A chuva continua a não dar tréguas na tua cidade? Segue as nossas dicas para prevenir inundações e possíveis danos em casa.
Comentários: 0
Danos da chuva
Pxhere

Lá de vez em quando a chuva em Portugal parece não dar tréguas. Enquanto nos mentalizamos com o seu regresso, convém saber algumas medidas que podem ajudar a minimizar os efeitos das inundações nas casas e apartamentos rés do chão

O objetivo é conseguires prevenir estragos dos eletrodomésticos, mobiliário e outros equipamentos ou materiais que façam parte do teu dia a dia. Temos uma lista de soluções práticas que vão fazer a diferença no combate à chuva.  

Acompanhar as previsões metereológicas

A melhor forma de evitar inundações em casa vindas do exterior é acompanhar a meteorologia. Atualmente é praticamente impossível não saber o estado do tempo, uma vez que poderemos consultá-lo desde o nosso telemóvel, na rádio, televisão ou na internet. 

Inundações na rua
Pixabay

A informação mais fidedigna é atualizada regularmente pelo IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera que no site oficial dispõe de previsão pormenorizada do estado do tempo (até 10 dias), essencial para cuidados redobrados a longo prazo. 

Fechar janelas e portas durante a precipitação

chuva na janela
Pexels

Uma das respostas mais eficazes para responder às inundações é fechar janelas e portas em casa. Quantas vezes já deixaste as janelas abertas e chegaste a casa com uma verdadeira piscina provocada pelas chuvas? Esta é uma situação muito habitual, sobretudo para quem vive em apartamentos ou casas com clarabóias no teto. 

Colocar documentos importantes a salvo 

Todos os documentos pessoais, como Cartão de Cidadão, Passaporte ou até a própria planta da casa devem ser colocados em sacos de plástico, a fim de estar devidamente protegidos dos pingos da chuva. Alguns objetos pessoais como brincos, colares, pulseiras também podem ser colocados em pequenos sacos de forma a ficarem protegidos. 

No caso de ser obrigatória a evacuação, deves colocar estes documentos dentro de uma bolsa que seja fácil de transportar, mas cuidado para não se molharem.

Proteger móveis e eletrodomésticos da chuva 

Para que os móveis não fiquem encharcados, poderás colocar alguns deles nos pontos mais altos da casa. 

No caso das peças de mobiliário mais pesadas talvez consigas colocar sacos de areia junto das mesmas. Caso sejam feitas de materiais como a madeira todo o cuidado é pouco, porque qualquer contacto com a água pode conduzir ao aparecimento de fungos.

Proteger móveis
Pxhere

Quanto aos móveis de jardim, o melhor a fazer é transportá-los para um espaço interior. Há ainda quem prefira protegê-los com uma capa protetora da chuva, adequada às suas dimensões e que fique perfeitamente fechada.

Desligar os eletrodomésticos e protegê-los da chuva 

Uma forma importante para proteger os eletrodomésticos da chuva é através da aquisição de uma lona, manta ou plástico de proteção. De qualquer maneira, para reforçar a segurança, deves desligar os eletrodomésticos da corrente nos dias e noites que estejam previstas tempestade ou mau tempo. Isto é algo a não esquecer, a fim de prevenir curtos circuitos e avarias.

Utilizar sacos de areia anti-inundação junto às portas

sacos anti-inundação
Joom

Foram uma solução muito procurada, tendo em conta as inundações nos centros de Lisboa e do Porto dos últimos meses. Os sacos de areia anti-inundação são uma opção eficaz que permite absorver e desviar a água da chuva rapidamente. 

Podem ser colocados nas entradas das casas e apartamentos e são pertinentemente utilizados para separar divisões e assim ajudar no escoamento da água que esteja acumulada no interior do lar. Um conjunto de 10 sacos de areia está disponível na Worten por apenas 18,54 euros.

Proteger o carro da chuva

Deves evitar estacionar o teu veículo junto dos rios, riachos ou ribeiras e, em alguns casos, é recomendada a utilização de capa protetora para o tejadilho do carro. Nos dias de tempestade nem deves sair com o carro, pois pode ser arrastado para buracos ou zonas  fora da estrada de difícil acesso.

Se sentes que a tua garagem não é a melhor opção para proteger o teu carro da chuva, podes estacionar num parque de estacionamento com múltiplos andares, que são estruturas bastante resistentes. 

Prevenir no interior: quais são os conselhos da Proteção Civil 

chuva no carro
Unsplash

Para minimizar os efeitos das inundações nas casas, convém escutar atentamente os conselhos da Proteção Civil. Deves assim: 

  • Limpar as folhas e resíduos (papéis e plásticos) acumulados junto à rua. 
  • Colocar o lixo em contentores próprios para ajudar na reciclagem. Evita deixar os baldes extremamente cheios, para que, no caso de inundações o lixo não se espalhe pela cidade;
  • Seguir os avisos da Proteção Civil, sobretudo nos dias de chuva mais intensa em que é recomendado ficar em casa;
  • Desobstruir as linhas de água que possam existir perto da tua casa;
  • Limpar os terraços, as varandas e o telhado (quando possível) e desentupir os sumidouros e escoadouros;
  • Averiguar se os sistemas de bobagem estão a funcionar normalmente  e realizar a sua manutenção periódica;
  • Libertar os animais de estimação e colocá-los a salvo (quando emitidos avisos e alertas);
  • Desligar a luz, o gás natural e a água desde que a tarefa não coloque em causa a tua segurança. 

Nos casos mais drásticos, podes ser obrigado a abandonar a casa. O fulcral em todas estas situações é manter a calma e serenidade. Se seguires estas dicas temos a certeza que estás preparado para as situações mais alarmantes. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta