O Banco de Portugal vai passar a regular a atividade de consultoria e de intermediação do crédito à habitação e ao consumo. Os profissionais destas atividades, entre 2016 e 2017, vão passar a estar sujeitos às regras do regulador, incorrendo em sanções diretas no caso de violação dos deveres de conduta e registo que terão de começar a cumprir.
O anúncio é feito pelo supervisor do setor financeiro no último relatório de supervisão comportamental. Neste documento, a entidade liderada por Carlos Costa revela ainda que, ao longo de 2015, já foi realizada uma "análise à atividade regular dos simuladores de crédito disponibilizados nos sítios da internet das instituições para operações de crédito hipotecário e operações aos consumidores".
O aconselhamento ao crédito tem vindo a crescer, em ofertas disponíveis, em Portugal, havendo cada vez mais sites de assessoria à contratação, nomeadamente de instituições bancárias. Muitos sites oferecem simuladores e comparativos gratuitos, mas há quem cobre no momento de dar conselhos. Este serviço que não é ilegal pode custar entre 80 e 150 euros, segundo noticia hoje o Correio da Manhã.
Para poder comentar deves entrar na tua conta