Se adoras o verão e noites quentes prepara-te: as chuvas de meteoros estão de volta e vão iluminar os céus de Portugal.
Comentários: 0
chuva de estrelas durante o verão
Unsplash

Se és fã de verão, noites quentes e céus estrelados, então prepara-te: julho e agosto são os meses perfeitos para assistires a uma verdadeira chuva de meteoros em Portugal. As famosas estrelas cadentes estão de volta e prometem transformar as próximas noites num espetáculo imperdível.

E o melhor? Não precisas de telescópio nem de grandes equipamentos. Basta um local escuro, longe das luzes da cidade, e um céu limpo. Deixa os teus olhos habituarem-se à escuridão, olha para cima… e deixa-te maravilhar com este fenómeno mágico.

Quando e onde ver estrelas cadentes em Portugal?

chuva de estrelas
Unsplash

Durante os próximos dias, teremos duas chuvas de meteoros a passar pelos céus de Portugal:

  • Alfa Capricornídeos: esta chuva de estrelas atinge o seu ponto máximo nos próximos dias 29 e 30 de julho.

Embora não seja a mais popular, promete impressionar com várias bolas de fogo brilhantes, como revela a International Meteor Organization.

  • Já em agosto poderás assistir à chuva de estrelas das famosas Perseidas, sobretudo entre 12 e 13 de Agosto, quando o fenómeno atingirá o seu auge. 

Se não queres perder um segundo deste espetáculo natural, descobre os sítios de eleição com lugar VIP para assistir ao espetáculo das estrelas cadentes:
 

  • Cabo Espichel, Serra de Sintra ou Alcochete;
  • Sintra, no dia 2 de agosto, receberá uma caminhada noturna com partida do Convento dos Capuchos. O evento já se encontra esgotado, mas a organização indica ser importante levares contigo calçado adequado, água, vestuário apropriado mas leve, lanterna, e alguns snacks;
  • Lagoa de Óbidos, onde a Greentrekker organiza, a 12 de agosto, uma caminhada de 13 km sob o pico das Perseidas. Esta experiência começa às 20h30 e terá a duração de 4 horas;
  • Zonas montanhosas da Madeira: se estiveres na Pérola do Atlântico, as zonas montanhosas da ilha são excelentes pontos para observação das estrelas cadentes, graças ao céu limpo e à altitude;

A que horas posso ver a chuva de meteoros?

Quanto à hora ideal? Poderás assistir à chuva de estrelas de julho e agosto entre a meia-noite e as 05h30. Antes disso, o céu ainda não está suficientemente escuro e depois já contarás com os primeiros raios de luz solar.

O que são os Alfa Capricornídeos e as Perseidas?

Meteoros em Portugal
Freepik

Estes nomes parecem-nos um pouco pomposos, mas vamos por partes. Os Alfa Capricornídeos:

  • São meteoros associados ao cometa 169P/NEAT;
  • A sua chuva começou a 12 de julho e tem o pico por volta de 29 e 30 de julho;
  • Não é das mais intensas, mas podes contar com cerca de 5 meteoros por hora, mas tem uma particularidade porque é capaz de produzir muitas bolas de fogo brilhantes.

Por outro lado as Perseidas:

  • Dizem respeito ao cometa Swift-Tuttle;
  • São consideradas uma das chuvas de estrelas mais populares do ano;
  • O pico está previsto para as noites de 12 para 13 de agosto;
  • E é esperada uma frequência que pode chegar aos 70 meteoros por hora.

 Ou seja, mesmo com alguma interferência da luz da lua, as chuvas de meteoros continuam visíveis.

Mais chuvas de meteoros até ao fim de 2025

Ver chuva de estrelas
Freepik

Para além das Alfa Capricornídeos e das Perseidas, ainda vais ter mais oportunidades de olhar para o céu até ao final do ano. Aqui ficam algumas datas que deves guardar.

Outubro

  • Dracónidas: começarão em outubro, com um pico entre os dias 8 e 10. Não são muito intensas, mas acontecem logo ao início da noite;
  • Oriónidas: decorrerão a meio de outubro e estão associadas ao cometa Halley. Têm meteoros rápidos e muito brilhantes;

Novembro

  • Leónidas: estas estrelas cadentes vão passar por Portugal no mês de novembro. São um clássico e, em alguns anos, surpreendem com picos acima da média;

Dezembro

  • Geminidas: acontecerão em dezembro. Para muitos, são as melhores do ano: meteoros lentos, brilhantes e muito frequentes. Se não te importas com o frio, vale mesmo a pena.

Além deste eventos astronómicos fica atento ao calendário lunar completo de 2025, para que percebas exatamente quando vale a pena sair à rua durante a noite e ver o céu mais cintilante.

O que fazer durante uma chuva de estrelas?

Ver as estrelas é romântico
Freepik

Imagina uma noite escura com temperaturas amenas, com um som ambiente relaxante dos animais noturnos. A chuva de meteoros pode ser o momento ideal para planear algo inesquecível.

  • Pedido de casamento ou outra atividade romântica: não há mais bonito do que celebrar o amor sob um céu estrelado;
  • Caminhada noturna: desafia os teus amigos/família para um passeio - literalmente - debaixo das estrelas;
  • Piquenique noturno ou ao amanhecer: com um espetáculo natural destes é natural que nem dês pelo tempo passar. Prepara tudo para o antes ou depois deste fenómeno e cria memórias únicas;
  • Sessão de meditação ou ioga: podes aproveitar para ter um momento de reflexão e introspeção com o teu 'eu' interior;

Porque acontecem as chuvas de meteoros? 
 

Uma chuva de meteoros acontece quando a Terra atravessa uma zona com muitos fragmentos deixados por cometas. Essas partículas entram na atmosfera e incendeiam-se, criando os famosos riscos de luz no céu. 

O mais importante é que se trata de um fenómeno 100% seguro e simplesmente deslumbrante ao olhar humano.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta