Comentários: 0

Os bancos Deutsche Bank e Credit Suisse vão pagar multas milionárias pelo seu papel na crise imobiliária iniciada nos EUA em 2007. O Deutsche Bank acordou pagar 7,2 mil milhões de dólares (6,8 mil milhões de euros) para encerrar o caso com o Departamento de Justiça enquanto o Credit Suisse pagará cerca de 5 mil milhões de euros.

Relativamente ao banco alemão, o maior da Europa, o Departamento de Justiça dos EUA queria aplicar a maior multa alguma vez aplicada a uma instituição financeira estrangeira no país, 14 mil milhões de dólares. A muta será, no entanto, cerca de metade desse montante. Em causa estão 2,9 mil milhões de euros sobre o seu papel na crise do subprime (créditos imobiliários de baixa qualidade) e 3,9 mil milhões de euros como forma de “alívio aos consumidores”, incluindo por exemplo a revisão das condições dos empréstimos já acordados, escreve a Lusa.

De referir que o banco foi acusado de vender, entre 2006 e 2008 e com total conhecimento de causa, créditos imobiliários tóxicos convertidos em produtos financeiros.

No que diz respeito ao Credit Suisse, vai pagar 5,28 mil milhões de dólares (4,93 mil milhões de euros) no âmbito de um acordo com a justiça norte-americana para resolver o litígio.

“O Credit Suisse deverá pagar ao Departamento de Justiça norte-americano uma multa de 2,48 mil milhões de dólares. Além disso, o Credit Suisse deverá proporcionar aos consumidores ‘medidas de alívio’ no valor de 2,8 mil milhões de dólares, nos cinco anos a seguir ao acordo”, refere o banco suíço em comunicado.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta