
Exponor vai dar lugar a projeto para habitação, comércio e empresas
A Exponor já funciona em Matosinhos há quase 40 anos. E, agora, sabe-se que este parque de exposições não só vai ser modernizado, como os seus terrenos vão dar lugar a um projeto de uso misto, que inclui prédios para empresas, comércio e habitação, os quais deverão ter entre 10 e 18 andares.

Exposição de arte dá vida a edifício em Lisboa que aguarda licença
As cidades estão repletas de edifícios e terrenos desocupados, estando muitos a aguardar a conclusão de processos de licenciamento e início de obras. Foi tendo em conta esta realidade que a LX Capital resolveu criar uma iniciativa que vem dinamizar, temporariamente, estes imóveis através da arte e da cultura. O primeiro edifício que vai ganhar vida situa-se em Lisboa e vai acolher a exposição RANDOM, a qual vai contar com obras de 50 artistas.

Museu do Design e da Moda já foi remodelado e vai abrir a 25 de julho
O Museu do Design e da Moda (MUDE) vai reabrir no dia 25 de julho, após oito anos fechado e depois de obras de requalificação, com a mostra “Edifício em Exposição”, informa a Câmara Municipal de Lisboa, na sua agenda.
De acordo com uma publicação na revista Agenda Cultural Lisboa, o MUDE volta a ab

Arquitetos criticam escolha de autor do Pavilhão de Portugal na Expo2025
O Pavilhão de Portugal na Exposição Mundial de Osaka 2025 (Expo2025), que decorrerá de 13 de abril a 13 de outubro do próximo ano, foi desenhado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma e pelo seu atelier KKAA. Será a primeira vez que o país apresenta um pavilhão nacional numa exposição mundial com um edifício que não é desenhado por um arquiteto português, lamenta a Ordem dos Arquitetos (OA), criticando os “requisitos solicitados por Portugal no Concurso de Conceção Construção”.

Exposição mostra problema da habitação em Lisboa e dá voz a arquitetos
A exposição “Habitar Lisboa”, que foi inaugurada esta terça-feira (17 de outubro de 2023), pretende tornar visível a situação atual da habitação na capital, mostrando o papel dos arquitetos na estratégia para a construção na cidade. Com curadoria da arquiteta Marta Sequeira, a exposição, a decorrer no Centro de Arquitetura/Garagem Sul do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, torna-se a primeira exposição parte integrante do Museu de Arte Contemporânea do CCB.

Vhils deixa a sua marca debaixo da água... a 12 metros de profundidade
Foi inaugurado recentemente o projeto EDP Art Reef, que compreende uma exposição artística subaquática, a primeira na costa portuguesa, e tem a assinatura do conceituado artista Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils. São 13 peças (em ferro e betão) que se encontram ao largo de Albufeira, no Algarve, numa área da exposição de 1.250 metros quadrados (m2) a cerca de 12 metros de profundidade, sendo que a peça mais alta mede 5,3 metros.

EDP Art Reef: a arte de Vhils num recife artificial no fundo do mar
EDP Art Reef é uma intervenção artística de Alexandre Farto, conhecido como Vhils, sobre peças de centrais a carvão e fuel que a EDP desativou para dar lugar a projetos renováveis. Algumas das peças mais emblemáticas podem ser vistas pelo público até 15 de abril na sede da EDP, antes da submersão. Trata-se de uma exposição que vai viver no mar, que primeiro pode ser vista em terra.

ARCOLisboa decorre esta semana: 8 artistas a não perder
A ARCOLisboa voltará, esta semana, a ser o grande ponto de encontro de colecionadores, donos de galerias, artistas e profissionais internacionais, na capital portuguesa.

Decorar a casa: “Viver com arte é uma experiência gratificante”
“Investir na cultura é investir na humanidade”, é ter uma visão de nós mesmos. A cultura é transversal a todos os domínios da arte. E será boa ideia decorar a casa com arte para estarmos mais perto de nós próprios?

Agenda cultural de Lisboa, Porto e Faro: Os eventos estão de regresso
Ficámos privados da cultura durante muito tempo devido à pandemia.

Bienal de Veneza: Portugal vai ter uma casa maior para se mostrar
O 2º piso do Palácio Franchetti, nas margens do Grande Canal de Veneza (Itália), será a nova morada de Portugal na Bienal de Veneza. Com mais 500 metros quadrados (m2) de área expositiva, a partir de 2022, este será o espaço fixo para as exposições de arte contemporânea e arquitetura que constituam a representação oficial portuguesa nas bienais. O contrato foi tornado público na semana passada, no âmbito da inauguração oficial do Pavilhão de Portugal da 17.ª Bienal de Arquitetura.

“Serralves em Luz” é uma das 10 melhores exposições da Europa, diz o The Times
A ”Serralves em Luz” está entre as 10 melhores exposições a visitar na Europa, segundo o The Times.

Um mural de 70 metros em Lisboa cheio de arte
A Parallel Review, uma plataforma europeia de fotografia contemporânea, está de volta a Lisboa.

O que é uma casa? É (quase) tudo e transformou-se com a pandemia
A casa é um espaço em constante construção. É um direito, um desejo, um abrigo ou uma prisão, um lugar para viver e o local onde queremos morrer, é também um ninho, é quem amamos. É liberdade, representa o amor, mas também pode ser o inferno e uma personificação da dor.

Oito obras da feira ARCO para ter em casa a partir de 500 euros
A feira de arte moderna ARCO decorreu na semana passada em Madrid, Espanha - de 8 a 11 de julho de 2021. Esta nova edição reuniu um total de 130 galerias de 26 países, expondo um vasto leque de obras de arte.

“Tudo o que eu quero”: 40 artistas portuguesas na Gulbenkian e virtualmente
A arte portuguesa no feminino. “Tudo o que eu quero” é a exposição que vem mostrar o trabalho de 40 artistas portuguesas reunindo mais de 200 obras desenhadas entre 1900 e 2020. Está em exibição no Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, desde dia 2 junho até 23 agosto 2021, mas não só. Agora, as obras também podem ser vistas em formato digital, no site ou app da Google Arts & Culture.

Ai Weiwei: maior exposição do artista chinês na Cordoaria de Lisboa
O artista chinês Ai Weiwei, que escolheu o Alentejo para viver, elegeu agora Lisboa para abrir aquela que é maior exposição que alguma vez organizou. Chama-se “Rapture” e conta com 85 obras de arte marcadas por um forte ativismo pelos direitos humanos.

“Em Casa”: exposição de arquitetura no CCB sobre as diferentes formas de habitar
Em que casas habitamos? Como é que os arquitetos de hoje desenham as nossas moradas e como é que as noções de habitação se transformaram no tempo da última geração?

“A cidade é a casa é a cidade é a casa" - ou quando a arte repensa a habitação em plena pandemia
A pandemia veio mudar a forma como se pensam as cidades, os espaços públicos, mas também as próprias casas, com a introdução de novos hábitos, rotinas, formas de viver e de estar dentro delas. Da arquitetura ao design, e também noutras formas de arte e disciplinas, tornou-se importante repensar

14 artistas internacionais juntaram-se para inventar a casa do futuro - eis o resultado
“Places to be” reuniu 14 designers internacionais em torno de um objetivo comum: criar um espaço de vida único, isto é, uma casa “inventada” e composta por divisões desenhadas por cada um deles ao estilo do famoso jogo “Cluedo”, e em que cada uma delas respira uma atmosfera única. O projeto é da La Fondation Martell, em França, e vai estar em exibição até janeiro de 2022.

ARCO 2020: visita guiada pela feira de arte de Madrid, desde as obras mais caras às mais baratas
O coronavírus não fez (até ao momento) parar a ARCO 2020.

5 exposições que não podes perder em 2020
O ano de 2020 chegou carregado de planos perfeitos para os amantes da arte e nós encarregamo-nos de preparar a tua agenda cultural.

Maiores feiras de jardinagem e decoração de exteriores do Norte até sábado na Exponor
Matosinhos vai ser, entre hoje e sábado, dia 08 de fevereiro de 2020, o centro do mundo da jardinagem, decoração de espaços exteriores e ambiente urbano. Mais de uma centena de expositores, de diversas nacionalidades - portugueses, espanhóis, italianos, franceses e dinamarqueses -, estão presentes na Expojardim e Urbangarden, duas feiras que estão a decorrer na Exponor e são dirigidas, sobretudo, ao público profissional.

5 exposições que não podes perder em 2019
2019 já arrancou e queremos garantir que a tua agenda cultural está atualizada com as melhores exposições dos primeiros meses do ano.

Arquitetura e património de Portugal em exposição a partir de amanhã em Lisboa
A exposição “Físicas do Património. Arquitetura e Memória”, que estará patente no Museu de Arte Popular, em Lisboa, entre dia 5 de dezembro de 2018 e 6 de março de 2019, visa “dar a conhecer como se trabalha ao mais alto nível em reabilitação patrimonial em Portugal”.