Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Empréstimo à habitação

Últimas notícias sobre "Empréstimo à habitação" publicadas em idealista.pt/news

Moratórias privadas de crédito à habitação terminam em março – milhares de famílias afetadas

As moratórias privadas de crédito à habitação criadas pelos bancos vão terminar a 31 de março de 2021, ao contrário das moratórias públicas ou do Estado, que foram prolongadas até 30 de setembro. Com o prazo a apertar, as instituições bancárias estão a começar a contactar os clientes para renegociar pagamento dos empréstimos, sendo a reestruturação dos mesmos uma das soluções para quem não conseguir retomar os pagamentos.

Notícia sobre:

Empréstimo para compra de terreno mais construção da casa: como funciona?

Com a decisão de comprar ou trocar de casa, também surge a ideia de adquirir um terreno para lá se construir a casa que se idealiza. Um processo que pode ser complexo, conforme escrevemos neste artigo, até porque acarreta vários custos. Importa, por isso, saber como funciona o processo de financiamento bancário nestas situações, ou seja, quais são as condições do crédito à habitação para este tipo de operações.

Notícia sobre:

Avaliação bancária das casas fecha 2020 em novo máximo: 1.156 euros por metro quadrado

Em plena pandemia da Covid-19, o valor pelo qual os bancos avaliam os imóveis para efeitos de concessão de crédito à habitação tocou vários máximos em 2020. E o mesmo voltou a acontecer no final do ano, registando-se um recorde no mês de dezembro, quando o indicador de avaliação bancária das casas se fixou em 1.156 euros por metro quadrado (m2), e depois de duas subidas nos meses anteriores, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). Isto permite concluir que o valor mediano da avaliação bancária no conjunto de 2020 situou-se em 1.129 euros por m2, o que representa um aumento de 7,7% face ao ano anterior.

Notícia sobre:

Crédito à habitação a 20 anos com taxas de juro a 0% é uma realidade na Dinamarca

A Dinamarca, o país com o histórico mais longo de taxas de juro negativas do banco central, está a oferecer crédito à habitação a 20 anos com taxas de juro a 0% através do Nordea Bank. Uma “política” que deverá ser seguida por outros bancos dinamarqueses.

Notícia sobre:

Prestação da casa desce em janeiro para contratos com Euribor a 3 e 6 meses

A prestação paga pelos clientes ao banco pelo crédito à habitação vai descer em janeiro de 2021 nos contratos indexados à Euribor a três e seis meses face às últimas revisões, segundo a simulação Deco/Dinheiro&Direitos. As taxas Euribor estão em terreno negativo desde 2015 e, em dezembro de 2020, a média da taxa Euribor a seis meses foi de -0,519% e a média da taxa a três meses de -0,538%.

Notícia sobre: