Nhà tre nổi (barco de bambu, em vietnamita) é uma solução inovadora para os desafios colocados pelas mudanças climáticas.
Comentários: 0
casas de bambu
H&P Architects

Em alguns países do Sudeste Asiático, como Tailândia, Vietname e Camboja, os mercados flutuantes são uma das atrações turísticas mais populares. A sua existência remonta a séculos, quando rios e canais eram as principais vias de transporte e comunicação. Os comerciantes locais reuniam-se nos seus barcos e vendiam uma grande variedade de produtos frescos e artesanato para moradores e visitantes. Estes mercados flutuantes não só oferecem uma experiência única para os turistas, mas também representam um modo de vida enraizado na cultura dessas comunidades.

É interessante notar como, além de sua beleza e charme, pode oferecer uma alternativa aos riscos representados pelas mudanças climáticas e inundações que estão a afetar essas regiões de forma inovadora, embora respeitando a tradição.

Um exemplo disso é este Nhà tre nổi (barco de bambu, em vietnamita), desenvolvido por uma empresa vietnamita e projetado especificamente para aqueles que vivem perto de rios e podem enfrentar inundações ocasionais.

.

Nhà tre nổi é construído com vários materiais que permitem que a casa resista a condições climáticas extremas, uma consequência das mudanças climáticas. Entre esses materiais estão chapas de bambu tecidas comprimidas, talos de bambu, telas de bambu e chapas de ferro ondulado. Todos esses materiais são unidos com trincos e amarrações.

Casas flutuantes e de bambu
H&P Architects

A parte flutuante é conseguida por tambores de plástico colocados no fundo da casa. A casa tem cerca de 36 m2 e seu design lembra uma casa tradicional em forma triangular. No interior, tem uma distribuição de espaços abertos em dois níveis, embora em breve seja possível acrescentar um quarto, área de cozinha e outras comodidades que farão desta uma casa real. Até tanques de armazenamento de água doce e fossas sépticas serão instalados. O telhado contará com um sistema de captação de água da chuva e painéis solares para torná-lo mais sustentável. Em algumas partes, as fachadas foram deixadas abertas para permitir a entrada de luz natural e ar fresco.

Casas flutuantes e de bambu
H&P Architects

A parte superior do espaço também pode ser usada como sala de aula ou biblioteca quando os painéis do piso são removidos. Este conceito é extremamente interessante, embora ainda esteja em fase de protótipo. Ele foi projetado especificamente para aqueles que vivem na área do Delta do Mekong como uma solução alternativa de moradia para se adaptar às condições cada vez mais adversas trazidas pelas mudanças climáticas.

Casas flutuantes e de bambu
H&P Architects

Com tudo isto, Nhà tre nổi representa uma resposta inovadora aos desafios colocados pelas inundações e pelas alterações climáticas em regiões vulneráveis. O seu design resiliente e sustentável, usando materiais naturais como bambu e incorporando soluções de energia renovável, demonstra como a arquitetura pode se adaptar às necessidades em constante mudança e oferecer moradias seguras e funcionais. À medida que as ameaças climáticas aumentam, esses tipos de soluções criativas e de baixo impacto ambiental tornam-se cada vez mais relevantes na busca de uma vida sustentável e resiliente ao clima.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta