Evolução do crédito habitação em Portugal

Travão no novo crédito habitação - mas taxa de juro continua a subir

Em junho, o montante emprestado pelos bancos nos novos contratos de crédito habitação abrandou face ao mês anterior, para 1.524 milhões de euros (1.625 milhões de euros em maio). Trata-se, ainda assim, de um montante superior quando comparado com o registado em junho de 2022 (1.402 milhões de euros). Em alta continua a taxa de juro média dos novos créditos habitação, que subiu de 4,16% em maio para 4,25% em junho, atingindo o valor mais alto desde fevereiro de 2012, segundo o Banco de Portugal (BdP).
Taxa de esforço no crédito habitação

Empréstimo da casa facilitado: taxas de esforço serão revistas

Há mudanças à vista na concessão de novo crédito habitação em Portugal, de forma a permitir que mais pessoas possam recorrer a financiamento bancário na hora de comprar casa. Em causa estão alterações no cálculo da taxa de esforço, que devem avançar ainda este ano, revelou a vice-governadora do Banco de Portugal (BdP), Clara Raposo.
comprar casa em Portugal

Crédito habitação é um risco para a economia nacional, avisa OCDE

O sistema financeiro português está (ainda) de boa saúde - mais forte do que na crise do subprime em 2007 -, a situação financeira das famílias melhorou na última década e o desemprego está baixo, mas há um risco a pairar sobre a banca nacional e a economia do país: a alta exposição das famílias ao