Comentários: 0
As mais belas cidades costeiras de Itália
Destinos turísticos imperdíveis na costa de Itália idealista

Os mais de 7500 km de costa italiana são uma atração irresistível para todos os amantes do mar. Existem muitas cidades e vilas, banhadas pelas águas cristalinas do mar, que são verdadeiros postais que representam a beleza de Itália.

De Ligúria a Sicília, selecionámos 5 das mais belas cidades costeiras de Itália que podem ser o destino perfeito para as tuas férias de verão. Se queres desfrutar de passeios tranquilos na praia, relaxar ao sol e admirar a beleza arquitetónica e o incrível património cultural destes belos lugares, continua a ler e descobre estas joias da costa italiana.

Sestri Levante, Ligúria
Wikipedia
Sestri Levante, chamada "cidade dos dois mares" pelo escritor Hans Christian Andersen, está localizada na província de Génova e é um dos últimos lugares no Golfo de Tigullio. A sua 'alcunha' deriva do fato de que o seu centro histórico tem vistas para duas baías, a do Favole e a do Silenzio. Segesta, assim chamada na época da Roma Antiga, merece ser visitada e descoberta... vais adorar!

O que ver em Sestri Levante:

  • As igrejas, a igreja de San Nicolò dell'Isola, que data de 1151, é o seu edifício mais antigo. Perto do centro histórico, não percas a basílica de Santa Maria di Nazareth e as igrejas de San Pietro, em Vincoli, e da Immacolata Concezione.
  • Palazzo Fascie Rossi, reconhecível pela sua fachada avermelhada e pela torre que se destaca. Neste edifício encontramos a Biblioteca Cívica, mas também o Museu Arqueológico Musel, que conta a história dos povos que viveram nesta cidade ao longo dos séculos.
  • Punta Manara, destino ideal para os amantes das caminhadas e do trekking. Podes chegar a este lugar a pé, através de um caminho que começa fora da cidade. A recompensa chegará no final do caminho: uma vista incrível do mar azul de Tigullio e dos montes verdes que o rodeiam!

O que comer em Sestri Levante:

  • Testaroli al pesto, discos de massa macia, preparados com farinha, água e sal e temperados com o molho típico desta terra. Esta humilde pasta tradicional é preparada em pratos quentes de terracotta chamados testi, dos quais deriva o seu nome.
  • Anchovas bagnun, uma sopa de anchovas típica da região que tem anchovas como base, obviamente. A estas adicionam tomate, cenoura, cebola, alho, salsa, orégão, vinho branco e azeite. Uma verdadeira iguaria que deve ser servida com bolos de marisco ou fatias de pão caseiro tostado!
  • Ciuppin, uma sopa de peixe da Ligúria para lamber os dedos. Para a realização deste prato humilde utilizam todas as partes do peixe. Hoje em dia, prepara-se com peixes como o pargo, a dourada, etc.

Se queres conhecer de perto esta pérola da Ligúria, passa um fim-de-semana aqui, numa das casas anunciadas em Rentalia.

Ponza, Lácio
Pixabay
Tipicamente mediterrânea, Ponza é um dos destinos favoritos dos italianos.

Esta ilha conquistará o teu coração graças ao seu mar impoluto, às suas praias românticas (Cala Feola, Cala Felce e Chiaia di Luna, entre muitas outras...) com arcos e naturais e faróis, à sua deliciosa gastronomia local e às suas ruas cheias de numerosas lojas de todos os tipos. Um lugar ideal para passar um fim-de-semana diferente do habitual!

O que ver em Ponza:

  • Cavernas de Pilatos, devem ser visitadas em barco. São túneis e cavernas, escavadas na rocha, conectadas por uma piscina central; foram usadas pelos romanos para a criação de moréias.
  • Via Pisacane, a rua das compras! Passeia pelas lojas das marcas mais famosas, restaurantes, lojas de souvenirs e oficinas de artistas e artesãos locais.
  • Jardim Botânico, para admirar a flora típica da ilha. Flores, ervas e plantas que só podem ser admiradas aqui. Uma verdadeira jóia com vistas para o mar no Monte Belvedere.

O que comer em Ponza:

  • Spaghetti con granchio fellone, um prato com um sabor inconfundível e cheiro a mar. O protagonista é o caranguejo que é frito com alho, azeite, tomate, salsa e pimenta numa panela, criando um molho irresistível que acompanhará seu prato de pasta.
  • Fiori di zucca fritti, ou flores de abóbora fritas, um prato típico da cozinha de Lácio. Friáveis e crocantes, perfeitamente cozinhadas e irrestíveis... o seu segredo? Um recheio muito suave de mozzarella e anchovas.
  • Coelho alla ponzese, receita tradicional da ilha ligada às festas do santo padroeiro, San Silverio, celebradas a 20 de Junho. Mas não te preocupes, podes encontrá-lo durante todo o ano nos menus dos restaurantes da ilha. O coelho é deixado a marinar uma noite inteira com vinho e alecrim e depois é dourado numa panela... uma verdadeira maravilha para o paladar!

Se amas a vida perto do mar não percas esta ilha de beleza inconfundível. Procura casas em Rentalia e aproveita a tua estadia em Ponza.

Positano, Câmpania
Pixabay
Esta é uma das cidades mais famosas da Costa Amalfitana. Positano, a cidade vertical, parece desafiar as leis da gravidade com casas coloridas, umas ao lado umas das outras, que parecem prestes a cair ao mar. Definido com o Montecarlo italiano, ficarás maravilhado e conquistado pelas suas escadarias, vielas, terraços, jardins e vistas panorâmicas incomparáveis.

O que ver em Positano:

  • Igreja de Santa Maria Assunta, uma bela igreja com uma cúpula de azulejos amarelos e verdes. Dentro dela poderás admirar a Madonna nera con bambino, assim como esculturas e mosaicos.
  • Sentiero degli dei, um passeio panorâmico desde Positano até Agerola. Um dos caminhos mais espetaculares do mundo, para os amantes do trekking. E no final da rota? Poderás relaxar com vistas de Cilento a Capri.
  • Entra num barco e faz um passeio para descobrir as praias mais escondidas. Não percas as praias de Fornillo e Marina Grande (acessíveis a pé), bem como Arienzo (conhecida como a praia dos trezentos passos) e Laurito.

O que comer em Positano:

  • Scialatielli com frutos do mar, uma massa de ovo porosa, típica da região, que é servida com um molho de mariscos frescos.
  • Vermicelli di Positano, um prato simples, mas de grande impacto já que falamos de um primeiro prato com tomates frescos. A receita? Só tens de cozinhar a massa e marinar vegetais e ervas. Perfeita para vegetarianos e veganos, fácil e realmente deliciosa.
  • Babarese, uma massa folhada muito saborosa, recheada de morangos e nata batida. Uma verdadeira delícia!

Se queres visitar esta elegante cidade do litoral à beira-mar, não esperes mais! Esta é uma das melhores épocas do ano para ver Positano... melhor ainda se encontras casa em Rentalia.

Polignano a Mare, Apúlia
wikimedia_commons
Polignano a Mare encontra-se num esporão rochoso com vistas para o Mar Adriático. Existem muitas razões para visitar esta esplêndida cidade na província de Bari: o azul intenso do mar, as casas brancas que brilham sob os raios do sol, a zona histórica com muralhas cheias de poemas, as ruelas onde te podes perder, as varandas floridas e os cheiros da gastronomia que se misturam com o ar salgado.

O que ver em Polignano a Mare:

  • Lama Monachile, um símbolo da cidade e certamente uma das fotos mais famosas na Internet. Um verdadeiro "must" para todos os turistas ou amantes do Instagram: duas paredes de pedra com uma pequena praia no interior. A maravilha e a beleza deste lugar vão valer a pena, frente à confusão e multidão que aí encontrarás.
  • A estátua de Domenico Modugno,  uma representação em bronze dedicada ao famoso cantor italiano nascido nesta aldeia.
  • Cavernas Marinhas. Desde 2008 Polignano a Mare recebe sempre a Bandeira Azul e as suas cavernas marítimas (mais de 70) estão por explorar. Um agradável passeio de barco levar-te-á a descobrir estas maravilhas naturais erodidas pelo mar e pelo vento. Uma oportunidade que não podes perder!

O que comer em Polignano a Mare:

  • Caffè speciale, uma deliciosa bebida com café, nata, amaretto, açúcar e casca de limão, servida em copos de vidro, típica da cidade.
  • Focaccia Pugliese, uma focaccia suave e aromática; um prato tradicional amado por adultos e crianças preparado com massa de pão, tomates cherry, alho, orégão e azeite virgem extra .
  • Spaghetti con sugo di polpo, um prato típico da Apúlia com pequenos polvos frescos, tomates vermelhos e salsa.

Se queres passar um fim de semana em Polignano a Mare, procura alojamento na Rentalia.

Cefalù, Sicília
Wikipedia
Declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 2015, Cefalù é uma pequena cidade, na província de Palermo, com um mar tão claro que parece uma piscina.

Perde-te nas ruas estreitas do centro histórico, visita a catedral, descobre as típicas iguarias sicilianas nos restaurantes da região e caminha para ver de perto o seu pequeno porto.

O que ver em Cefalù:

  • A Catedral Normanna, é o monumento mais famoso de Cefalù e, desde 2015, faz parte do Património Mundial da UNESCO. As suas origens são duvidosas: entre a história e a lenda, diz-se que a sua construção foi encomendada pelo Rei Rogério II da Sicília em 1131, para mostrar o seu poder ao Papa e converter os muitos muçulmanos da ilha mas, outros contam que o Rei o fez porque se salvou milagrosamente depois de ver o Senhor, durante uma tempestade perigosa e violenta.
  • Corso Ruggero, a rua principal da cidade que corta Cefalù em dois. Por um lado, podes admirar as suas ruas estreitas, os seus becos, passagens estreitas e arcos; por outro lado, vais andar por ruas mais largas e mais espaçosas.
  • Rocca di Cefalù, se gostas de andar não perca o caminho que te leva ao cimo desta fortaleza. Durante a subida, também poderás ver os restos do Templo de Diana, datado do século IX a.C. Perto da catedral, também foi construída uma cruz de metal com vários metros de altura que se pode ver iluminada à noite.

O que comer em Cefalù:

  • Sfincuini (Sfincione), focaccia tradicional recheada com tomate, salame picante, caciocavallo (um tipo de queijo), cebola e anchovas.
  • Sardi a beccaficu (Sarde alla Beccafico) são sardinhas geralmente servidas como aperitivo ou como prato principal. As sardinhas são enroladas e recheadas com passas, pão ralado, pinhões e salsa.

Deixa-te conquistar pela beleza de Cefalù e pela sua paz e tranquilidade: passa um fim de semana aqui com Rentalia!

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta