Coleção Novo Banco leva arte contemporânea à Beira Interior
A Coleção Novo Banco é uma das mais relevantes coleções de arte contemporânea em Portugal, reunindo mais de 1.000 obras de 300 artistas de 38 nacionalidades. Inclui pintura, fotografia, escultura, numismática e literatura, refletindo a diversidade e a riqueza do património artístico contemporâneo. Nos últimos anos, a iniciativa tem levado estas obras a museus e espaços culturais por todo o país, com destaque para a Beira Interior, região historicamente menos acessível ao grande público.
Kengo Kuma inaugura sábado exposição imersiva com projetos em Portugal
Uma exposição sobre projetos do arquiteto japonês Kengo Kuma em território nacional que envolve uma “experiência imersiva” é inaugurada sábado (4 de outubro de 2025) na Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitetura, em Matosinhos.
Exponor vai dar lugar a projeto para habitação, comércio e empresas
A Exponor já funciona em Matosinhos há quase 40 anos. E, agora, sabe-se que este parque de exposições não só vai ser modernizado, como os seus terrenos vão dar lugar a um projeto de uso misto, que inclui prédios para empresas, comércio e habitação, os quais deverão ter entre 10 e 18 andares.
Exposição de arte dá vida a edifício em Lisboa que aguarda licença
As cidades estão repletas de edifícios e terrenos desocupados, estando muitos a aguardar a conclusão de processos de licenciamento e início de obras. Foi tendo em conta esta realidade que a LX Capital resolveu criar uma iniciativa que vem dinamizar, temporariamente, estes imóveis através da arte e da cultura. O primeiro edifício que vai ganhar vida situa-se em Lisboa e vai acolher a exposição RANDOM, a qual vai contar com obras de 50 artistas.
Museu do Design e da Moda já foi remodelado e vai abrir a 25 de julho
O Museu do Design e da Moda (MUDE) vai reabrir no dia 25 de julho, após oito anos fechado e depois de obras de requalificação, com a mostra “Edifício em Exposição”, informa a Câmara Municipal de Lisboa, na sua agenda.
De acordo com uma publicação na revista Agenda Cultural Lisboa, o MUDE volta a ab
Arquitetos criticam escolha de autor do Pavilhão de Portugal na Expo2025
O Pavilhão de Portugal na Exposição Mundial de Osaka 2025 (Expo2025), que decorrerá de 13 de abril a 13 de outubro do próximo ano, foi desenhado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma e pelo seu atelier KKAA. Será a primeira vez que o país apresenta um pavilhão nacional numa exposição mundial com um edifício que não é desenhado por um arquiteto português, lamenta a Ordem dos Arquitetos (OA), criticando os “requisitos solicitados por Portugal no Concurso de Conceção Construção”.
Exposição mostra problema da habitação em Lisboa e dá voz a arquitetos
A exposição “Habitar Lisboa”, que foi inaugurada esta terça-feira (17 de outubro de 2023), pretende tornar visível a situação atual da habitação na capital, mostrando o papel dos arquitetos na estratégia para a construção na cidade. Com curadoria da arquiteta Marta Sequeira, a exposição, a decorrer no Centro de Arquitetura/Garagem Sul do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, torna-se a primeira exposição parte integrante do Museu de Arte Contemporânea do CCB.
Vhils deixa a sua marca debaixo da água... a 12 metros de profundidade
Foi inaugurado recentemente o projeto EDP Art Reef, que compreende uma exposição artística subaquática, a primeira na costa portuguesa, e tem a assinatura do conceituado artista Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils. São 13 peças (em ferro e betão) que se encontram ao largo de Albufeira, no Algarve, numa área da exposição de 1.250 metros quadrados (m2) a cerca de 12 metros de profundidade, sendo que a peça mais alta mede 5,3 metros.
EDP Art Reef: a arte de Vhils num recife artificial no fundo do mar
EDP Art Reef é uma intervenção artística de Alexandre Farto, conhecido como Vhils, sobre peças de centrais a carvão e fuel que a EDP desativou para dar lugar a projetos renováveis. Algumas das peças mais emblemáticas podem ser vistas pelo público até 15 de abril na sede da EDP, antes da submersão. Trata-se de uma exposição que vai viver no mar, que primeiro pode ser vista em terra.
ARCOLisboa decorre esta semana: 8 artistas a não perder
A ARCOLisboa voltará, esta semana, a ser o grande ponto de encontro de colecionadores, donos de galerias, artistas e profissionais internacionais, na capital portuguesa.
Decorar a casa: “Viver com arte é uma experiência gratificante”
“Investir na cultura é investir na humanidade”, é ter uma visão de nós mesmos. A cultura é transversal a todos os domínios da arte. E será boa ideia decorar a casa com arte para estarmos mais perto de nós próprios?
Agenda cultural de Lisboa, Porto e Faro: Os eventos estão de regresso
Ficámos privados da cultura durante muito tempo devido à pandemia.
Bienal de Veneza: Portugal vai ter uma casa maior para se mostrar
O 2º piso do Palácio Franchetti, nas margens do Grande Canal de Veneza (Itália), será a nova morada de Portugal na Bienal de Veneza. Com mais 500 metros quadrados (m2) de área expositiva, a partir de 2022, este será o espaço fixo para as exposições de arte contemporânea e arquitetura que constituam a representação oficial portuguesa nas bienais. O contrato foi tornado público na semana passada, no âmbito da inauguração oficial do Pavilhão de Portugal da 17.ª Bienal de Arquitetura.
“Serralves em Luz” é uma das 10 melhores exposições da Europa, diz o The Times
A ”Serralves em Luz” está entre as 10 melhores exposições a visitar na Europa, segundo o The Times.
Um mural de 70 metros em Lisboa cheio de arte
A Parallel Review, uma plataforma europeia de fotografia contemporânea, está de volta a Lisboa.
O que é uma casa? É (quase) tudo e transformou-se com a pandemia
A casa é um espaço em constante construção. É um direito, um desejo, um abrigo ou uma prisão, um lugar para viver e o local onde queremos morrer, é também um ninho, é quem amamos. É liberdade, representa o amor, mas também pode ser o inferno e uma personificação da dor.
Oito obras da feira ARCO para ter em casa a partir de 500 euros
A feira de arte moderna ARCO decorreu na semana passada em Madrid, Espanha - de 8 a 11 de julho de 2021. Esta nova edição reuniu um total de 130 galerias de 26 países, expondo um vasto leque de obras de arte.
“Tudo o que eu quero”: 40 artistas portuguesas na Gulbenkian e virtualmente
A arte portuguesa no feminino. “Tudo o que eu quero” é a exposição que vem mostrar o trabalho de 40 artistas portuguesas reunindo mais de 200 obras desenhadas entre 1900 e 2020. Está em exibição no Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, desde dia 2 junho até 23 agosto 2021, mas não só. Agora, as obras também podem ser vistas em formato digital, no site ou app da Google Arts & Culture.
Ai Weiwei: maior exposição do artista chinês na Cordoaria de Lisboa
O artista chinês Ai Weiwei, que escolheu o Alentejo para viver, elegeu agora Lisboa para abrir aquela que é maior exposição que alguma vez organizou. Chama-se “Rapture” e conta com 85 obras de arte marcadas por um forte ativismo pelos direitos humanos.
“Em Casa”: exposição de arquitetura no CCB sobre as diferentes formas de habitar
Em que casas habitamos? Como é que os arquitetos de hoje desenham as nossas moradas e como é que as noções de habitação se transformaram no tempo da última geração?
“A cidade é a casa é a cidade é a casa" - ou quando a arte repensa a habitação em plena pandemia
A pandemia veio mudar a forma como se pensam as cidades, os espaços públicos, mas também as próprias casas, com a introdução de novos hábitos, rotinas, formas de viver e de estar dentro delas. Da arquitetura ao design, e também noutras formas de arte e disciplinas, tornou-se importante repensar
14 artistas internacionais juntaram-se para inventar a casa do futuro - eis o resultado
“Places to be” reuniu 14 designers internacionais em torno de um objetivo comum: criar um espaço de vida único, isto é, uma casa “inventada” e composta por divisões desenhadas por cada um deles ao estilo do famoso jogo “Cluedo”, e em que cada uma delas respira uma atmosfera única. O projeto é da La Fondation Martell, em França, e vai estar em exibição até janeiro de 2022.
ARCO 2020: visita guiada pela feira de arte de Madrid, desde as obras mais caras às mais baratas
O coronavírus não fez (até ao momento) parar a ARCO 2020.
5 exposições que não podes perder em 2020
O ano de 2020 chegou carregado de planos perfeitos para os amantes da arte e nós encarregamo-nos de preparar a tua agenda cultural.
Maiores feiras de jardinagem e decoração de exteriores do Norte até sábado na Exponor
Matosinhos vai ser, entre hoje e sábado, dia 08 de fevereiro de 2020, o centro do mundo da jardinagem, decoração de espaços exteriores e ambiente urbano. Mais de uma centena de expositores, de diversas nacionalidades - portugueses, espanhóis, italianos, franceses e dinamarqueses -, estão presentes na Expojardim e Urbangarden, duas feiras que estão a decorrer na Exponor e são dirigidas, sobretudo, ao público profissional.