sacos para o efeito ou com os sacos fornecidos pela praia;
  • Praia é para brincar! É importante levares os brinquedos favoritos do teu patudo para que não se sinta tentado a brincar com os objetos dos outros banhistas;
  • Ao voltar a casa, dá banho ao teu cão com água doce para retirar o sal do pelo.
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta