Casas pré-fabricadas em Leiria

Leiria compra casas pré-fabricadas para instalar desalojados

O município de Leiria vai comprar 13 casas pré-fabricadas para instalar desalojados, com um custo de cerca de meio milhão de euros, afirmou o presidente, Gonçalo Lopes, na quarta-feira, dia 4 de fevereiro.“Neste momento, temos em processo de contratação 13 casas, num montante aproximado de meio milh
Mau tempo em Portugal

Mau tempo: Governo pede ajuda aos emigrantes na reconstrução

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, apelou esta quinta-feira (5 de fevereiro de 2026) aos emigrantes portugueses que trabalhem na construção civil para regressarem a Portugal e ajudarem na reconstrução das infraestruturas danificadas pelas depressões Kristin e Leonardo. O Governo, paralelamente, admite a entrada de mais imigrantes no país para ajudarem nos trabalhos. Esclarece, no entanto, que não serão abertos novos canais de imigração para a contratação de trabalhadores após a depressão Kristin.
Reparações

Mau tempo mobiliza construtoras – investimento climático deve dobrar

O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, disse esta segunda-feira, dia 2 de fevereiro de 2026, que empresas de construção civil vão concentrar na região Centro trabalhadores que estavam noutros pontos do país para a reconstrução das zonas afetadas pelo mau tempo, numa altura em que Portugal vai investir cerca de 171 milhões de euros anuais em medidas de adaptação às alterações climáticas, o que representa apenas 43% do valor necessário para se proteger contra fenómenos meteorológicos extremos, segundo o instituto McKinsey.
Mau tempo em Portugal

Depressão Kristin: quem paga os danos causados nos eletrodomésticos?

O mau tempo continua a não dar tréguas em Portugal, com períodos de chuva intensa e ventos fortes que estão a deixar marcas em muitas casas e famílias. As falhas de eletricidade estão também a fazer mossa, levando à avaria de eletrodomésticos e/ou outro tipo de equipamento. Como proceder nestas situações e quem é responsável pelos danos causados nos aparelhos? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Seguros em casas tempestade Kristin

Mau tempo: danos cobertos por seguro estão a ser identificados

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) está a recolher informação junto das empresas do setor para apurar dados sobre o impacto da depressão Kristin "relativamente aos danos cobertos por seguro", disse à Lusa fonte oficial da entidade.A mesma fonte da APS, associação que representa mais de 99%
relâmpagos nos céus

Cortes de luz: o que fazer em caso de falhas na eletricidade em casa?

A força da natureza manifestou-se de forma implacável na noite de 12 para 13 de novembro, com a depressão Cláudia a deixar um rasto de destruição em Portugal, provocando chuva, ventos fortes e falhas de energia em várias regiões.Os distritos como Lisboa, Santarém e Setúbal foram dos mais afetados, c
preparar telhado

Como proteger o telhado da tua casa contra mau tempo

Nos últimos anos, o clima tem-se tornado cada vez mais imprevisível. Dias de calor fora de época dão lugar a chuvas torrenciais, tempestades repentinas e ventos que parecem arrancar tudo no caminho. Se há parte da casa que "sofre" com estes extremos é o telhado. A boa notícia?
o que fazer quando chove

O que fazer em casa quando chove: 8 ideias para evitar o tédio

Quando o céu escurece e as gotas de chuva começam a cair, o dia não tem necessariamente de tornar-se monótono ou chato. Há muitas atividades estimulantes e divertidas para fazer no conforto de casa, quer se esteja sozinho ou na companhia de familiares e amigos.
Cheias e inundações em Portugal danificam casas

Mau tempo e inundações: quem se responsabiliza pelos danos em casa?

O mês de dezembro tem sido marcado, entre outras coisas, por chuvas fortes e intensas que têm causado danos em muitos alojamentos e espaços comerciais, nomeadamente inundações em imóveis residenciais. Importa saber, por isso, qual é a responsabilidade dos senhorios e das seguradoras nestas situações, de chuva excessiva e infiltrações originadas pelo mau tempo. Explicamos tudo com a ajuda de especialistas. 
Cheias e inundações em Lisboa

Mau tempo e inundações: tudo sobre o Plano Geral de Drenagem de Lisboa

As inundações registadas nos últimos dias em Lisboa voltaram a trazer ao de cima a importância da concretização do plano de drenagem na capital. Na manhã desta terça-feira (13 de dezembro de 2022), várias ruas e túneis estiveram intransitáveis e foram cortadas. E o mau tempo que se fez sentir levou a autarquia a emitir um alerta vermelho, pedindo às pessoas para ficarem em casa. O Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL) tem sido apontado, desde há duas décadas, como uma obra importante para enfrentar cheias e inundações na capital, mas as grandes intervenções, nomeadamente a construção de túneis, só arrancaram este ano. Explicamos tudo.