
Durante uma trovoada, a segurança deve ser a tua principal preocupação, pois as tempestades com raios apresentam riscos graves para a saúde e para a segurança das pessoas. A combinação de relâmpagos, ventos fortes e chuva intensa exige cuidados especiais em várias situações.
É cada vez mais pertinente sabermos que existem comportamentos que deves evitar durante uma trovoada ou tempestade, desde atividades aparentemente inofensivas, como o simples tomar banho, até deslocamentos em locais abertos. Vejamo-los um a um.
- Tomar banho: porque é arriscado durante uma trovoada?
- Não permanecer na varanda ou no terraço
- Evitar usar a máquina de lavar a roupa ou loiça
- Procurar abrigo em pequenas construções
- Evitar caminhar em espaços abertos
- Andar descalço em superfícies metálicas ou molhadas é perigoso
- Conduzir um veículo aberto
Tomar banho: porque é arriscado durante uma trovoada?

Durante uma trovoada, sabias que é extremamente perigoso tomar banho ou usar qualquer outro tipo de água corrente? A água é um excelente condutor de eletricidade, o que significa que, se um raio atingir a rede elétrica ou os canos de água, pode viajar através deles, colocando em risco quem estiver em contacto com a água. Se fores tomar banho ou lavar as mãos durante uma trovoada podes levar a choques elétricos severos, que podem ser fatais.
Não podemos esquecer que a maioria dos sistemas de canalização são feitos de metal, o que aumenta o risco de eletricidade ser conduzida através deles. Mesmo que o raio não atinja diretamente a tua casa, pode afetar as instalações próximas e fazer com que a eletricidade chegue até os canos.
Não permanecer na varanda ou no terraço
Permanecer na varanda ou no terraço durante uma trovoada é extremamente perigoso. Estas áreas geralmente são mais expostas, especialmente se tiverem uma estrutura elevada, tornando-as alvos perfeitos para raios. Os raios das trovoadas tendem a atingir pontos mais altos em áreas abertas, e uma varanda ou terraço são lugares vulneráveis onde a probabilidade de se ser atingido é muito maior.
Ao estares num ambiente exposto, ficarás mais suscetível não apenas aos raios, como também ao vento forte, à chuva intensa e a outros perigos que costumam acompanhar as trovoadas. Aí aumentam-se também as possibilidades de apanhares uma constipação ou até uma pneumonia.
Evitar usar a máquina de lavar a roupa ou loiça

Durante uma trovoada, é importante evitar o uso de qualquer aparelho ligado à rede elétrica, como a máquina de lavar roupa ou de loiça. Se um raio atingir a rede elétrica, a eletricidade pode viajar através dos fios e atingir os aparelhos conectados, causando danos a esses dispositivos.
Os eletrodomésticos como ferros de engomar a roupa, microondas e secadores de cabelo também devem ser evitados durante tempestades e trovoadas, pois possuem componentes metálicos que podem conduzir eletricidade, aumentando o risco de ferimentos graves.
Procurar abrigo em pequenas construções
É fundamental evitar procurar abrigo em pequenas construções, como cabanas ou edifícios perto da praia, que não possuam uma boa estrutura de proteção. Estas construções não oferecem a segurança necessária contra os raios, portanto uma descarga elétrica pode facilmente afetar o local. Além disso, em caso de chuvas fortes e ventos intensos, uma construção mais frágil pode não resistir às condições adversas da tempestade.
Em vez disso, procura abrigo em casas ou edifícios com estruturas sólidas e resistentes, de preferência com sistemas que desviem a eletricidade de forma segura. A segurança nunca deve ser comprometida por abrigos improvisados. Caso não encontres um local adequado, o interior de algumas lojas, caves ou até estações de metro ou comboio podem ser uma boa opção, oferecendo proteção contra os perigos da trovoada.
Evitar caminhar em espaços abertos
Caminhar em espaços abertos durante uma trovoada representa um risco enorme para a tua segurança, principalmente se estes lugares forem algo montanhosos. Os raios tendem a atingir os pontos mais altos de uma área, o que coloca quem está ao ar livre em grande perigo. Evita a exposição direta em campos de futebol, colinas ou praias.
Os terrenos costumam ser escorregadios devido à chuva, o que também aumenta o risco de quedas e lesões. O mais seguro é procurar abrigo imediatamente numa estrutura fechada bastante resistente.
Andar descalço em superfícies metálicas ou molhadas é perigoso

Andar descalço em superfícies metálicas ou molhadas durante uma trovoada é uma prática extremamente perigosa, mesmo que pareça divertido. Como já referido, estas superfícies são condutoras de eletricidade, e um raio que atinja um objeto metálico pode transferir a eletricidade para o corpo humano.
Mas atenção, mesmo que o chão não pareça metálico, a água acumulada pode tornar o ambiente mais propenso a conduzir a eletricidade. Mantém-te longe destes pisos e dá preferência aos pavimentos secos.
Conduzir um veículo aberto
Durante uma trovoada, não é seguro conduzir veículos abertos, como motos, bicicletas ou carros descapotáveis. Estes veículos não oferecem a proteção necessária contra raios, já que não estarás cercado por uma estrutura metálica que possa desviar a eletricidade para o solo.
Mesmo que estejas dentro de um veículo fechado, é fundamental não parar perto das árvores ou postes de eletricidade, pontos mais propensos a serem atingidos.
A sugestão é mesmo evitares viagens durante uma trovoada ou quaisquer deslocações desnecessárias. Se conseguires - e em caso de recomendação da Proteção Civil - deverás ficar em casa ou noutra zona de segurança até ao pior passar.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta