Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

5 exposições que não podes perder em 2020

5 exposições que não podes perder em 2020
Meet Vincent Van Gogh em Lisboa
Autor: Redação

O ano de 2020 chegou carregado de planos perfeitos para os amantes da arte e nós encarregamo-nos de preparar a tua agenda cultural. Aproveita para visitar algumas das melhores exposições do país e diverte-te no mundo da pintura, escultura, fotografia e até de exibições de animais.

Estas são 5 das exposições que não podes perder em 2020:

Manoel de Oliveira

Fundação Serralves
Casa do Cinema Manoel de Oliveira da Fundação Serralves / Wikimedia commons

Até ao dia 25 de junho de 2020 podes visitar a exposição dedicada a Manoel de Oliveira, na Fundação de Serralves, no Porto.

A exibição apresenta duas abordagens do cinema criado pelo cineasta. Primeiro, podemos desfrutar um videowall interativo que representa, cronologicamente, a obra de Manoel de Oliveira ao longo de oito décadas. Recorrendo a sequências de filme, fotografias, textos, guiões, desenhos esquemáticos, podemos entender o processo criativo que dá origem a obras tão singulares.

A segunda parte da exposição apresenta cinco projeções simultâneas e sincronizadas. Este exercício de análise e recomposição pretende exemplificar as ressonâncias de diferentes momentos do mesmo filme e as particularidades do estilo do cineasta.

Se és uma amante do cinema, não podes perder esta exposição! E, se queres aproveitar para passar uns dias na cidade do Porto, podes encontrar o teu alojamento em Rentalia!

Página web: Fundação Serralves

Localização: R. de Serralves 873, Porto

Disponível até: 25 de junho de 2020

Electric – A virtual reality exhibition

Electric - A virtual reality exhibition
Entra numa nova realidade no Museu Serralves / Museu Serralves
Também em Serralves, aponta “Electric”, comissariada por Daniel Birnbaum e com o selo de Acute Art (organização de artistas internacionais, que promovem exposições em instituições artísticas de renome a nível internacional, utilizando novas tecnologias), explora os limites da realidade virtual.

Esta exposição procura que os visitantes desfrutem de uma experiência de realidade aumentada, acessível e inteligível, sem que seja necessário utilizar infraestruturas complexas. Neste caso, podemos explorar vários espaços, como por exemplo: ”The Third Glass”, baseado na obra The Large Glass de Marcel Duchamp, representa uma lente através da qual podemos ver novas possibilidades no mundo da arte; e “+ x, Chapter 34”, R. H. Quaytman utiliza a imagem oculta da artista Hilma af Klint e leva o observador a diferentes estados de consciência.

Visita o Museu e Parque Serralves e entra numa nova dimensão!

Página web: Museu Serralves

Localização: R. Dom João de Castro 210, 4150-417 Porto

Disponível até: 24 de maio de 2020

Viagem ao mundo das aranhas

Viagem ao mundo das Aranhas
A aranha viúva negra é uma das mais venenosas do mundo / Pixabay
Se és um amante da natureza e estás à procura de um plano diferente e original, esta exposição é perfeita para ti. “Viagem ao mundo das aranhas” apresenta cerca de 40 aranhas e escorpiões vivos, oriundos de vários continentes. Estas criaturas de oito patas, algumas delas venenosas, despertam o medo, a admiração e a curiosidade de pequenos e graúdos.

Na Fábrica Centro de Ciência Viva, em Aveiro, prepara-te para ver tarântulas que libertam pelos urticantes quando se sentem em perigo, escorpiões, conhece a espécie viúva negra, uma das aranhas mais venenosas do mundo, e a tarântula-golias-comedora-de-pássaros, a maior espécie de todas.

Para recuperar forças depois de viver tantas emoções fortes, aloja-te numa das casas de férias anunciadas em Rentalia.

Página web: Fábrica Centro de Ciência Viva

Localização: R. dos Santos Mártires 1A, 3810-164 Aveiro

Disponível até: 1 de março de 2020

Meet Vincent Van Gogh

Meet Vincent Van Gogh
Meet Vincent Van Gogh em Lisboa / Wikimedia commons
O Terreiro das Missas, em Belém, recebe, até ao dia 31 de maio, uma exposição interativa dedicada a celebrar as obras de Vincent Van Gogh.

Esta é, sem dúvida, uma exposição artística fora do normal: tira uma selfie numa recriação em tamanho real do quarto de Van Gogh, toca a tinta da sua palete, utiliza um microscópio para descobrir os materiais utilizados pelo pintor, participa numa casa ao tesouro, atua como curador de obras de Van Gogh e aplica a teoria de cores e a perspectiva para criar os teus próprios quadros.

Tudo isto é acompanhado por projeções e áudio-guias gratuitos que fazem com que esta exibição seja ainda mais especial.

E, se estás de visita a Lisboa, podes optar por hospedar-te num destes alojamentos.

Página web: Meet Vincent Van Gogh

Localização: Terreiro das Missas, 1300-598 Lisboa

Disponível até: 31 de maio de 2020

Les extraordinaires mésaventures de la Jeune Fille de Pierre

MAAT Lisboa
Museu da Arte, Arquitetura e Tecnologia junto ao rio Tejo / Wikipedia
Também em Lisboa, o cineasta e artista português Gabriel Abrantes apresenta a sua primeira exposição individual no MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia).

Neste caso, o artista, vencedor do Prémio Novos Artistas da EDP em 2009, apresenta obras fílmicas que dialogam através de pinturas, desenhos e aguarelas, realizadas ao longo de mais de uma década.

Se és fã de Gabriel Abrantes, esta é a oportunidade perfeita para ver algumas das melhores obras da arte contemporânea portuguesa e da trajetória do artista.

Página web: MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

Localização: Av. Brasília, 1300-598 Lisboa

Disponível até: 19 de maio de 2020