Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Empréstimo à habitação

Últimas notícias sobre "Empréstimo à habitação" publicadas em idealista.pt/news

Bolha imobiliária? "Não há um sobreaquecimento desmesurado da oferta face à procura"

Bolha imobiliária? "Não há um sobreaquecimento desmesurado da oferta face à procura"

Notícia sobre:

Juros no crédito à habitação a descer – estão em mínimos de 2009

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação desceu em maio – está em queda desde setembro de 2020 – para 0,820%. É o valor mais baixo desde janeiro de 2009.

Notícia sobre:

Avaliação bancária de casas volta a subir e atinge os 1.185 euros por m2 em março

Mesmo em tempos de pandemia Covid-19, o valor mediano de avaliação bancária das casas com vista à concessão de crédito à habitação voltou a aumentar. Em março, atingiu os 1.185 euros por metro quadrado (€/m2), um valor 0,9% superior face ao registado em fevereiro (1.174 €/m2). A Região Autónoma dos Açores foi onde este valor mais cresceu face ao mês anterior - em concreto 3,5%. Já a menor variação foi registada no Algarve (0,3%). Quando comparado com o mesmo período do ano passado - que coincide com o início da pandemia -, as diferenças são ainda maiores, já que se regista uma variação de 6,8%. A maior de todas ocorreu no Norte do país (7,7%) e a menor no Algarve (2,9%).

Notícia sobre:

Bancos respeitam travão ao crédito à habitação – mas duração média dos novos empréstimos sobe

Os bancos estão a cumprir de forma generalizada os limites recomendados pelo Banco de Portugal (BdP) na concessão de novos créditos, nomeadamente no que diz respeito ao crédito à habitação, que atinge apenas 90% do valor do imóvel em mais de 90% dos casos. Em 2020, ano marcado pela chegada da pandemia da Covid-19, registou-se, no entanto, um aumento da maturidade média dos empréstimos para a casa, para 33,2 anos.

Notícia sobre:

Quase mil milhões de euros emprestados para a compra de casa em fevereiro

Os bancos continuam a mostrar disponibilidade para financiar a compra da casa, mesmo em tempos de pandemia da Covid-19. Em fevereiro de 2021, as novas operações de crédito à habitação aumentaram para 999 milhões de euros, um valor superior ao verificado no mês anterior (968 milhões de euros) e no período homólogo (919 milhões de euros). Em causa estão dados divulgados esta quarta-feira (31 de março de 2021) pelo Banco de Portugal (BdP).

Notícia sobre: