Governo quer criar fundo para catástrofes – seguradoras aplaudem
Na sequência das tempestades que têm assolado Portugal nos últimos dias, o Governo admitiu que tenciona criar um fundo para catástrofes naturais e sismos.
Leiria compra casas pré-fabricadas para instalar desalojados
O município de Leiria vai comprar 13 casas pré-fabricadas para instalar desalojados, com um custo de cerca de meio milhão de euros, afirmou o presidente, Gonçalo Lopes, na quarta-feira, dia 4 de fevereiro.“Neste momento, temos em processo de contratação 13 casas, num montante aproximado de meio milh
Reconstrução pós-Kristin: Governo quer libertar pessoal de obras públicas
O Governo admitiu esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, a possibilidade de libertar trabalhadores de obras públicas que, por sua vontade, estejam disponíveis para prestar serviço nas localidades mais afetadas pelo mau tempo.“O Estado dará também uma contribuição.
Presidenciais 2026 adiadas em 3 concelhos – Kristin marca campanha
Este domingo, dia 8 de fevereiro, os portugueses sempre vão ser chamados a votar naquela que é a segunda volta das eleições presidenciais de 2026, a qual vai colocar frente a frente António José Seguro e André Ventura que viram as suas campanhas dominadas pela tempestade Kristin.
Mau tempo: Governo pede ajuda aos emigrantes na reconstrução
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, apelou esta quinta-feira (5 de fevereiro de 2026) aos emigrantes portugueses que trabalhem na construção civil para regressarem a Portugal e ajudarem na reconstrução das infraestruturas danificadas pelas depressões Kristin e Leonardo. O Governo, paralelamente, admite a entrada de mais imigrantes no país para ajudarem nos trabalhos. Esclarece, no entanto, que não serão abertos novos canais de imigração para a contratação de trabalhadores após a depressão Kristin.
Apoios à reconstrução de casas até 5.000 euros concedidos sem vistoria
Os apoios concedidos pelo Estado, no âmbito dos estragos causados pela tempestade Kristin, de até 5.000 euros para a reconstrução de habitação e alojamento temporário dispensam auditoria e podem ser requeridos com fotografias.De acordo com uma resolução de Conselho de Ministros publicada em Diário d
Casas deveriam ter seguro de risco climático obrigatório, diz APS
As seguradoras estão a agilizar as peritagens nas casas e empresas afetadas pela tempestade Kristin e já estão mesmo a pagar indemnizações. Mas a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) lembra que grande parte dos danos sofridos não está coberto por seguros, nomeadamente nas casas.
Banco de Fomento lança 1.500 milhões de crédito para reconstrução
O Banco de Fomento vai lançar esta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, duas linhas de crédito de emergência de 1.500 milhões de euros dirigidas às empresas afetadas pelas tempestades, para colmatar necessidades imediatas e apoiar a reconstrução de instalações e equipamentos.A criação das linhas foi an
Mau tempo: banca já está a agilizar moratórias no crédito habitação
Uma das várias medidas lançadas pelo Governo para responder aos estragos provocados pela passagem da tempestade Kristin diz respeito às moratórias no crédito habitação e às empresas por 90 dias.
Mau tempo mobiliza construtoras – investimento climático deve dobrar
O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, disse esta segunda-feira, dia 2 de fevereiro de 2026, que empresas de construção civil vão concentrar na região Centro trabalhadores que estavam noutros pontos do país para a reconstrução das zonas afetadas pelo mau tempo, numa altura em que Portugal vai investir cerca de 171 milhões de euros anuais em medidas de adaptação às alterações climáticas, o que representa apenas 43% do valor necessário para se proteger contra fenómenos meteorológicos extremos, segundo o instituto McKinsey.
Depressão Kristin: quem paga os danos causados nos eletrodomésticos?
O mau tempo continua a não dar tréguas em Portugal, com períodos de chuva intensa e ventos fortes que estão a deixar marcas em muitas casas e famílias. As falhas de eletricidade estão também a fazer mossa, levando à avaria de eletrodomésticos e/ou outro tipo de equipamento. Como proceder nestas situações e quem é responsável pelos danos causados nos aparelhos? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Mau tempo: 14 medidas do Governo de apoio à habitação (e não só)
O Governo anunciou este domingo, dia 1 de fevereiro de 2026, um pacote de apoios que poderá atingir os 2,5 mil milhões de euros para responder aos estragos provocados pela depressão Kristin, abrangendo famílias, empresas e entidades públicas.
Mau tempo: banca cria créditos especiais para reconstruir casas
A tempestade Kristin deixou um rasto de destruição por Portugal, afetando casas, infraestruturas e vários estabelecimentos.
Mau tempo: danos cobertos por seguro estão a ser identificados
A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) está a recolher informação junto das empresas do setor para apurar dados sobre o impacto da depressão Kristin "relativamente aos danos cobertos por seguro", disse à Lusa fonte oficial da entidade.A mesma fonte da APS, associação que representa mais de 99%
Cortes de luz: o que fazer em caso de falhas na eletricidade em casa?
A força da natureza manifestou-se de forma implacável na noite de 12 para 13 de novembro, com a depressão Cláudia a deixar um rasto de destruição em Portugal, provocando chuva, ventos fortes e falhas de energia em várias regiões.Os distritos como Lisboa, Santarém e Setúbal foram dos mais afetados, c
Mau tempo: como proteger a casa de tempestades, vento e chuva?
Trovoadas, ventos fortes, relâmpagos e chuva intensa têm marcado presença em várias regiões do país nos últimos dias.
Como proteger o telhado da tua casa contra mau tempo
Nos últimos anos, o clima tem-se tornado cada vez mais imprevisível. Dias de calor fora de época dão lugar a chuvas torrenciais, tempestades repentinas e ventos que parecem arrancar tudo no caminho. Se há parte da casa que "sofre" com estes extremos é o telhado. A boa notícia?
Tempestade Martinho levanta dúvida antiga: é IKEÁ ou IKEIA?
A depressão Martinho passou em Portugal na madrugada desta quinta-feira (dia 20 de março), com o vento forte a provocar milhares quedas de árvores e a danificar vários edifícios. E levou também parte do letreiro de uma das lojas da IKEA.
O que não se pode fazer durante uma trovoada?
Durante uma trovoada, a segurança deve ser a tua principal preocupação, pois as tempestades com raios apresentam riscos graves para a saúde e para a segurança das pessoas.
Depressão Martinho: como agir em caso de cheias e inundações?
Depois da depressão Laurence, o país volta a enfrentar condições meteorológicas adversas com a chegada da depressão Martinho.
Alerta de mau tempo: guia sobre o que fazer em caso de temporal
Após os dias de tragédia vividos na Comunidade Valenciana, em Espanha, devido à tempestade DANA, e estando o nosso país sob a influência da tempestade Patty, aumentam as preocupações sobre chuvas torrenciais.
O que fazer em casa quando chove: 8 ideias para evitar o tédio
Quando o céu escurece e as gotas de chuva começam a cair, o dia não tem necessariamente de tornar-se monótono ou chato. Há muitas atividades estimulantes e divertidas para fazer no conforto de casa, quer se esteja sozinho ou na companhia de familiares e amigos.
Previsão de chuva em Portugal: como prevenir possíveis danos em casa
Lá de vez em quando a chuva em Portugal parece não dar tréguas.
Mau tempo e inundações: quem se responsabiliza pelos danos em casa?
O mês de dezembro tem sido marcado, entre outras coisas, por chuvas fortes e intensas que têm causado danos em muitos alojamentos e espaços comerciais, nomeadamente inundações em imóveis residenciais. Importa saber, por isso, qual é a responsabilidade dos senhorios e das seguradoras nestas situações, de chuva excessiva e infiltrações originadas pelo mau tempo. Explicamos tudo com a ajuda de especialistas.
Mau tempo e inundações: tudo sobre o Plano Geral de Drenagem de Lisboa
As inundações registadas nos últimos dias em Lisboa voltaram a trazer ao de cima a importância da concretização do plano de drenagem na capital. Na manhã desta terça-feira (13 de dezembro de 2022), várias ruas e túneis estiveram intransitáveis e foram cortadas. E o mau tempo que se fez sentir levou a autarquia a emitir um alerta vermelho, pedindo às pessoas para ficarem em casa. O Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL) tem sido apontado, desde há duas décadas, como uma obra importante para enfrentar cheias e inundações na capital, mas as grandes intervenções, nomeadamente a construção de túneis, só arrancaram este ano. Explicamos tudo.