Calculadora e euros

IRS 2021 já entregue mas com erros? Como alterar para evitar pagar coimas

Nem sempre é fácil preencher a declaração de IRS. E às vezes surgem erros, que são depois detetados pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e podem mesmo gerar multas. A boa notícia é que é possível resolver a situação e sem pagar coimas. É preciso é efetuar todas as alterações necessárias antes do final do prazo de entrega do IRS em 2021 – 30 de junho.

Multas da Via CTT serão devolvidas pelo Fisco e processos arquivados

Quem foi multado pelo Fisco por não ter aderido à caixa postal eletrónica – a Via CTT –, ou por não ter cumprido essa obrigação fiscal dentro do prazo legal, vai receber a coima que pagou a partir de 1 de janeiro de 2019. Os contribuintes não terão sequer de apresentar qualquer requerimento nas Finanças. Em causa está uma medida que consta na proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019).

IRS: Prazo termina hoje e atrasos podem custar até 3.750 euros

A entrega da declaração do IRS termina esta quarta-feira, dia 31 de maio. E quem se atrasar na apresentação dos rendimentos de 2016 às Finanças arrisca-se a pagar coimas que variam entre 150 e 3.750 euros. Desde este ano, ao contrário do que acontecia até agora, o período a decorrer desde o passado dia 1 de abril é o mesmo para todos os contribuintes.

Salgado condenado a pagar 4 milhões de euros pelo Banco de Portugal

O caso BES começa a ter as primeiras consequências legais. Ricardo Salgado, ex-presidente do antigo Banco Espírito Santo, acaba de ser condenado pelo Banco de Portugal (BdP) a pagar uma multa de 4 milhões de euros. Outros ex-administradores do grupo, Morais Pires (600 mil euros) e José Manuel Espírito Santo (525 mil euros), foram também condenados com penas graves no âmbito do primeiro dos cinco processos sancionatórios que o regulador abriu contra a comissão executiva do antigo BES.

Fugas graves ao fisco já não escapam a julgamento

Quem for apanhado a cometer crimes fiscais graves já não vai ver o processo arquivado a troco do pagamento do imposto em falta. Desde o início do ano que não basta pagar: passou a ser obrigatório sujeitar todos os arguidos acusados a julgamento.