Há melhor forma de começar o ano do que com uma escapadela? Prepara as malas e foge do frio do continente. Visita as ilhas.
Comentários: 0
Descobre a Madeira e os Açores
Wikimedia commons

Sabemos que os primeiros meses do ano nos brindam com chuva, vento e frio e nem sempre nos deixam desfrutar do ar livre como gostaríamos. Muitas vezes vemos planos adiados, principalmente as férias em que queremos sol e calor. 

A verdade é que neste paraíso à beira mar plantado que é Portugal existem alternativas para fugir ao frio e à chuva típicos do inverno. A pouco tempo de avião, podes descobrir o encanto e o clima ameno que se faz sentir no Arquipélago da Madeira e dos Açores

Para te ajudar a traçar a melhor rota, selecionámos alguns dos pontos fundamentais para visitar e escapar ao frio. Dá uma espreitadela, começa já a fazer as malas e prepara a tua primeira viagem do ano: à Madeira ou aos Açores

Arquipélago da Madeira: clima ameno o ano inteiro

Ilha da Madeira
Wikimedia commons

Há quem diga que a Ilha da Madeira é a ilha das quatro estações, onde poderás viver um pouco de cada clima num único dia. Mas apesar disso, o clima ameno reina durante todo o ano sendo um ponto de turismo para muitos curiosos. 

Há mesmo quem se aventure a dar um mergulho nos dias mais quentes em que a temperatura ronda os 20ºC. Nos dias mais frios podes estar descansado porque certamente não te vais sentir a tremer por todo o lado uma vez que as temperaturas rondam os 15,9 ºC 

Aqui, além de um fim de semana rodeado de natureza e boa gastronomia, poderás aproveitar para conhecer mais da história e cultura desta ilha no Oceano Atlântico. Há alturas do ano em que poderás assistir a festas que trazem à rua muitas tradições e artesanato típico da região. 

Aproveita para dar um passeio ao ar livre e não deixes de descobrir os encantos da Floresta Laurissilva, um paraíso verdejante classificado como Património Mundial da UNESCO. A somar ao roteiro, podes aproveitar para descobrir o Pico Ruivo, que te garante vistas deslumbrantes. A terminar o passeio, podes caminhar por trilhos centenários que serpenteiam a ilha através das Levadas onde poderás dar de caras com cascatas cristalinas. 

Certamente depois de tanta caminhada terás fome e nesta ilha a gastronomia é mesmo de comer e chorar por mais. Descobre o sabor intenso do tradicional bolo do caco, um pão feito com batata-doce e excelente companhia para qualquer refeição. As espetadas decoradas com carne deliciosa em espeto de louro também são uma das estrelas da ilha. Para acompanhar a refeição, pede um vinho da Madeira e sente-te um verdadeiro rei. 

Praia de Porto Santo
Wikimedia commons

Se aproveitares algum fim de semana prolongado ou mesmo um dias de férias aproveita a estadia e dá um pulo até Porto Santo, conhecido como tendo uma praia de areia dourada. 

Reserva já o teu alojamento no site Rentalia e começa o ano com o pé direito e com um clima muito mais apetecível.

Ver mais alojamentos de férias na Madeira

Arquipélago dos Açores: um paraíso vulcânico no Atlântico

Ilha dos Açores
Wikimedia commons

Nos Açores, o clima é um pouco mais incerto, embora este destino continue a ser uma excelente opção quando o objetivo é escapar ao frio. Apesar dos dias chuvosos e enevoados serem característicos do arquipélago, as temperaturas no inverno rondam os 13ºC em média

O Arquipélago dos Açores é formado por nove ilhas deslumbrantes, esculpidas por montanhas e rodeadas por águas cristalinas. Aperta o cinto e prepara-te para dar de caras com paisagens de cortar a respiração e sabores inesquecíveis. 

Ilha de São Miguel 

Ilha de São Miguel
Wikimedia commons

É a maior ilha do Arquipélago dos Açores e está entre as ilhas com melhor clima. Com uma vasta fauna e flora, a Ilha de São Miguel costuma registar no mês de janeiro uma temperatura média de 17ºC. Temperatura ideal para descobrir novos lugares a pé e registar momentos inesquecíveis. 

Não deixes de visitar a famosa Lagoa das Sete Cidades, um vulcão adormecido que se apresenta com uma lagoa verdejantes rodeada por crateras. As Furnas também não costumam deixar ninguém indiferente, mais que não seja pelo cheiro a enxofre que emanam, mas há quem garanta que ali se come o melhor cozido tradicional feito nos poços de vapor. 

Para terminar o dia em beleza, aproveita para fazer um passeio de observação de baleias e golfinhos no seu habitat natural. Leva a máquina e não percas nenhum registo deste momento que tem tudo para ser memorável. 

Ilha do Pico

Ilha do Pico
Wikimedia commons

A Ilha do Pico, tal como São Miguel, tem vários encantos para descobrir. E, no que respeita ao clima, também não fica atrás da "capital" e oferece-te uma média de 16ºC no inverno. Como se costuma dizer, no Arquipélago dos Açores cada ilha é uma ilha e tem a sua beleza ímpar. 

Aproveita para alcançar o ponto mais alto de Portugal com uma visita à Montanha do Pico e prepara-te para ficar sem fôlego com a vista incrível que poderás apreciar das alturas. Para os amantes dos animais, tens de conhecer a história da caça à baleia e visitar o Museu dos baleeiros, onde poderás aprender curiosidades incríveis sobre estes animais. 

No fim do dia e depois de uma bela refeição, nada como experimentar os vinhos do Pico, que são únicos na ilha e cultivados em terrenos de lava. 

Ilha das Flores

Ilha das Flores
Wikimedia commons

Na Ilha das Flores, temos a sensação que a natureza é mais densa e colorida que envolve os seus visitantes numa espécie de realidade encantada. Aqui a temperatura média é de 16ºC no inverno, ideal para percorreres vários quilómetros a pé sem sentires demasiado calor.

E embora a natureza seja um ponto forte nesta ilha, as Fajãs também captam o interesse dos visitantes. Falamos de planícies de lava únicas formadas por deslizamentos de terras. A Lagoa Funda é uma lagoa vulcânica que convida a mergulhos e a sua vegetação envolvente transporta-nos para outra dimensão. 

Por último e para relaxar sentado num recanto que te chame ao olhar para o céu, poderás apreciar uma  grande variedade de aves endémicas e migratórias que traçam a sua rota nos céus da Ilha das Flores. 

Alojamento de férias nos Açores

Ver mais alojamentos de férias nos Açores

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta