Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

5 lugares para viajar no feriado de 5 de outubro

O 5 de Outubro está mesmo aí à porta e, se ainda não decidiste onde ir no fim-de-semana prolongado, temos algumas sugestões.

Elétrico em Lisboa
Pixabay
Autor: Redação

Sabemos que as férias de verão já terminaram, mas ainda vais a tempo de passear e desconectar se te sobram dias de descanso. Nada melhor do que aproveitares já o feriado do 5 de outubro para uma escapadinha, não é? Este ano, podes até fazer ponte e descansar na segunda e terça-feira, e ter um fim de semana prolongado, para recarregares energias e visitares novas cidades e lugares com encanto.

Vamos dar-te algumas sugestões de lugares para viajar no feriado 5 de outubro no nosso país. As nossas 5 recomendações incluem passeios por alguns dos locais mais conhecidos em Portugal continental e nas ilhas:

  1. Lisboa
  2. Madeira
  3. Açores
  4. Alentejo
  5. Douro Vinhateiro

 1. Lisboa

Lisboa, Portugal
Wikimedia commons

Lisboa é uma das cidades mais encantadoras do nosso país. Um passeio pela capital portuguesa no feriado 5 de outubro pode envolver a visita a alguns dos mais conhecidos monumentos de Portugal, com o encanto e a brisa do mar tão perto.

A cidade de Lisboa é uma das mais ricas de Portugal, com pedaços da história ao longo dos séculos passados em cada esquina. Mas por onde é que podes começar a tua escapadinha do 5 de outubro se escolheres a capital portuguesa?

  • Começa o teu passeio no feriado pelo Castelo de São Jorge, erguido na mais alta colina do centro histórico de Lisboa;
  • Passa pela Praça do Comércio (ou antes conhecida por Terreiro do Paço), uma das zonas mais emblemáticas da Baixa de Lisboa e ao lado do rio Tejo;
  • Tens de visitar, logo a seguir, o Mosteiro dos Jerónimos. É considerado Monumento Nacional desde 1907 e Património Mundial pela UNESCO, em 1983;
  • E não te podes esquecer de incluir a Torre Belém na lista de monumentos para visitar no feriado de 5 de outubro.

Existem muitos mais monumentos que podes visitar em Lisboa. Podes entrar na magia do fado com uma visita ao bairro de Alfama ou estar mais perto do mar, se decidires visitar os arredores da capital portuguesa como Oeiras ou Algés.

 2. Madeira

Madeira, Portugal
Wikimedia commons

A ilha da Madeira está entre os melhores destinos do nosso país, que atrai turistas apaixonados pela natureza, graças às belas praias e paisagens.

O arquipélago da Madeira junta natureza e cultura, graças aos vários museus espalhados pela ilha, e é por isso que se tornou num dos destinos turísticos preferidos pelos portugueses e estrangeiros.

Se a Madeira é a tua escolha para fazeres os teus passeios no feriado de 5 de outubro, então há alguns locais que não podes deixar de visitar:

  • Se és amante da praia, então tens de passar pela Praia da Calheta. É a única praia com areia importada e que atrai os amantes e canoagem e windsurf;
  • Ou se a tua verdadeira paixão é a natureza, então podes visitar o Jardim Botânico da Madeira, o lar de várias espécies botânicas e de cerca de 300 aves exóticas;
  • Se preferires, podes visitar o Parque de Santa Catarina na tua escapadinha de 5 de outubro para desfrutares da natureza;
  • Mas há algo que não pode faltar: não podes perder as vistas extraordinárias da Madeira e, por isso, tens de ir até ao Pico do Arieiro ou à Ponta de São Lourenço.

Para conseguires visitar a ilha da Madeira de uma ponta à outra, aconselhamos-te a ter um carro: esta é a melhor forma de conseguires ver a beleza da ilha (que vai para além do Funchal).

Com um bom plano, 4 dias podem ser mais do que suficientes para ires a todos os lugares para viajar no feriado de 5 de outubro na ilha da Madeira.

 3. Açores

São Miguel, Açores
Flickr/Creative commons

Aproveitar o feriado de 5 de outubro não é o suficiente para conheceres todas as ilhas dos Açores, mas podes aproveitar para conhecer uma ou duas ilhas do arquipélago. Que tal começares pela ilha Terceira e a ilha de São Miguel?

Estas duas ilhas dos Açores são o destino ideal para os amantes da tranquilidade e da natureza. Estes são alguns dos principais pontos turísticos das ilhas São Miguel e Terceira:

  • Se queres começar a aproveitar a escapadinha de 5 de outubro na ilha de São Miguel, então começa por visitar as principais lagoas: a Lagoa do Fogo, das Furnas e das Sete Cidades;
  • Continua a desfrutar da tranquilidade dos Açores no Monumento Natural da Caldeira Velha;
  • E termina a tua visita à ilha de São Miguel a desfrutar das vistas espetaculares no Miradouro da Boca do Inferno.

E se continuares a tua escapadinha de 5 de outubro na ilha Terceira? Tens várias opções à tua escolha:

  • Desfruta do poder da natureza no Algar do Carvão ou na Gruta do Natal;
  • Se preferires, podes visitar o Museu de Angra do Heroísmo para conheceres um pouco mais sobre a cidade ou o Museu do Vinho.

Mas não te esqueças que tens mais ilhas dos Açores para visitar. Os Açores são um destino cada vez mais escolhido pelos portugueses, apaixonados pela beleza da natureza.

 4. Alentejo

Évora, Portugal
Flickr/Creative commons

Há muito para se descobrir sobre o Alentejo: é um dos destinos mais diversificados de Portugal por ter praia, natureza e alguns dos principais monumentos.

Praias maravilhosas, gastronomia incrível e alguns dos principais locais da História portuguesa estão no Alentejo. É por isso que este é um dos melhores lugares para viajar no feriado de 5 de outubro. Cabe a ti decidires, em primeiro, se preferes descansar numa das praias alentejanas ou no interior do Alentejo:

Sabemos que o frio já se faz notar em outubro e, por isso, recomendamos-te a cidade de Évora para fazeres a tua escapadinha no 5 de outubro. O que podes visitar na cidade?

  • Tens de passar pela conhecida Capela dos Ossos: este monumento, situado na Igreja de São Francisco, é provavelmente o mais conhecido da cidade e o mais imponente;
  • Visita depois o Templo Romano de Évora, considerado Património Mundial pela UNESCO;
  • Continua a tua visita o teu passeio no feriado de 5 de outubro pelo Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo;
  • E não te esqueças de acabar a tua visita na Praça do Giraldo.

Mas se preferes desfrutar do feriado de 5 de outubro perto da praia, então não podes deixar de visitar algumas das melhores praias do Alentejo. Estas são algumas das melhores praias da costa alentejana:

  • Zambujeira do Mar;
  • Odeceixe;
  • Porto Covo;
  • Azenha do Mar;
  • E muito mais.

Torna, no fim, esta escapadinha do feriado 5 de outubro ainda mais deliciosa com alguma da gastronomia típica do Alentejo.

 5. Douro Vinhateiro

Douro Vinhateiro, Portugal
Wikimedia commons

Se o teu desejo é conhecer um dos lugares mais preciosos de Portugal, retratado em muitos livros de escritores portugueses, então tens de passar pela região do Douro Vinhateiro. É umas das regiões mais bonitas do nosso país e é considerada, desde 2001, como Património da Humanidade pela UNESCO.

Conhecida também como a Região Vinhateira do Alto Douro, a zona do Douro Vinhateiro, é uma das nossas sugestões de lugares para viajar no feriado. Mas 4 dias podem ser poucos para visitar toda esta região. Quais são alguns dos principais pontos de visita?

  • Deves passar por Vila Nova de Foz Côa, conhecida pelos vestígios de arte rupestre. Se tiver bom tempo, recomendamos-te uma paragem pela praia Fluvial Foz Rio Sabor;
  • Aproveita os diferentes miradouros da Estrada Nacional 22: o Miradouro de Casais do Douro, da Doroteia, da Abelheira, entre muitos outros;
  • Se queres conhecer a região mais vinícola mais antiga do mundo na tua viagem do 5 de outubro, então tens de parar em Peso da Régua;
  • Podes terminar a tua vista ao Douro Vinhateiro na vila de Pinhão, um dos pontos fulcrais para o transporte do vinho do Porto (das quintas às caves).

Antes de voltar a casa e dar como terminada a escapadinha de 5 de Outubro, aproveita para levares contigo uma garrafa de vinho do Porto, típico da região.