Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Empréstimo à habitação

Últimas notícias sobre "Empréstimo à habitação" publicadas em idealista.pt/news

Posso vender um imóvel com crédito à habitação? Como tenho de proceder?

O processo de colocar a casa à venda, receber uma proposta que agrade (ao proprietário) e acabar por fechar negócio culmina com a formalização da venda do imóvel livre de ónus ou encargos, uma vez que, em situações normais, ninguém comprará uma casa com uma hipoteca incluída. Preparámos um artigo que ajuda a explicar como é preciso proceder e o que é preciso fazer nesta situação. 

Notícia sobre:

Quais os fatores a ter em conta na hora de escolher uma casa para comprar?

O momento que antecede a contratação de um crédito à habitação é a escolha da casa. E para que não sejas surpreendido com a avaliação bancária do imóvel, é importante teres em consideração diversos fatores quando tomares essa decisão. Será fundamental, por exemplo, obter informações sobre o desenvolvimento de projetos urbanísticos na zona, tráfego e acessibilidade por vários meios de transporte. Mas há outros. A pensar nisso, preparámos uma lista de pormenores aos quais deves prestar atenção.

Notícia sobre:

Agravamento do spread da casa: em que situações não pode acontecer?

São vários os motivos que te podem levar a alterar as características ou condições do teu crédito à habitação, tais como redução de vinculação, divórcio ou dissolução de união de facto, mudança de local de trabalho, troca de casa, substituição de fiadores, entre outros. Mas será que isso se pode traduzir num agravamento das condições? Nem sempre. Existem várias situações protegidas por lei.

Notícia sobre:

Crédito à habitação “reage” a pandemia: bancos emprestaram 970 milhões de euros em setembro

Os bancos emprestaram 970 milhões de euros para a compra de casa em setembro, mais 116 milhões que no mês anterior (854 milhões) e mais 55 milhões que no período homólogo (915 milhões). É preciso recuar até janeiro – antes do aparecimento da pandemia da Covid-19 – para encontrar um valor superior de novo crédito à habitação concedido (977 miilhões).

Notícia sobre:

Banca volta a dar mais crédito para a compra de casa

O 'stock' dos financiamentos para a compra de casa voltou a subir em setembro, sete meses depois do início da pandemia, e atingiu os 93.998 milhões de euros. Um valor que está acima dos 93.786 milhões de euros de agosto e dos 92.909 milhões de euros de setembro de 2019, e que também já é, de resto, o mais alto desde abril de 2017. Os dados são do Banco de Portugal (BdP) e revelam que o conjunto total de empréstimos aos particulares aumentou para 119.831 milhões de euros no mês passado, face aos 119.519 milhões de euros de agosto e aos 118.205 milhões de euros do mês homólogo - o valor mais elevado desde novembro de 2015.

Notícia sobre:

Que responsabilidades tem o fiador de um crédito à habitação?

A apresentação de fiadores numa operação de crédito, apesar de aumentar a probabilidade de aprovação do mesmo, não dispensa a necessidade dos titulares do crédito terem condições de responder às obrigações do empréstimo. Na maioria dos casos, a apresentação de fiadores surge da necessidade de responder a situações profissionais ou financeiras mais incertas, tais como contratos de trabalho a termo certo ou rendimentos sazonais, por exemplo. Mas quais são, afinal, as responsabilidades de um fiador? Os especialistas do idealista/credito à habitação esclarecem.

Notícia sobre:

Contratos de crédito à habitação voltam a fixar taxas abaixo de 1%

As taxas de juro implícitas nos créditos à habitação regressaram, em setembro, a valores por debaixo de 1%, tanto nos novos contratos, como no conjunto dos empréstimos existentes. Os juro implícitos nos financiamentos realizados nos últimos três meses para a compra de casa caiu para 0,996%, face aos 1,003% fixados em agosto. Já no conjunto dos contratos foi de 0,966% em setembro, 0,1 pontos base abaixo dos 0,967% registados no mês anterior, tal como mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicados esta terça-feira, dia 20 de outubro de 2020.

Notícia sobre:

Crédito da casa e seguros de vida: o que significam os termos ITP e IAD?

Comprar uma casa é uma decisão de grande responsabilidade, e é fundamental estar consciente de todos custos envolvidos no processo. Saber escolher o melhor seguro de vida associado ao empréstimo da casa é, por exemplo, muito importante. Não basta analisar a apenas o preço, mas é preciso estar atento às coberturas, exclusões e condições, antes de assinar qualquer contrato. IAD ou ITP são dois tipos de seguros de vida, e hoje explicamos-te as suas diferenças.

Notícia sobre:

O que é a pré-aprovação do crédito à habitação?

Comprar casa é um processo longo e demorado, e que envolve, claro, várias etapas. Quem decidir recorrer a um banco para obter financiamento deve saber, por exemplo, quais são as fases pelas quais passa a aprovação de um crédito à habitação. A pré-aprovação, neste caso, é a resposta imediata do banco após analisar uma série de dados económicos básicos, com os quais identifica se a pessoa em questão é elegível para a concessão de um empréstimo.

Notícia sobre:

"Guerra dos spreads" ao rubro: BPI e Crédito Agrícola entram na “corrida”

A guerra de spreads no crédito à habitação soma e segue – e tudo para tentar atrair clientes e dar mais empréstimos para a compra de casa em Portugal. Os mais recentes candidatos, que agora também se juntaram à “corrida”, são o BPI e o Crédito Agrícola: ambos decidiram rever em baixa as suas margens mínimas para 1,1% nos preçários de outubro, segundo a informação que consta nos sites dos respetivos bancos.

Notícia sobre: