Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Empréstimo à habitação

Últimas notícias sobre "Empréstimo à habitação" publicadas em idealista.pt/news

Cartel no crédito à habitação: porque foram multados os bancos em 225 milhões

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou 14 bancos ao pagamento de coimas no valor global de 225 milhões de euros por prática concertada de troca de informação comercial sensível, durante mais de dez anos, entre 2002 e 2013.

Notícia sobre:

"Os vendedores precisam perceber que é necessário um ajuste nos preços das casas"

A trabalhar lado a lado com a mediação imobiliária, a UCI começa a ver que "vão havendo sinais de que terá de haver um ajustamento" nos preços das casas em Portugal, tal como indica Carlos Vintém, Diretor Comercial desta instituição financeira especialista na concessão de Crédito à Habitação, através de profissionais do setor. Quanto à evolução do setor imobiliário e de crédito à habitação, considera que poderá depender da capacidade de se construir mais oferta para a classe média. "Clientes a querer comprar casa há muitos, o desafio é encontrar casas disponíveis", aponta em entrevista ao idealista/news.

Notícia sobre:

Prestação da casa ao banco volta a descer em setembro

As negativas taxas de juro Euribor do mercado interbancário continuam a ajudar as famílias portuguesas com créditos à habitação. A prestação da casa paga ao banco, nos contratos crédito a três e a seis meses, volta a descer novamente em setembro.

Notícia sobre:

Avaliação das casas continua a subir e atinge novo máximo: 1.283 euros por m2

Os preços de venda das casas começam a estabilizar e dar sinais de queda, mas os bancos continuam cada vez a dar mais valor aos imóveis na hora de dar crédito à habitação. Há 28 meses consecutivos a subir, a avaliação bancária voltou a atingir um novo máximo em julho, fixando-se nos 1.283 euros por metro quadrado, em termos médios, 11 euros mais do que no mês anterior.

Notícia sobre:

ESTER cai e Euribor mantém-se nos empréstimos da casa - mas com novo cálculo a partir de janeiro

A rainha das taxas de juro no crédito à habitação vai continuar a ser a Euribor, tendo sido afastada a sua substituição pela Euro Short-Term Rate (ESTER). Mas ainda assim há novidades nos indexantes de referência dos empréstimos para a compra de casa, sendo introduzida uma nova fórmula de cálculo, que entrará em vigor a partir de janeiro do próximo ano.

Notícia sobre:

Afinal o que são os juros? Descomplicamos a linguagem do crédito à habitação

Os "juros" têm andado nas bocas do mundo, sobretudo desde que entraram historicamente em terreno negativo, pelo impacto que têm na vida das familias e na economia em geral. São inevitáveis sempre que se pede dinheiro emprestado aos banco e isso mesmo acontece no crédito à habitação. Mas há dois tipos de juros que podem ser cobrados e que afetam a tua prestação da casa e o teu orçamento. Hoje explicamos-te tudo.

Notícia sobre:

Desde 2010 que os bancos não emprestavam tanto para a casa – 4.931 milhões em seis meses

Os empréstimos para a compra de casa em Portugal somam e seguem – e batem recordes. No primeiro semestre, os bancos concederam 4.931 milhões de euros em crédito à habitação, o equivalente a 27 milhões por dia. Trata-se do valor mais elevado desde 2010.

Notícia sobre:

Agosto traz prestação da casa ainda mais baixa - a maior queda em três anos

Na hora de fazer as malas para ir de férias e/ou começar a preparar o próximo ano letivo, os portugueses com crédito à habitação vão contar este mês com um "bónus" no orçamento familiar. A prestação da casa dos empréstimos indexados à Euribor volta a baixar, registando, além do mais, a maior redução desde o verão de 2016, devido à continuada política de baixas taxas de juros promovida pelo Banco Central Europeu (BCE).

Notícia sobre: